sábado, 24 de março de 2012

Shagma e os Mundos Misteriosos - Les Mondes Engloutis (1985)




Les Mondes Engloutis, que pela net tenho visto referida como "Arcádia e os Mundos Perdidos" ou "Shagma e os Mundos Misteriosos"*, foi uma série francesa de ficção cientifica e fantasia dos mesmos criadores de Ulisses 31 e Misteriosas Cidades de Ouro. A série teve 52 episódios, repartidos por duas temporadas. O argumento, além de muitos elementos simbólicos e de crítica social, tinha frequentes referências a eventos e personalidades históricas, juntando a educação à diversão. 

Quando um Grande Cataclismo afectou o planeta Terra, uma antiga civilização refugiou-se nas profundidades da crosta terrestre, criando a cidade de Arcadia. Julgando que a vida na superfície fora exterminada, os anciões esconderam os registos do passado no Arquivo da cidade, e com o passar dos anos o mundo da superfície foi esquecido. Arcadia sobrevive graças ao Sol artificial Shagma, que está a “morrer”. Algumas crianças, desobedecem à lei e recuperam a informação proibida selada nos Arquivos. Para salvar a sua civilização, criam uma mensageira (um avatar) chamada Arkana e enviam-na para a superfície em busca de ajuda.
Na sua jornada, Arkana encontra duas crianças humanas perdidas, os irmãos Bob e Rebecca, e tenciona levá-las para Arcadia julgando que estes a podem salvar. Nessa viagem Arkana além de  Bob e Rebecca, é acompanhada pelo misterioso Spartakus e as criaturas Bic e Bac;  a bordo da nave sentiente Shag-Shag.



Os genéricos:



O video do grupo Mini-Star, que cantam o genérico:

Para evitar ser redundante, aconselho que consultem a excelente informação do site Desenhos Animados:
http://desenhosanimadospt.blogspot.pt/2009/01/arcdia-e-os-mundos-perdidos.html


Capa francesa da banda sonora.
O grupo Mini-Star que canta o genérico.

Algumas das figuras de acção da série.
*"Shagma e os Mundos Misteriosos" foi o título da sua exibição na RTP-1 em 1989, no espaço juvenil  "Brinca Brincando".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

4 comentários:

  1. A série era algo confusa para mim que era pequeno e nem sempre via sequencialmente os episódios (não havia video nem forma nem sistema de gravação na box :D ), mas tinha uma música absolutamente fenomenal. Para alquém como eu que aprecia de sobremaneira os (bons) genéricos, este e a dança dos piratas (https://www.youtube.com/watch?v=Cp1ORT4lEHA) são verdadeiras maravilhas. às tantas vale a pena ver passados todos estes anos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. verdade, o genérico e a música são belissimos. Há um par de anos, comecei a ver o 1º episódio, mas desisti por não ter encontrado legendas para os episódios. Se encontrar algum dia, talvez me habilite a rever a série, apesar de o tom ser mais infantil que as Cidades de Ouro, por exemplo.

      Eliminar
    2. Nenhuma se compara às misteriosas cidades d'ouro. Nem mesmo Dartacão (que, para mim, fica num honroso 2º lugar).

      Eliminar
    3. :D para mim as M. Cidades Outo também são Nº 1, mas em Nº 2 (ou empatado) o Ulysses 31 :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...