terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Recordando 1999

por Paulo Neto





E não é que já estamos em 2019? Dois. Mil. E. Dezanove. Sim, estamos no final da segunda década do século XXI. E apesar da tecnologia ter mais do que nunca um papel preponderante nas nossas vidas, ainda não andamos todos de nave espacial ou afins, e muitos dos cenários futuristas com que mentes do século XX  imaginavam 2019 (como por exemplo no filme "Blade Runner") ainda não se confirmaram.
Por outro lado, julgo estar longe de ser o único a sentir que, apesar de já lá irem vinte anos, as memórias do ano 1999 ainda estão relativamente fortes na memória colectiva. 1999 foi o último ano da década de 90 e apesar de ser bastante discutível afirmar que foi também o último ano do século XX e do segundo milénio depois de Cristo (matematicamente será mais correcto dizer que o dito século/milénio só terminou de facto em 2000), foi sem dúvida um ano de retrospectivas e balanços um pouco por todo o mundo, onde se reflectiu em todos os avanços e passos em falso da Humanidade até então e fizeram-se todo o tipo de listas de melhores do século ou do milénio.
Por tudo isso e muito mais, impões que pelo terceiro ano consecutivo eu elabore mais um texto "20 coisas que aconteceram há 20 anos". Sem dúvida que 1999 foi um ano que esteve à altura do misticismo atribuído (talvez mais até que o ano 2000) e por isso vale a pena revisitar.

1. Calou-se a voz de Portugal


Amália Rodrigues (1920-1999)

A 6 de Outubro, o país acordou com a notícia da morte de Amália Rodrigues, um dos nossos maiores ícones portugueses do século XX (quiçá de sempre), encontrada já sem vida em sua casa. Despedia-se assim deste mundo aos 79 anos a grande voz do fado que cantou como ninguém a alma portuguesa em todos os seus matizes. (Ser português é de facto uma estranha forma de vida!) Como se seria de esperar, a morte de Amália causou grande pesar junto da população e os seus ritos funerários foram feitos com as maiores honras. O Governo decretou três dias de luto nacional. 
Também foi em 1999 que o mundo se despediu da cantora britânica Dusty Springfield, do cineasta Stanley Kubrick, da estrela de basebol - e um dos três homens a quem Marilyn Monroe chamou de marido - Joe DiMaggio, de John F. Kennedy jr., filho do presidente americano do mesmo nome, do Rei Hussein da Jordânia e de Scatman John, poucos anos depois de ter feito sucesso com hits como "I'm A Scatman" e "Scatman's World".

2. A organização do Euro 2004 foi atribuída a Portugal.
O peso de dois dos nossos três Fs - fado e futebol - fizeram-se sentir em força em Outubro de 1999  pois quatro dias após a morte de Amália, Portugal qualificava-se para o Euro 2000 e apenas dois dias depois, a UEFA atribuía a Portugal a organização do Euro 2004.




Competindo com as candidaturas de Espanha e da conjunta Áustria/Hungria, a candidatura portuguesa foi anunciada pela UEFA como vencedora a 12 de Outubro na cidade alemã de Aachen.
Os cinco principais rostos da candidatura portuguesa foram Gilberto Madaíl, Eusébio, Miranda Calha, José Sócrates (então Ministro Adjunto) e Carlos Cruz. (Sim, aos olhos de 2019, isso é cá um cringe!) e um dos pontos altos da campanha foi a formação a 24 de Julho de um logótipo humano da nossa candidatura, formado no Estádio Nacional por mais de 30 mil pessoas (e como já falei aqui, eu fui uma delas!).
Em 1999, Portugal demonstrou a sua capacidade de organizar competições desportivas com o campeonato mundial júnior de basquetebol no então Pavilhão Atlântico e os campeonato europeu de natação em piscina curta no complexo aquático do Jamor. 

