sábado, 12 de janeiro de 2013

"It's raining men" Weather Girls (1982)

por Paulo Neto

Assim de repente a ideia de choverem pessoas parece algo de dantesco, mas o conto da Mãe Natureza ter decidido arranjar o céu e fazer chover homens para que cada mulher encontrasse a sua cara-metade acabou por resultar no hino imprescindível em cada ladies night que se preze.

"It's Raining Men" foi escrito por Paul Jabara (vencedor de um Óscar para Melhor Canção em 1978 com "The Last Dance" de Donna Summer) e Paul Shaffer, o líder da banda do programa de David Letterman. Depois de ter sido recusado por Donna Summer, Diana Ross, Cher e Barbra Streisand, o tema acabou por ser gravado por Martha Wash e Izora Rhodes, sob o nome de Weather Girls.



As duas cantoras já há muito que colaboravam juntas, primeiro como cantoras de coro para a andrógina estrela do disco-sound Sylvester, depois formando o duo Two Tons O'Fun (aludindo ao facto de serem ambas duas senhoras bem cheiinhas), tendo tido alguns hits menores em 1980. O duo gravou a canção em 1982, mas foi com uma re-edição em 1984 que o tema tornou-se um sucesso global, tendo sido chegado ao primeiro lugar do top australiano e ao n.º 2 do top britânico. O tema tornou-se então um dos maiores clássicos do Hi-NRG (o género que faz a transição entre o disco-sound e a dance music na primeira metade dos anos 80). Além da letra relatando o referido fenómeno metereológico e do impressionante desempenho vocal de Wash e Rhodes, um andrajoso mas divertido videoclip (que ainda hoje passa amiúde no VH1) ajudou ao sucesso do tema.



Sob o nome Weather Girls, as duas intérpretes gravaram um álbum, "Success" mas em 1985, cada uma seguiu o seu caminho, mas não foi o fim. Martha Wash viria a mostrar todo o seu talento vocal em vários temas de dança dos anos 90. O mais famoso foi aquele que gerou mais controvérsia. Foi ela que deu voz ao famoso verso "Everybody dance now!" do tema "Gonna Make You Sweat" dos C&C Music Factory, que foi um hit global em 1990.



Porém, Martha Wash viria a processar o grupo por terem posto uma modelo magrinha, Zelma Davis, a fazer playback no videoclip das partes cantadas por ela. Wash viria a ganhar o processo mas acabou por colaborar de novo com os C&C Music Factory (desta vez aparecendo ela mesma no videoclip).

Martha Wash também cantou em diversos hits produzidos por Todd Terry, o DJ que se tornou famoso pela célebre remistura de "Missing" dos Everything But The Girl, como é o caso deste "Something Going On" em dueto com Jocelyn Brown, outra diva da house music.



Em 1998, Wash regravou uma nova versão de "It's Raining Men" com o célebre travesti Ru'Paul e continua com uma carreira bastante activa, onde ainda canta o tema que a tornou famosa.




E claro está em 2001, a versão da ex-Spice Girl Geri Halliwell para a banda sonora do filme "O Diário de Bridget Jones" apresentou "It's Raining Men" a uma nova geração. A cover de Halliwell foi n.º 1 em dez países, mas os ataques do 11 de Setembro (marcados, entre tantas outras coisas, por imagens de pessoas que se atiraram das Torres Gémeas) levou a uma censura do tema nas rádios americanos, impedindo o êxito nos Estados Unidos.


E quanto a Izora Rhodes? Após o fim da dupla, mudou-se para a Alemanha e por lá continuou a actuar sob o nome de Weather Girls em parceria com a sua filha Dynelle, tendo mesmo tentado em uma participação no Festival da Eurovisão em 2002 na pré-selecção alemã. Após o falecimento de Izora Rhodes de ataque cardíaco em 2004, são agora as suas duas filhas Dynelle e Ingrid que actuam como Weather Girls por essa Europa fora.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...