domingo, 5 de janeiro de 2014

O meu Top 5: Presentes de Natal (Paulo Gomes)

Se o Natal já passou que importa um Top 5 na véspera de Reis?

Não só faço anos hoje, como é véspera de Reis e em metade do mundo, bom pelo menos na metade que fala Espanhol, só amanhã as crianças irão receber presentes, no dia de Reis, por isso faz todo o sentido falar de prendas e partilhar o meu Top 5, que não são só prendas de Natal, mas sim as prendas destes dias de festa.

Vivi os anos 80 e parte dos 90, ou seja a minha infância, na fronteira com Espanha, em Campo Maior e Elvas entre outras localidades, sempre de quartel em quartel da Guarda Fiscal, para onde o meu pai fosse destacado lá íamos nós, sempre com Espanha à vista.

Por isso esta quadra para mim tem sempre um sentido especial no que toca a prendas, Natal, o meu Aniversário e o dia de Reis. Já para não falar da passagem de Ano e os aniversários dos meus tios, todos em Janeiro, eram doces e mais doces de Dezembro até ao fim de Fevereiro, pois também neste mês se juntam vários aniversários na família... e sempre que a família se juntava toda alguém me dava uma notita de 500$00.

Ia juntando o dinheiro e tanto eu como o meu irmão fazíamos o mealheiro para comprar os brinquedos que mais queríamos. Por isso a minha prenda preferida a começar este TOP 5 é, isso mesmo, os escudos e a saudosa nota de 500$00.

#5 - Nota de 500$00




Pois não me chamem materialista, mas assim que aprendi que a família muitas vezes não faz ideia do que nos dar de prendas, e acabam por escolher ou roupa ou chocolates ou algum brinquedo manhoso que não tem nada a ver com os nossos gostos, convenci o meu irmão, que é mais novo, para começar a campanha de recolha de notas de 500$00.


Começava em Agosto, nas férias em família, dizíamos a todos os que conseguimos ver ou telefonar que este ano as prendas que queríamos era dinheiro, só dinheiro, que estávamos a fazer mealheiro para comprar algo que queríamos e que qualquer outra coisa não nos iria agradar.

Depois era esperar por Setembro, no aniversário do meu irmão chegava a primeira remessa de notinhas, seguia depois para o Natal, depois no meu aniversário e nos dias de festa familiares, se não nos davam uma nota para ajudar ao mealheiro, davam moedas.
E não escapávamos à pergunta "Então quanto é que já têm?", e prontamente respondíamos que estava quase, mas ainda faltava mais algum, o que garantia muitas vezes mais umas moedas soltas que estivessem nas carteira de quem perguntava.

Foi assim que conseguimos juntar dinheiro para as nossas colecções e hobbies favoritos, como poderão ler aqui: Os nossos Brinquedos

#4 - Bicicleta BMX

O sonho de muitos miúdos do meu tempo era ter uma bicicleta e eu com a técnica dos 500 paus fui juntando até poder comprar esta majestosa BMX.




Grandes passeios eram dados com esta bicicleta em Elvas no recinto da feira e no entorno do parque de campismo!

Nunca mais voltei a ter uma bicicleta tão divertida.

#3 - Transformers




Como se pode ver pelo tamanho do grupo esta era uma prenda bem popular, pudera, com tanta oferta nas barracas de brinquedos nas feiras... cópias pirata de cores garridas, tamanhos desproporcionados, plástico rasca, valia tudo, até um ou outro verdadeiro por aí está, mas é de cópias da feira que esta colecção vive!
E não se preocupem se algum se partir, pois parte da diversão era arranjar esses estragos, como se mecânicos do futuro fossemos!

#2 - Consola 8-bit







Video Consola Mastergames MK II - Com pistola e jogo 4 em 1,foi a revolução lá em casa Duck Hunt, Super Valkyrie e depois o Contra e o jogo de futebol Goal!!, podem conhecer estes e outros jogos que joguei na lista de reprodução do youtube -  jogos da minha infância.


#1 - Action Figures - He-Man e as Tartarugas Ninja

As action figures das Tartarugas Ninja voltaram a ser uma febre, estas nunca encontrei nas barracas da feira, a única hipótese de as ter era mesmo comprar, e mais uma vez a caça à nota de 500 paus foi a solução, aos poucos construímos a nossa colecção e depois até fiz com uma caixa de cartão e rodas uma carrinha para elas.





Por último e sendo o primeiro entre os primeiros deste Top, o meu mais amado brinquedo de sempre, o action figure do He-Man que recebi no Natal de 1983, e do qual ainda recordo brincar debaixo da árvore de Natal com as luzes coloridas a incidir na parede e esta a ser o pano de fundo para brincadeiras sem fim.




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...