segunda-feira, 5 de março de 2012

Cavaleiros das Estrelas (1987)


Cavaleiros das Estrelas / Saber Rider and The Star Sheriffs [1987]

No futuro distante, os humanos provenientes da Terra colonizaram planetas ao longo do Universo, criando uma Nova Fronteira. Neste western espacial, as colónias são protegidas pelos militares do Comando de Cavalaria da Terra (Earth's Cavalry Command). O Comando tem uma equipa de operativos especiais, os "Star Sheriffs" que investigam e protegem a paz na Nova Fronteira.

A maior ameaça aos humanos são uma raça de seres de outra dimensão os seres de vapor (Outriders), que atacam e raptam humanos para os escravizar. Para fazer frente aos gigantescos robots dos Outriders, o Comando de Cavalaria desenvolve o seu próprio robot gigante, o Ramrod (voz de Peter Cullen, o Optimus Prime dos Transformers), que se pode transformar numa nave espacial que serve de apoio e transporte aos heróis protagonistas: Saber Rider, Fireball, Colt e April.





Na versão americana Saber Rider é o protagonista e não Fireball, o típico herói japonês. Além disso, alguns aspectos foram censurados, como o consumo de alcool (passou a gasosa) e a morte dos Outriders, que em vez de morrer são "transportados" de volta à sua dimensão. Na versão japonesa os Outriders são extraterrestres que invadiram o Sistema Solar, enquanto em "Saber Rider..." os Star Sheriffs viajam pelo Universo. Segundo pesquisei [Mistério Juvenil], a série foi traduzida para "Os Cavaleiros das Estrelas", os Outriders na versão portuguesa eram os Renegados, o Ramrod era Ariete, Fireball era Bola de Fogo, Saber Rider era Cavaleiro do Sabre, e April passou a Lara.

A série animada "Saber Rider...", de 1987, tal como várias séries distribuídas a partir dos EUA (Star Blazers, Voltron, etc) nasceu em 1984, no Japão, com o título "Sei Jūshi Bismark" (星銃士ビスマルク Sei Jūshi Bisumaruku, literalmente Star Musketeer Bismarck ) por mão do Studio Pierrot (As Misteriosas Cidades de Ouro, Srª Pimentinha). A série japonesa, com 51 episódios, foi vendida à companhia norte-americana WEP, que depois de reorganizar e reescrever a série, e de produzir 6 novos episódios, lançou-a com o nome "Saber Rider and The Star Sheriffs", que foi a versão que chegou a Portugal. A canção do genérico EUA é bem orelhuda e das minhas favoritas da época. Em Portugal encontrei registo de ser emitido na RTP2 desde 10 de Outubro de 1991 (substituindo a "Força Astral" nesse horário) a partir do 21º Episódio. NOTA: Entretanto encontrei novos registos que indicam para a estreia no dia 26 de Abril de 1991, na rubrica "Recreio da 2", ao fim da tarde. Episódios mais à frente passou para o horário de almoço das quintas-feiras, até ser substituída em Maio de 1992 pela "Zona Perigosa" ("Spiral Zone").

Genérico Inicial:



O Genérico com narração em português, emitido durante o "Agora Escolha", online graças ao blog "Desenhos Animados": "Os Cavaleiros das Estrelas" [vídeo].


O Genérico da versão japonesa original, Seijushi Bismark:



O Genérico Final da versão EUA:

Actions figures e veículos da série:

Um jogo para Nintendo 3DS, previsto para 2012 [Site Oficial]:




Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

6 comentários:

  1. Isto deu-me vontade de rever a série :D
    E fiquei a pensar que um filme live-action ficaria mesmo bem...

    ResponderEliminar
  2. É verdade brain! E não seria muito difícil adaptar o conceito

    ResponderEliminar
  3. Prefiro isto a Voltron. TAlvez com Transformers o meu primeiro anime mecha lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me agarrou muito o Voltron, talvez já o tenha visto já numa altura em que não me puxou o interesse.

      Eliminar
  4. Outros trabalhos do estudio Pierrot: Naruto, Naruto Shippuden e Tokyo Ghoul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda nos anos cromos a famosa "Nils Holgersson", por exemplo. https://en.wikipedia.org/wiki/Pierrot_(company)#TV_series

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...