3. Mobilização por Timor
Mas não foi só o fado e futebol que galvanizaram a nossa nação em 1999.
Após a resignação do presidente da Indonésia Suharto, um referendo para a independência de Timor Leste foi marcado para  30 de Agosto de 1999 sob supervisão da ONU. 78,5% dos timorenses votaram a favor da independência mas pouco depois, milícias pró-integração protegidas pelo exército indonésio levaram a cabo uma onda de extrema violência e de devastação em Dili que se alastrou por outras partes do país, destruindo grande parte das suas infra-estruturas.

Manifestação em Lisboa (Avenida Fontes Pereira de Melo)

Essa brutal repressão e a resposta tardia da comunidade internacional gerou uma onda de contestação  e solidariedade em Portugal com um grau de mobilização raramente visto desde o 25 de Abril. Primeiro com manifestações espontâneas, depois com iniciativas mais elaboradas como cordões humanos, minutos de silêncio, campanhas de donativos e concentrações com todos os presentes vestidos de branco, essas iniciativas aconteceram um pouco por todo o país ao longo do mês de Setembro desse ano. O governo de Portugal também agiu, pressionando as Nações Unidos para a criação de uma força internacional para restabelecer a ordem, o que veio acontecer quando uma força multinacional liderada pela Austrália, a UNAMET, neutralizou os conflitos. Timor Leste passou a ser administrado por uma unidade da ONU até ao seu estabelecimento definitivo como estado independente em 2002.   

4. Nasceu o Euro


No início de 1999, uma moeda única europeia tornou-se uma realidade. É certo que ainda faltavam mais três anos até os europeus poderem ter moedas e notas dessa unidade monetária, o Euro, no bolso mas a 1 de Janeiro foi dado o primeiro passo, com Portugal e mais dez países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália e Luxemburgo) a poderem fazer transferências bancárias e pagamentos em cheque em Euros. Para Portugal, foi definido que um euro equivaleria a 200 escudos e 48,2 centavos, um valor quase redondo que sem dúvida facilitou as nossas contas de cabeça. (Nuestros hermanos tiveram que puxar mais pela cabeça com um euro convertido em cerca de 166 pesetas).

5. Houve um empate absoluto na Assembleia e nasceu o Bloco de Esquerda
No plano político nacional, 1999 foi marcado pelas eleições legislativas, realizadas a 10 de Outubro. O PS de António Guterres pretendia alcançar uma segunda legislatura, desta vez com maioria absoluta, mas acabou por ter um empate absoluto, pois os socialistas elegeram 115 deputados, precisamente tantos quantos o das outras forças políticas juntas, incluindo dois deputados do recém-criado Bloco de Esquerda.

Formado em Março de 1999 como resultado da fusão de três partidos, o PSR, a UDP e a Política XXI, o Bloco de Esquerda teve uma rápida ascensão na cena política, afirmando-se como uma nova força que conglomerava vários quadrantes políticos afectos aos ideais esquerdistas e da sociedade civil (como movimentos feministas e pró-LGBT). Liderados pelo ex-líder do PSR Francisco Louçã, o Bloco de Esquerda elegeria dois deputados pelo círculo de Lisboa nas legislativas de 1999, pouco mais de seis meses após a sua fundação e desde então tem feito parte da Assembleia.

6. Macau deixou de ser território nacional



A 20 de Dezembro, após mais de quatrocentos anos de administração portuguesa, a soberania de Macau transitou para a República Popular da China, onde adquiriu o estatuto de "Região Administrativa Especial", com a sua autonomia assegurada pelo menos até 2049, conforme estabelecido nas negociações levadas a cabo entre Portugal e China entre 1986 e 1987.
Portugal ficava assim sem o último resquício do seu antigo império colonial e com o seu território restrito ao Continente, Açores e Madeira.

7. O Beira-Mar ganhou a Taça de Portugal (e os três grandes nem sequer chegaram aos oitavos de final)

Além do apuramento para o Euro 2000 e a atribuição do Euro 2004, o futebol nacional ficou marcado pelo quinto título consecutivo do FC Porto, o "penta", uma sequência que permanece irrepetível.
Mais surpreendente foi o resultado da Taça de Portugal que ficou marcada pela eliminação prematura dos três grandes, com nenhum deles a chegar aos oitavos de final. O Sporting perdeu logo no seu primeiro jogo com o Gil Vicente (3-2) e o Benfica e o FC Porto cairiam na ronda seguinte respectivamente contra o Vitória de Setúbal (2-0) e o Torreense (1-0).
Como tal, a final da Taça foi totalmente inédita opondo o Beira Mar e o Campomaiorense. No jogo decisivo no Jamor, os aveirenses, mesmo só com nove em campo venceriam os alentejanos por 1-0.

