quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Spiral Zone (1987)



Com uma única temporada de 65 episódios exibidos entre 21 de Setembro e 18 de Dezembro de 1987,  "Spiral Zone" foi uma série de animação do género de ficção cientifica  em que os "soldados mais poderosos da Terra", os Zone Riders, combatem contra os vilões Black Widows para salvar o planeta do domínio de Overlord. Sinceramente não recordo se assisti aos episódios, mas a música do genérico e o aspecto das pessoas vítimas da "Zona Espiral" fazem tilintar algumas memórias distantes. Até ao momento a minha pesquisa sobre a sua exibição em território nacional ainda não produziu resultados positivos, possivelmente passou na TV espanhola ou é apenas um falso dejá vú. Se algum leitor tiver informações novas, agradecemos que nos contacte. Nota: Entretanto, graças á ajuda do leitor David Lamy que me indicou lembra-se de ver "Spiral Zone" na RTP2 em Maio de 1992, consegui confirmar a estreia em 21 de Maio de 1992, na RTP2 na altura do almoço das quintas-feiras. O título português indicado no guia tv que consultei era "Zona de Perigo" e mais tarde "Zona Perigosa".


Na época da série, com a Guerra Fria ainda a esfriar, a versão animada das potências EUA e União Sovietica unem esforços para deter o vilão Overlord (foto acima)que com uma ataque biológico infectou e controlou de uma só vez boa parte do planeta Terra, transformando os afectados numa espécie de zombies obedientes, de olhos amarelos e feridas vermelhas.



Apenas um material raro pode proteger da infecção da "zona espiral" e o pouco restante é utilizado para criar fatos especiais de combate, envergados pelos nossos heróis militares, os "Zone Riders": o líder Dirk Courage (dos EUA, é claro), Tank Schmidt (Alemanha Ocidental), Hiro Taka (Japão), Max Jones (EUA) e Katerina Anastacia (União Soviética).



A este elenco "United Colors of Benetton" unir-se-iam mais tarde Ned Tucker (Austrália) e Benjamin Davis Franklin (adivinhem). É claro que Overlord não podia oprimir o Mundo sozinho e tinha às suas ordens um grupo de vilões - com a inteligência preservada - que antagonizavam os Zone Riders: os "Black Widows": Bandit, Duchess Dire, Razorback, Reaper, Crook e Raw Meat.


Boa parte do design de personagens e veículos originou de brinquedos da japonesa Bandai a que acrescentaram uma mitologia, a exemplo de  desenhos animados "Transformers" ou "He-Man e os Mestres do Universo" não teve a mesma sorte a promover as figuras de acção e a série e a linha de brinquedos foram canceladas.

As figuras de acção altamente articuladas, dos heróis Zone Riders:


E dos vilões Black Widows:





O genérico de Spiral Zone e a sua enérgica canção que contrasta um pouco com o ambiente lúgrebe das vitimas da "Zona Espiral":




Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

4 comentários:

  1. Se não estou enganado, em um dos episódios, o "Overlord" de algum modo ficou longe do elemento contaminante, o que o fez "ver a razão" novamente. Naquele episódio, ele se redimiu, mesmo que temporariamente. O elemento contaminante, no enredo, agia como uma droga que dominava o planeta. Vejo hoje desta forma.

    ResponderEliminar
  2. Assisti esse desenho ou algo do tipo...era maneiro ....no desenho a força do mal montava uma torre quando ativada contaminava a área e controlava as pessoas

    ResponderEliminar
  3. Passou na Globo em 1993 aos sábados de manhã. E mantiveram o nome original em inglês.

    ResponderEliminar
  4. Esse desenho era o meu preferido passou por volta de 88 e 89 , na mesma época do galaxi rangers e resibiu por vários anos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...