sábado, 18 de janeiro de 2014

Claxon (1991)

por Paulo Neto

Na categoria "Séries-nacionais-que-já-deviam-ter-sido-editadas-em-DVD", impõe-se a inclusão de "Claxon" que teve 13 episódios exibidos pela RTP entre Março e Junho de 1991 aos sábados à noite e que graças à RTP Memória (obviamente) tive agora oportunidade de rever.





A série da autoria do ominipresente António Avelar Pinho e de António Cordeiro (que também protagonizava), com realização de Henrique Oliveira, transportava-nos para um universo paralelo num tempo que misturava o passado (anos 30 e 40) e o presente (anos 90) e para uma cidade simplesmente denominada Grande Cidade, que era um misto de Lisboa com Chicago, num interessante exercício de subverter e aportuguesar a estética film noir americano. Aliás a série foi filmada em 35mm como se de material para cinema se tratasse.

Ricardo Carriço (Rick Planeta)
Margarida Reis (Ruby)
Jorge Nogueira (Bill Bao)
António Paulos (Inspector Caroço)
Tomás Machado (Ajudante)


António Cordeiro encarnava o detective privado Joe Claxon, um homem que por detrás da sua expressão taciturna e de uma calma fria e desconcertante, esconde uma extrema astúcia e um inusitado poder de sedução para com o sexo feminino. A sua catchphrase era "De dinheiro, falamos depois".  As outras personagens do elenco fixo eram Ruby Tuesday (Margarida Reis) a secretária de Claxon, aparentemente imune aos charmes do detective; Rick Planeta (Ricardo Carriço), jornalista e melhor amigo de Claxon; Bill Bao (Jorge Nogueira), o dono do bar habitualmente frequentado pelo detective; o inspector Bob Caroço (António Paulos) o bronco e intratável agente da polícia, sempre às turras com Claxon; e o assistente deste (Tomás Machado), do qual nunca se sabe o nome, sempre pronto a deitar água na fervura das fúrias do seu chefe. Os nomes das personagens, tão deliciosamente cliché, eram por si só outra marca da série (April May, Justin Case, Barbara Blue, Bobby Flash, Comandante Nutty Shark, Eva Niceday, Norman Dias).

Rui Reininho como Matt Maracas
Lena Coelho como a stripper Marvel Comix

Ao longo dos treze episódios, vários nomes fizeram participações especiais. A mais conhecida foi a de Rui Reninho, na sua primeira incursão na representação, no episódio "Bolero" no papel de Max Maracas, um dúbio proprietário de um clube nocturno de música latina. Também recordo Lena Coelho no papel de uma stripper na mira de um sádico assassino de outras colegas suas e que não resiste a uma noite com Claxon. Também por lá passaram nomes como Carmen Dolores, Sofia Sá da Bandeira, Rute Marques, Helena Laureano e Ana Padrão. 


A banda sonora da série teve direito a edição em disco, incluindo o tema do genérico da autoria de Naná Sousa Dias (obviamente que uma série assim pedia uma valente saxofonada), e canções de Rui Veloso, Lena Coelho, Zé Nabo & os Optimistas, Ramón Galarza e Tim dos Xutos & Pontapés, com o tema "A Grande Cidade".



Genérico:


Em jeito de conclusão e para mostrar como a série ficou na memória de muita gente, houve um episódio do programa do Bruno Aleixo em que este, durante uma entrevista a Ana Bacalhau dos Deolinda, defende um mito urbano de que "o actor que fazia de Claxon" ficou tão farto de toda a gente lhe chamar Claxon que uma vez agrediu "um homem com um bebé ao colo".









Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

6 comentários:

  1. Eu adoro o Claxon!!!
    Podiam era fazer um remake mas com aquela mística "noir",,,,,excelente!
    Podia ser um pouco "naif" o argumento e produção da série em si---mas tem substância e uma granda "onda"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor ainda era se lançassem em DVD :)
      Ou então uma continuação! :D

      Eliminar
    2. Vendo o DVD. :) crazypython@hotmail.com

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Esta serie pode ser editada em blu-ray pois foi filmada em 35mm , uma raridade na produção televisiva nacional .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só falta a vontade e o investimento para fazer isso...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...