8. João Garcia subiu ao Evereste




A 18 de Maio, João Garcia tornava-se o primeiro português a chegar ao topo do Monte Evereste, fazendo-o sem recorrer a oxigénio suplementar nem ao apoio de sherpas. A façanha deixou-lhe forte marcas de úlceras de frio na cara e nos dedos (alguns deles tiveram de ser parcialmente amputados) e o seu parceiro de expedição, o belga Pascal Debrouwer faleceu de uma queda na descida.
Todos estes tormentos não desencorajaram Garcia que nos anos seguintes viria a subir a outras grandes montanhas por esse mundo fora até em 2010, com a subida ao Annapurna, se tornar a décima pessoa no mundo a subir aos catorze picos com mais de oito mil metros que existem no mundo. 

9. O pai de Bárbara Bandeira venceu o Festival da Canção
O 36.º Festival da Canção realizou-se a 8 de Março de 1999 na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico (actual Altice Arena) com apresentação de Alexandra Lencastre e Manuel Luís Goucha onde além da apresentação das dez canções concorrentes, houve um tributo musical a Zeca Afonso.
No fim das votações, a vitória foi para o tema "Como Tudo Começou" interpretado por Rui Bandeira, que assim seria a canção a representar Portugal no Festival da Eurovisão desse ano.




O 44.º Festival da Eurovisão teve lugar a 29 de Maio de 1999 em Jerusalém, Israel, numa edição que ditou o fim de uma orquestra em palco (com todas as canções a recorrerem a música pré-gravada) e da obrigatoriedade de cada país ter de cantar numa das suas línguas nacionais, o que levou a que vários países optassem por cantar em inglês. No final, a Suécia venceu pela quarta vez com "Take Me To Your Heaven" interpretado por Charlotte Nilsson, ao passo que Portugal ficou em 21.º lugar com 12 pontos, todos eles vindos da França. Os momentos finais do certame ficaram marcados pela queda em palco de Dana International, a célebre vencedora do ano anterior, quando estava para entregar o troféu a Charlotte Nilsson e pela reunião de apresentadores, bailarinos e de todos os cantores concorrentes para cantar "Hallelujah", a canção vencedora de 1979, num apelo à paz, já que na altura decorria a guerra no Kosovo.
Rui Bandeira continua até hoje com a sua carreira musical mas actualmente é mais conhecido por ser pai da cantora e ídolo adolescente Bárbara Bandeira que viria a nascer dois anos após a sua participação no Festival.

10. Os Blondie e os Eurythmics reuniram-se.



Blur ("13"), Eminem ("Slim Shady LP"), Macy Gray ("On How Life Is"), Stereophonics ("Performances & Cocktails"), Muse ("Showbiz"), Chemical Brothers ("Surrender"), Limp Bizkit ("Significant Other"), Santana ("Supernatural), Skunk Anansie ("Post Orgasmic Chill), Red Hot Chilli Peppers ("Californication") e Moby ("Play") editaram álbuns marcantes este ano.
Mas em 1999 o mundo da música foi surpreendido pela reunião de duas bandas. Primeiro os Blondie que voltaram às lides dezassete anos após o último disco juntos e obtendo um grande hit mundial com o single "Maria" (n.º 1 no Reino Unido, Espanha e Grécia) do novo álbum "No Exit". E aos 54 anos, Debbie Harry ainda estava para as curvas com uma energia de fazer inveja a muita moçoila. O sucesso deste regresso solidificou a banda que desde então editou mais quatro álbuns e tem feito digressões quase todos os anos.




