terça-feira, 18 de setembro de 2012

Manimal (1983)


Cancelada ao fim de apenas oito episódios, a série norte-americana de aventura e fantasia  "Manimal" era protagonizada pelo actor britânico Simon MacCorkindale (como o doutor   Jonathan Chase) e Melody Anderson (que encarnou Dale Arden no filme "Flash Gordon" de 1980, aqui como a detective Brooke Mackenzie). Jonathan Chase é um professor de "Ciências do comportamento animal", que auxilia as autoridades como consultor para ajudar a resolver crimes, e que tem a habilidade de se transformar em diferentes animais. Durante a curta duração da série, foram exibidas apenas três transformações de humano em: falcão, pantera-negra e serpente. Offscreen transformou-se noutras ocasiões em periquito, gato, tubarão, golfinho, cavalo, urso pardo e  até em vaca. Os óbvios pontos altos dos episódios eram essas transformações, através dos efeitos especiais concebidos pelo premiado Stan Winston. Além de Brooke, só o seu amigo Ty Earl (Michael D. Roberts, e Glynn Turman no episódio piloto ) sabia dos poderes de Chase.

A transformação em pantera negra:

A série foi criada por Glen A. Larson e Donald R. Boyle. Glen A. Larson - que também produziu - já tinha dado ao mundo da televisão séries como "Galactica", "Buck Rogers" e "O Justiceiro", entre muitas mais. A banda sonora esteve a cargo de Alan Silvestri, que pouco depois iria compor os temas da trilogia "Regresso ao Futuro", "Predador", etc.

O video seguinte, além do genérico inicial, explica a origem dos poderes do protagonista, narrado por William Conrad:


Pouco mais me recordo da série que do genérico e as transformações, mas o cancelamento prematuro deveu-se às baixas audiências, visto que foi exibida no mesmo horário que o colosso "Dallas" da CBS. Curiosamente, na altura teve mais sucesso fora dos EUA, mas tornou-se uma série de culto e ainda é  bastante recordada.

Em 1998, o professor Chase teve uma aparição especial na série "Night Man" ( também de Glen A. Larson, que creio que foi exibida na TVI), aliando-se ao herói Night Man para parar o Jack O Estripador. Um curiosidade bastante famosa foi o facto de uma cena ter sido filmada simultaneamente de dois ângulos diferentes, uma para o "Manimal" e a outra para o "Automan", outra criação de Glen A. Larson, filmada na mesma altura, e que também teve um breve tempo de vida útil...

A transformação em serpente:

A transformação em falcão:

Soube-se em Setembro de 2012 que Sony Pictures Animation adquiriu os direitos para cinema, tencionando adaptar a série a um filme que mistura imagem real e efeitos por computador. [Fonte]


Nuno Mark já cromou a série:


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...