quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Batman Beyond - Batman do Futuro (1999-2001)



O ano de 1999 foi um bom ano para o cinema, e na TV a maioria das listas recordam a série de mafiosos "Sopranos" que foi exibida pela primeira vez a 10 de Janeiro. Mas no mesmo dia, noutro género, outra série deixou a sua marca na cultura pop, a animação "Batman Beyond" ou "Batman do Futuro" em Portugal e no Brasil.

Quando comecei a acompanhar na RTP-2 as aventuras deste "Batman do Futuro" várias vezes fui recordado da banda desenhada que saiu uns anos antes na concorrente Marvel, "Homem-Aranha 2099". E esse Homem-Aranha do futuro tinha um uniforme, personalidade, poderes e um tom muito diferente do "original" mas também combatia versões futuristas dos vilões tradicionais. Mas é basicamente por ai que terminam as comparações entre o Homem-Aranha e o Homem-Morcego do futuro. O "Batman" de Batman Beyond é um herói que segue a legacia e o seu mentor é o Batman "original", o idoso e reclusivo Bruce Wayne (por Kevin Conroy, que dá voz ao Cavaleiro das Trevas de 1992 até à actualidade), numa continuação directa das séries "Batman The Animated Series (1992-95)" e "The New Batman Adventures" (1997-99). O primeiro e terceiro Robin, a Batgirl e a Catwoman ainda são vivos mas também penduraram a capa. O Batman reformou-se e só décadas mais tarde encontra substituto no adolescente que assume o manto (metafórico, visto que o uniforme de alta tecnologia não tem capa).  Terry McGinnis (Will Friedle) descobre a identidade secreta de Bruce Wayne e depois do velho vigilante negar ajudar a vingar a morte do pai, Terry rouba o uniforme do Batman para tentar levar o vilão Powers à justiça. A contragosto Bruce aceita treinar Terry para combater o crime que devasta Neo-Gotham. O novo Batman, além de vários vilões, novos e outros recauchutados, tem também uma galeria de aliados, como Maxine Gibson (Cree Summer), uma hacker extraordinária, ou a Comissária da Polícia, Barbara Gordon (Stockard Channing, Angie Harmon e Tara Strong) a antiga Batgirl; e o cão de guarda de Bruce, o fiel Ace (Frank Welker, o eterno Megatron). A relação de Terry com Bruce não começa bem, mas com o tempo o rabugento velho herói e o impulsivo jovem (que serve como seu aprendiz, mordomo e ainda tem que lidar com a sua vida familiar, social e escolar) desenvolvem um respeito mútuo e uma ligação quase paterna.




No dia 10 de Janeiro de 1999 foi emitido o primeiro de 52 episódios, cujas três temporadas se estenderam até 18 de Dezembro de 2001. Houve ainda um filme, "Batman Beyond: Return Of The Joker" em 2000. Apesar de existirem planos para uma quarta temporada, foi dada prioridade à animação da "Justice League", e posteriormente "Justice League Unlimited" onde o Batman do Futuro participou de alguns episódios, onde foi revelada uma ligação mais directa a Bruce Wayne... De resto, esta versão do Batman continua a surgir nas páginas da banda desenhada.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...