Mais tarde, dez anos após o seu último álbum conjunto, Annie Lennox e Dave Stewart sanaram os diferendos que tinham levado à dissolução dos Eurythmics, para um novo disco do duo, apropriadamente intitulado "Peace" do qual foram extraídos os singles "I Saved The World Today" e "17 Again" (que continha uma interpolação de um dos seus maiores hits, "Sweet Dreams (Are Made Of This)" ). Apesar de não terem desde então editado mais nenhum álbum conjunto, priorizando as respectivas carreiras a solo, Lennox e Stewart têm ocasionalmente actuado juntos a partir daí.



11. Foi um ano de ouro para a pop
Mas falar da música é falar do triunfo da música pop. Ou não fosse este o ano em que Britney Spears e Christina Aguilera foram elevadas às novas princesas da pop adolescente, os Backstreet Boys editaram um dos seus hits mais emblemáticos "I Want It That Way", as Spice Girls Geri Halliwell e Melanie C. editaram os seus primeiros álbuns a solo, os britânicos S Club 7 recuperaram a fórmula "grupo pop com série de televisão" e o compositor/produtor sueco Max Martin afirmou-se como o grande guru da composição pop.


Foi também o ano de vários hits novelty como "Mambo n.º 5" de Lou Bega, "Boom Boom Boom Boom" dos Vengaboys, "Flatbeat" de Mr. Oizo e "Blue (Da Ba Dee)" dos Eiffel 65.


Em Portugal, foi o ano das ascensão dos Anjos.




12. A música latina conquistou o mundo



A banda sonora do Verão de 1999 foi cheia de ritmos latinos, pois foi nesse ano que a música latino-americana transpôs o seu mercado habitual e foi à conquista do resto do mundo, com Ricky Martin e Enrique Iglesias a liderarem a onda. Em Portugal, já há vários anos que conhecíamos os dois e que por cá eles tinham o seu séquito de fãs, mas em 1999, com Martin e Iglesias passaram a cantar em inglês, e graças a hits como "Livin' La Vida Loca" e "Bailamos", também o resto do mundo se rendeu. Além disso, foi neste ano que Jennifer Lopez editou o seu álbum de estreia, provando que podia facilmente dar uma no cravo da representação e outra na ferradura das cantigas.



13. A Força voltou ao cinema
1999 foi também um ano marcante no cinema, com vários filmes para todos os gostos e géneros, dos blockbusters ao cinema de autor. Basta falar em títulos como "Matrix", "American Pie", "Notting Hill", "O Sexto Sentido", "Beleza Americana", "Tudo Sobre A Minha Mãe", "Eyes Wide Shut", "Magnolia", "Fight Club", "Tarzan", "Toy Story 2", "Queres Ser John Malkovich", "007 - O Mundo Não Chega", "Austin Powers 2 - O Espião Irresistível", "10 Coisas Que Odeio Em Ti", "As Virgens Suicidas" e "Os Rapazes Não Choram".


Mas a estreia mais aguardada do ano foi o primeiro tomo de uma nova trilogia de "A Guerra de Estrelas" que contava acontecimentos anteriores à da trilogia anterior (que passariam a ser tidos como os Episódios IV, V e VI). O Episódio I, intitulado "A Ameaça Fantasma",  realizado pelo próprio George Lucas, tinha Natalie Portman como a Rainha Amidala, a futura mãe de Luke Skywalker e Leia Organa, Ewan McGregor como um jovem Obi-Wan Kenobi, Liam Neeson como o seu mestre Qui Gon Jinh e Jake Lloyd como um muito jovem Anakin "futuro Darth Vader" Skywalker. Mas apesar de ser o filme que maior êxito nas bilheteiras em 1999, "A Ameaça Fantasma" foi alvo de críticas nomeadamente quanto às fragilidades do argumento e à personagem Jar-Jar Binks que para além de ser mais irritante do que simpática, aludia a certos estereótipos raciais.



