domingo, 20 de janeiro de 2019

O Humanoide (1979)



Depois do êxito colossal do "Star Wars" de 1977 ("A Guerra das Estrelas") havia a vontade geral de produzir um êxito espacial que aproveitasse essa tendência. Muitos tentaram e quase tantos fracassaram.
Tive conhecimento deste exemplar em 2015, e na época descrevi-o assim:









"Provavelmente encontrei por acaso o novo Rei da Chungaria. Se há coisa que adoro mais de cópias, são cópias descaradas.
Estava a navegar por albuns do Pinterest, quando num grupo de capas de revista sci-fi dos anos 70, saltou à minha face, uma versão que faz lembrar "levemente" o vilão Darth Vader. A legenda da foto não engana: "Darth Who"?"






"Julguei ser algum vilão da série clássica do "Doctor Who", mas com uma pesquisa rápida percebi que é o malvado "Graal"; do filme italiano "The Humanoid" ("L'umanoide"), que vi descrito como um bizarro clone de "Star Wars". E sim senhor, parece-me uma boa descrição."


"A cena inicial do trailer, que duplica a melhor abertura do cinema de sempre, já me deixou a salivar para ver o filme. Mas fiz pause para vir aqui começar a escrever.
Vou agora voltar ao vídeo. Espero que não desiluda." 

 Trailer: 



 Um clipe do filme:


Podem ver o filme completo no Youtube:




"Depois de visto o trailer e o clipe, nota-se as "influências" de "A Guerra das Estrelas", mas têm um arco bem diferente, em redor da criação forçada do humanóide que dá titulo ao livro.
Provavelmente reconhecerão a bond girl Barbara Bach - Lady Agatha, e o seu generoso decote - e o bond villain Richard "Jaws" Kiel  e a sua "beleza" peculiar, transformado no humanóide. Aposto que a Evil-Lyn dos Mestres do Universo tirou umas dicas das vestimentas desta Lady Agatha.
A banda sonora esteve a cargo do mestre Ennio Morricone, e temos ainda direito a um droid canino, talvez inspirado pelo Muffit II da Galactica e pelo K-9 do Doctor Who. Fiquei mesmo interessado em ver, vai para a watchlist."

Nota: Passados quase 4 anos, ainda não o vi por completo.


A fita estreou em Portugal a 28 Fevereiro de 1980. O realizador foi George B. Lewis, o nome americanizado do italiano Aldo Lado, a tentar emular o êxito de George Lucas, o criador do universo da Guerra das Estrelas

"Diário de Lisboa [28-02-1980]"


No Diário de Lisboa a reacção da critica foi a esperada:
"Abrindo a via para a ficção-spaghetti, este filme é uma das coisas mais débeis que me foi dado a ver nos últimos meses. A ficção cientifica prostituída pelas hienas seguidoras do leão americano."

"Diário de Lisboa [08-03-1980]"
E ainda foi brindado não com apenas uma estrela, mas com um bolinha preta, "A evitar".
"Diário de Lisboa [08-03-1980]"


O Poster português:

"Diário de Lisboa [28-02-1980]"






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. e Richard Kiel (o Jaws dos filmes 007) https://www.imdb.com/name/nm0001423/?ref_=tt_cl_t1

    ResponderEliminar
  2. a ligação aos filmes bond está indicada no texto :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...