quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Geração Tartarugas Ninja





Como prometido, publico hoje o texto que eu tinha escrito em resposta aos textos do tópico anterior, o dos textos da Geração Pokémon e Geração Heidi. Como sentia que havia uma geração intermédia, daqueles que na altura (2002) tinham à volta de 20 anos como eu, decidi escrever sobra aquela que chamei de Geração Tartarugas Ninja.

Os nomes
Os rapazes chamavam-se Bruno, Nuno, Tiago, Pedro ou Ricardo. As raparigas chamavam-se Ana "qualquer coisa" (sobretudo Margarida, Rita e Sofia), Vera, Rute, Liliana, Tânia ou Marisa. 

As mães
A maioria das mães trabalhava e já não tinham pachorra para fazer a marmita dos filhos, pelo que ou se almoçava na cantina ou quem morava perto ia a casa almoçar as sobras do dia anterior.

Principal preocupação dos pais
Que os filhos dessem em doutores e não em drogados (ou em doutores drogados).

Pequeno-almoço
Chocapic ou Estrelitas, pão com manteiga, leite com Cola Cao ou Suchard Express.

Lanche
Iogurte líquido, pão com Tulicreme, Coca-Cola, bolos de pastelaria

Comida da cantina
Carne com massa, empadão com arroz.


Levava-se para a escola
Dossiers com folhas A4 que serviam para várias disciplinas. Cadernos pretos forrados com fotografias dos Take That (as raparigas), carros de Rali e Fórmula 1 (os rapazes), bandas de heavy metal (os mais afoitos). 

No início das aulas
Os livros variavam de escola para escola: havia os que eram mesmos anos a fio e outros que mudavam todos os anos. Era suposto os marcadores e os lápis durarem o ano inteiro, mas a meio do 2.º período geralmente já estavam gastos e tinham de se comprar uns novos.



Em Educação Física
As raparigas usavam t-shirts garridas, calções de lycra pretos e sapatilhas brancas. Os rapazes usavam um simulacro do equipamento do Benfica, do Sporting ou do clube da terra. 

Nas aulas
Jogava-se à batalha naval e ao jogo do galo. Passavam-se bilhetinhos: "Queres namorar comigo? Sim / Não / Vou pensar"

Nas férias
Ia-se 15 dias para o Algarve ou Litoral Centro. Os mais endinheirados iam para Espanha. Podia-se brincar na rua até à uma da manhã.


Roupas
Já havia alguma preocupação com as marcas (ai de quem não tivesse pelo menos uns ténis de marca Adidas, Reebok ou Nike). As raparigas usavam saias plissadas, kispos até ao joelho, bandeletes de camurça e sabrinas pretas. Os rapazes usavam blusões de ganga, pullovers com losangos, pólos Lacoste ou a imitar e camisas aos quadrados. Ambos usavam calças de ganga, sweatshirts e fatos de treino largueirões em tencido enrugado (cor-de-rosa para elas, verde ou azul-escuro para eles). Os metaleiros exibiam orgulhosamente as suas T-shirts que reproduziam as capas dos discos dos Metallica e dos Iron Maiden.

Tempos livres
As raparigas na dança jazz, os rapazes no futebol ou no karaté ou tanto eles como elas na natação. Ainda assim, havia tempo para as brincadeiras de rua, sobretudo nas férias escolares.


Em casa
Brincava-se na Sega Mega Drive ou no Super Nintendo, ou no MS-DOS do computador, e ao Tetris. Jogava-se ao Stop e ao Quem É Quem. E claro, batia-se no irmãos.

Na rua
Brincava-se às escondidas, à apanhada e à sirumba. As raparigas faziam ladainhas com as mãos e jogavam ao elástico e os rapazes jogavam invariavelmente à bola ou alinhavam em jogos viris como o corredor da morte.


Lia-se
As colecções de "Uma Aventura", "Aventuras Fantásticas" e "O Clube das Chaves". Banda desenhada do Tio Patinhas, do Lucky Luke e do Pimentinha. 


Televisão
"Beverly Hills 90210", "Já Tocou", "Parker Lewis", "Os Simpsons" e o "Isto Só Vídeo". O Lecas era o herói da pequenada e acordava-se bem cedo ao fim de semana para ver desenhos animados como as "Fábulas da Floresta Verde", o "Tom Sawyer" e as "Tartarugas Ninja". Importantes eram também as telenovelas brasileiras com destaque para a "Tieta", o "Roque Santeiro" e o "Sassaricando". Por vezes nos recreios recriavam-se cenas das novelas. Apesar do apelo, já não se consideravam miúdos para se irem deitar depois do Vitinho.


No cinema
"Sozinho em Casa", "Tartarugas Ninja", "Quem Tramou Roger Rabbit", "Parque Jurássico", filmes do Schwarznegger e do Van Damme. As meninas não perdiam nenhum filme do Tom Cruise ou do Johnny Depp.

Ídolos do futebol
Como o Sporting não ganhava nada da altura, quase todos eram do Benfica e do FC Porto (foi nesta geração que surgiram os primeiros portistas fora do Norte).  Os benfiquistas idolatravam o Rui Águas e os suecos Magnusson, Thern e Schwarz, os portistas o Madjer e o Vítor Baía e os sportinguistas o Cadete e o Balakov.


Ídolos da música
Nirvana, Guns'N'Roses, Take That, Bryan Adams, Technotronic, Snap!, Roxette, Dr. Alban, Vanilla Ice, MC Hammer, 4 Non Blondes.


O que se vai recordar
O vídeo VHS e as câmaras de filmar ainda eram objectos de luxo. As consolas que eram só de 8 e 16 bits. Os Pega-Monstros que vinham nas batatas-fritas.







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Eia, eu sou destes. Ahh, Galáctica... ahh, aventuras fantásticas, ahh, Spectrum... :D

    ResponderEliminar
  2. ah... tantas lembranças :) infelizmente só tive uma Mega Drive quando já estava quase fora de circulação :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...