14. "O Project Blair Witch" fez milhões com tostões



Mas a grande sensação cinematográfica de 1999 terá sido "O Projecto Blair Witch". Realizado por Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, o filme seria um aglomerado das filmagens que três estudantes de cinema captaram enquanto faziam um documentário em 1994 num bosque do estado do Maryland sobre uma lenda local de bruxaria e que nunca mais foram vistos desde então. Com o sucesso no Festival de Sundance e uma manobra de marketing que deixava na dúvida se os três actores estavam mesmo desaparecidos/mortos (na verdade, os actores Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael C. Williams desempenharam versões ficcionadas deles próprios), o público acorreu a ver e o filme feito com uns modestos 60 mil dólares acabou por render 250 milhões de dólares na bilheteira, ainda hoje o filme mais lucrativo de sempre em termos de gastos/receitas. A franchise Blair Witch continuou com mais duas sequelas, curtas-metragens, livros e banda desenhada.   

15. Fernanda Montenegro foi nomeada para um Óscar
A actriz brasileira Fernanda Montenegro, que por cá conhecíamos sobretudo de telenovelas como "A Guerra dos Sexos", "Baila Comigo", "Cambalacho" e "O Dono Do Mundo", tornou-se a 27 de Fevereiro de 1999, a primeira actriz lusófona a ser nomeada para um Óscar pelo filme "Central do Brasil". Alguns filmes brasileiros já tinham sido nomeados para Melhor Filme Estrangeiro mas era a primeira vez que um actor lusófono, homem ou mulher, era nomeado para uma categoria de representação.

Fernanda Montenegro na cerimónia dos Óscares



Porém o desempenho de Montenegro no papel de Dora, uma professora reformada que se dedica a escrever cartas para pessoas analfabetas na estação central rodoviária do Rio de Janeiro e que decide ajudar um rapazinho órfão de mãe a encontrar o seu pai no Nordeste, já vinha recebendo várias distinções em festivais de cinema como o Urso de Prata no Festival de Berlim e acabou por convencer também a Academia de Hollywood a incluí-la entre as cinco nomeadas. O Óscar acabaria por ser atribuído a Gwyneth Paltrow por "A Paixão de Shakespeare". "Central do Brasil" foi também nomeado para Melhor Filme Estrangeiro e ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA nessa categoria. 

16. Foi inventada a pen drive

Foi em 1999 que a empresa israelita M-Systems patenteou a invenção da pen drive (a IBM registou também uma patente nesse ano). As primeiras pens USB seriam comercializadas em 2000 com a estonteante capacidade de 8 megabytes. Mas rapidamente estas unidades periféricas foram multiplicando a sua capacidade de armazenamento, substituindo as disquetes como meio de armazenamento de dados e agora existem em todos os tamanhos e feitios.
Foi também em 1999 que foram lançados os primeiros Bluetooth, Blackberry e iBook.

17. O Massacre de Columbine chocou a América


A 20 de Abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold, dois estudantes do liceu Columbine no estado americano do Colorado, entraram na escola e mataram 13 pessoas antes de se suicidarem. Outras 24 pessoas ficaram feridas pelos tiros e pelas explosões que os dois detonaram em vários pontos da escola. Na altura, foi o maior tiroteio numa escola americana.

Eric Harris (de branco) e Dylan Klebold (de preto)
Nas investigações policiais subsequentes, veio-se a descobrir que Harris e Klebold tinham planeado detalhadamente o massacre, documentando os seus planos através de vídeos, escritos em diários e publicações na internet. O acto teria sido ainda mais trágico se a bomba que colocaram no bar da escola tivesse sido detonada.
Muito se especulou sobre as motivações que levaram os dois adolescentes a tal violência, como o bullying de que os dois foram vítimas, os filme, músicas e jogos de vídeo que eles gostavam (os tablóides chegaram a culpar Marilyn Manson, embora mais tarde veio-se a saber que eles nem sequer eram fãs da banda) e os grupos neonazis (o massacre aconteceu no dia de aniversário de Hitler). Também foi debatida a morosidade da resposta policial ao tiroteio e claro, a eterna questão da posse de armas nos Estados Unidos e como foi fácil para dois adolescentes adquirirem armas de fogo e explosivos. Columbine ainda é hoje tido como a principal de referência para este tipo de tiroteios e Harris e Klebold têm sido citados como "inspirações" de vários autores de subsequentes tiroteios. Vinte anos depois, infelizmente, continuam a haver tragédias semelhantes na América como o de Sandy Hook em 2012 e o de Parkland em 2018 mas a discussão sobre o controlo de armas continua sem progressos efectivos.       

