segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Receitas de Natal (1984)


Chegámos então aos comes e bebes! Natal que é Natal pede uma mesa (mais ou menos) recheada de pratos mais elaborados ou desavergonhadamente suculentos e calóricos que o resto do ano. A revista Maria Especial de Natal 1984 apresentou uma série de sugestões e receitas para a festa de Natal.

Na primeira página algumas sugestões para melhorar até a mais modesta refeição natalícia. Mas depois está o que interessa: as receitas propriamente ditas, neste caso os tradicionais Pastéis de Bacalhau, Bacalhau Com Todos e Sonhos. Clique na imagem seguinte para ler melhor as receitas:

A acompanhar os doces é sugerido champanhe e vinho do Porto.
Vejamos então as receitas para os doçes de Natal que enfeitam a mesa da foto acima. Clique na imagem seguinte para ler melhor as receitas de Árvore de Natal, Estrela Polar, Bolo Rei:
Destes três só conheço o obrigatório Bolo Rei, de que não sou  grande fã. Só gosto de roubar as frutas cristalizadas que enfeitam o topo.
E na página seguinte,a  continuaçãod a receita do Bolo Rei, e as das Rabanadas (ou Fatias Douradas) e Biscoitos do Natal:


Continuam as sugestões e receitas, clique na imagem seguinte para ler melhor as receitas de Cabrito Assado à Portuguesa, Lombo de Porco Com Ananás, Perú Recheado, Lampreia de Ovos e Cesto de Nogado.

No meu entorno familiar, além dos pratos de bacalhau, sonhos, bolo rei e fatias douradas não falta o Litão, peixe seco tradicional da zona de Olhão. E uma saborosa carne com ameijoas também não faz mal a ninguém!
Espero que este artigo seja útil para os leitores que procurem sugestões para a ceia de Natal, e também gostava de conhecer as tradições culinárias das vossas regiões! Por isso, comentem!


Artigos retirados da revista Maria Especial de Natal, de 1984.

Mais cromos sobre o Natal: "Natal na Enciclopédia".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...