quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MacGyver (1985-92)


Durante boa parte dos anos 80 e 90 havia um momento sagrado do fim de semana dos portugueses: a hora de programação antes do Jornal de Domingo. Nessa faixa de horário passaram séries míticas e obrigatórias como "O Justiceiro", "Um Anjo Na Terra", ou a que hoje cromamos: "MacGyver".

Falando n'"O Justiceiro", tal como Michael Knight, MacGyver era um cruzado solitário na luta pelas causas dos inocentes; e se ao contrário do primeiro, não tinha um carro falante de alta tecnologia, as maiores armas do seu arsenal eram a sua inteligência e o canivete-suíço. Falando nisso, imagino que nos anos 80 a série tenha causado um boom na procura desses pequenos canivetes equipados com ferramentas ideais para as aventuras quotidianas dos telespectadores. Nos EUA este em exibição entre 29 de Setembro de 1985 e 21 de Maio de 1992. Atravessando o Atlântico num bote improvisado, MacGyver apenas chegou à costa portuguesa no dia 24 de Setembro de 1989.


Antes de continuar quero dedicar este cromo ao meu amigo Leonel Pereira. O motivo? Como comemoração do Like nº 500 na página do Facebook da Enciclopédia, pedi ao nº 500, o meu amigo Leonel, para escolher um tema a abordar. Entre as sugestões do MacGyver ou os Soldados da Fortuna, escolhi o: MacGyver! Porquê? Simples, é um clássico e lá em casa (tal como boa parte do pais) não perdíamos um episódio. Mas a minha memória ficou manchada pelos atentados perpetrados pela TVI ao exibir (se não me engano) uma versão dobrada em português do Brasil, a exemplo do Knight Rider (O Justiceiro: "Kittchi vem me buscar!"). E mais recentemente assisti a um par de episódios na SIC Radical e ...boring! Quase que me deixo dormir! Mas espero um dia (antes da reforma) voltar a rever... Mas voltando atrás, quero pedir desculpa ao Leonel e aos leitores por ter deixado este texto tanto tempo nos Rascunhos, MacGyver é - como diriam na Caderneta de Cromos - um "Cromo Dourado". E falando nisso, ouçam o programa deles sobre a série: Caderneta de Cromos 199 "MacGyver" [Ouvir/Download].


O genérico inicial e o tema contagiante e inesquecível:



Fiquei chocado quando há uns anos encontrei na Internet a versão brasileira de MacGyver: "Profissão Perigo", com um tema musical de estilo muito diferente, mas que não consigo encontrar online...


Há algum tempo, ao ler uma banda desenhada que modernizou o nosso herói, num texto do seu criador que a génese da série está no conceito de "Hourglass" (ampulheta), uma proposta para uma série de aventura e acção e episódios de 1 hora passada em tempo real - antecipando a ideia de "24" em mais de duas décadas, mas com a história do episódio a começar e terminar em apenas uma hora. O escritor Lee David Zlotoff quando confrontado com a ideia, achou que o conceito de "tempo real" iria colocar uma série de obstáculos à narrativa e rapidamente percebeu que seria insustentável manter o interesse numa série em tempo real durante muitos episódios.

Encarregue de desenvolver uma alternativa, Zlotoff para ultrapassar uma crise de inspiração e projectos que falharam em criar interesse nos estúdios, juntou alguns amigos para uma sessão de brainstorming, e nasceu o conceito do herói "com nada" que criava as soluções para os problemas com o que tinha à mão. Isso significava nada de gadgets, tecnologia avançada ou carros vistosos à la James Bond.
Indo com a ideia de quanto mais simples melhor, o protagonista começou por se chamar ironicamente "Guy" (além de nome, também significa "tipo" ou "gajo" ). Como os produtos MacDonalds tomavam de assalto a sociedade e a cultura, surgiu a ideia de "MacGuy", que rapidamente passou a "MacGyver", matando dois coelhos de uma cajadada só: um nome invulgar e apelativo e estabelecendo a ascendência escocesa do protagonista. Consta que os escoceses têm fama de desenrascados.

Podem ler o resto da história aqui: "Origin of MacGyver" (em inglês).


Angus MacGyver (Richard Dean Anderson)é um agente secreto que graças aos seus conhecimentos científicos resolve problemas para a Fundação Phoenix e o Departamento de Serviços Externos.  Nas suas aventuras os personagens mais recorrentes são o chefe e melhor amigo, Peter Thornton (Dana Elcar) e mais esporadicamente o  divertido piloto mercenário mulherengo Jack Dalton (Bruce McGill), sempre envolvido em esquemas duvidosos. A outra grande peça do elenco era o assassino Murdoc (Michael Des Barres), que ao longo de apenas 9 episódios criou a sensação de ser impossível de matar de vez, voltando sempre para infernizar MacGyver. Vale também a pena ver a lista de outros actores e convidados especiais [clique aqui] onde encontramos nomes como Teri Hatcher ("Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem"), Tia Carrere ou Cuba Gooding Jr. 

Richard Dean Anderson, ao contrário do esperado, conseguiu descolar-se -  mas não fazer esquecer - deste personagem da cultura pop, ao encarnar durante mais de uma década o Coronel Jack O'Neill na série "Stargate SG-1".

Recentemente fiz uma descoberta ocasional que achei hilariante: um brinquedo do MacGyver - fabricado na Espanha - que consistia numa...arma de fogo, algo que o nosso herói abominava! E aqui está ele no cartão, qual Rambo de arma em riste, pronto a despachar mauzões, one bullet at a time!
No site MacGyver Online podem - entre outros pormenores - ver dezenas de fotos dos bastidores das filmagens:"MacGyver Online: Behind The Scenes". E talvez o mais interessante, uma lista de todos os "macgyverismos" - as engenhocas e desenrascanços - por episódio: "MacGyverisms".



Além dos 139 episódios das 7 temporadas, os fãs ainda foram brindados com dois telefilmes - que recordo vagamente de ver na RTP: "MacGyver: Lost Treasure of Atlantis" e "MacGyver: Trail to Doomsday".

Um episódio piloto foi filmado para "Young MacGyver", como o nome indica, as aventuras do muito jovem MacGyver, interpretado pelo futuro Sam Winchester (Jared Padalecki) do êxito "Sobrenatural"; mas nunca foi exibido.


E em 2016 estreou uma nova série homónima, um reboot com um MacGyver mais novo que o "original".


E como o post já vai longo termino com a invulgar versão portuguesa do tema principal de MacGyver, cantado pelo grupo juvenil Onda Choc, "Super Mac":



O vídeo tem todo o ar de ter sido gravado num Natal dos Hospitais ou algo que valha.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...