18. Nascimentos de novas estrelas
Foi em 1999 que vieram ao mundo estrelas que este ano completam duas dois décadas de vida: a mexicana Karol Sevilla, estrela da série "Soy Luna", a nossa jovem popstar April Ivy, Kiernan Shipka, a Sally Draper de "Mad Men" e a nova bruxinha Sabrina, a patinadora russa vice-campeã olímpica Evgenya Medvedeva, a princesa Alexandra de Hannover, filha da princesa Carolina do Mónaco (e também ela com jeito para a patinagem artística) e os futebolistas Justin Kluivert, João Félix e Diogo Dalot.

Geração 1999: Karol Sevilla, Kiernan Shipka, João Félix, Diogo Dalot



19. Paco Rabanne previu uma catástrofe de um eclipse de 11 de Agosto. (Só que não.)
Confessem lá: mesmo sabendo que era uma treta sem cabimento, quem lá bem no fundo não teve na cabeça ao longo de 1999 o célebre chavão "A 1000 chegarás, de 2000 não passarás"? Pois é, em 1999 não faltou quem invocasse o Apocalipse à medida que se aproximava o ano 2000. A mais célebre profecia veio por parte do estilista Paco Rabanne que vaticinou que no dia 11 de Agosto, através de um eclipse total do Sol (o mais visível na Europa desde 1990), a Terra iria ser assolada por vários meteoros e que a estação espacial MIR iria cair na Terra e destruir Paris. Claro que isso não aconteceu e a imprensa francesa especulou que tudo não seria uma manobra de publicidade por parte do estilista que passava por alguns problemas financeiros. 




A maior preocupação em Portugal e noutros países foi que o eclipse provocasse danos na visão daqueles que olhassem directamente para o eclipse sem devida protecção. Alguns óculos especiais para ver o eclipse foram vendidos nas farmácias, mas o trânsito eclipse acabou por ser pouco visível no nosso país.

20. O Y2K não parou o mundo
À medida que o mundo se redobrava em preparativos para a chegada de 2000, pairava ainda uma ameaça de caos à escala global menos esotérica. Desde meados dos anos 80 que foi descoberto que vários computadores não estavam programados para reconhecer o ano 2000, sendo que após o final de 1999, reverteriam automaticamente para o ano 1900. À medida que o ano 2000 se aproximava várias empresas privadas e do sector público lançaram medidas de reprogramação para que a transição para esse ano não afectasse as máquinas e todos os serviços dependente de computorização.




A essa falácia foi atribuída o nome Y2K (expressão atribuída ao informático David Eddy em 1995) também popularizada como "o bug do milénio". Apesar dos milhares de milhões de dólares usados para todas as manobras de reprogramação, ainda não era garantido que a transição corresse bem e a hipótese de cenários caóticos não estava totalmente refutada. E claro está, o Y2K alimentou mais a teorias apocalípticas de certas pessoas...O videoclip "Waiting For Tonight" de Jennifer Lopez até ficcionava uma breve falha de energia com a chegada do ano 2000.
No entanto, a passagem de 1999 para 2000 fez-se sem grandes incidentes a nível informático.

E vocês? Que memórias têm do ano de 1999? Que acontecimentos desse ano vocês se lembram e não foram falados neste texto? Deixem os vossos comentários no blogue ou na página do Facebook. 

Prince "1999"     



Charli XCX feat. Troye Sivan "1999"




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Olá!

    Foi neste ano que faleceu o grande António Livramento, um dos mais famosos hoquistas de sempre.

    E também foi neste ano que estreou Pokemon em Portugal!!! Até tenho uma publicação com registos desse grande fato!:
    https://bibliotecadesenhos.blogs.sapo.pt/pokemon-10835

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação Fernando.
      Não percebo nada de Hoquei, e pouco de Pokemon, quando estreou eu queria era Dragon Ball apesar de já estar na universidade :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...