terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Ícaro (1991-92)


Ás vezes quando menos esperamos somos surpreendidos por recordações distantes no tempo e pensamento. Nos comentários de um video no Youtube da EnciclopédiaTV fui re-apresentado a um programa da grelha da RTP do inicio dos anos 90 que tinha sido arrumado numa caixa pequena no sótão das memórias: "Ícaro". Dizia-me André Bernardo nos comentários que achava o genérico da série "perturbador".

Perturbador? não percebo porquê....
Não é para menos, regalem os vossos olhos e ouvidos com esta coisa bizarra, experimentação e overdose de chroma key incluída:



Depois de ver o vídeo, a canção não me saía da cabeça e tive que escrever este cromo para partilhar a sensação com os nossos leitores. De nada.


No site da RTP uma sinopse de "Ícaro":

"Um projecto em formato de magazine dirigido aos mais pequeninos, com muita animação.
Conta histórias tradicionais, visita museus e fábricas, repara nos pormenores dos objectos que nos rodeiam, tudo isto envolvendo os meninos colegas dos espectadores."


A pequena caixa de texto da emissão da RTP Memória indica 1991, mas o uploader do vídeo para o Youtube, Ricardo Vieira indica 1992 como o ano de exibição na RTP-2. Já várias vezes reparei em erros de datas na RTP. No entanto, o IMDB também indica 1991, e aponta estes membros do elenco:

João D'Ávila ("A Morgadinha dos Canaviais", "O Misterioso Doutor Cornelius", etc), Alexandra Lencastre ("Os Melhores Anos", "Rua Sésamo"), João Melo (vocalista dos "A Fúria do Açúcar", apresentador do "Riso, Mentiras e Vídeo"), Julie Sergeant ("Passerelle", "Não Há Duas Sem Três") e Jorge Vasquez ("Clube Paraíso", "A Víuva do Enforcado").


Foi uma produção da Latina Europa ("Pop Off", "Lentes de Contacto", produzidos em simultâneo com "Ícaro" o que levou a "intercâmbio" de membros das equipas dos três programas. Mais aqui:"POPOFF 25 ANOS DEPOIS: AS MEMÓRIAS DE GIMBA". )


Despeço-me com a transcrição da letra da canção cujo refrão não para de ecoar na minha cabeça:

Ícaro um dia 
deu consigo a divagar.
Sobre coisa tão simples
como seja voar.

Deitou mãos à obra
p'ra ideia realizar.
Construiu engenho de asas
e lançou-se no ar.

Ícaroooo (Ícarooo)
Ícaroooo (Ícarooo)

De asas abertas
tão alto voou
que o sol quase alcançou
Este maravilhoso engenho 
a pique se despenhou
e em mar se transformou

Ícaroooo (Ícarooo)
Ícaroooo (Ícarooo)
Ícaroooo (Ícarooo)
Ícaroooooooooooooooo

E cuidado com aquele boneco careca. Durmam bem, se conseguirem...

NOTA: Fui pesquisar nos meus arquivos e encontrei alguma informação extra sobre "Ícaro".
Encontrei registo de um programa com o mesmo nome na RTP-2, aos Domingos antes de almoço, emitido na rubrica "Agarra O 2" desde 30 de Setembro de 1990, portanto no ano anterior à suposta data de produção/emissão em 1991.
No entanto, quase um ano depois, a 20 de Setembro de 1991 estreou na RTP-2 "Ícaro", Sexta-feiras à tarde, na rubrica "Recreio do 2", contabilizando 26 episódios, até  13 de Março de 1992. Alguns meses mais tarde, no mesmo horário, começou uma nova temporada (ou repetição) de pelo menos 12 episódios, no período entre 04 de Junho de 1992 e 03 de Setembro de 1992.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...