domingo, 8 de agosto de 2021

Era Uma Vez… (1987)

por Paulo Neto 

Muita história se contou nos espaços da programação infantil da RTP nos anos 80: ele foi o mítico "Uma História Ao Fim Do Dia" e seus sucedâneos, ele foi o "Ora Agora Conto Eu", ele foi aquele programa em que à medida que uma voz off narrava uma história, alguém ia desenhando as diversas cenas no ecrã, ele foram vários outros programas, incluindo este "Era Uma Vez…"



Conduzida pela actriz Lurdes Norberto, esta série recreava várias histórias infantis interpretadas por um grupo de catorze alunos a quem ela dava aulas na Escola de Teatro do Centro Cultural de Benfica. Segundo o sempre imprescindível site "Brinca Brincando", "Era Uma Vez…" foi originalmente exibido entre 14 de Outubro a 30 Dezembro de 1987 às quartas-feiras no espaço "Brinca Brincando" e reposto entre 1988 e 1989 aos fins-de-semana (estou em crer que foi aí que vi) e novamente em 1990 durante a semana.

A cada episódio, Lurdes Norberto narrava a história enquanto os jovens alunos representavam de acordo com os textos de Noémia Rocha. Além disso havia ainda um convidado musical que musicava as letras de Maria Alberta Méneres para a história correspondente. Além das canções para o segundo episódio, Carlos Alberto Moniz cantou também o tema do genérico (onde podiam ser vistas as suas filhas Lúcia e Sara, então bem petizas).

Estes foram os episódios:


1. "O Capuchinho Vermelho" com Jorge Fernando
2. "O Coelhinho Branco" com Carlos Alberto Moniz
3. "O Pinto Borrachudo" com Tó Sequeira
4. "O Gato Das Botas" com Carlos Paião (o único que em vez de uma guitarra utilizou um sintetizador)
5. "A Cacheirinha" com Dina
6. "O Caldo De Pedra" com Carlos Alberto Vidal
7. "O Sabor Dos Sabores" com Paco Bandeira
8. "Os Dez Anõezinhos Da Tia Verde-Água" com Rui Veloso
9. "A Bela Adormecida" com Tozé Brito
10. "Os Três Ursinhos" com Raul Indipwo
11. "Branca De Neve" com Ana Faria e João Faria Lopes (o mais velho dos seus Queijinhos Frescos).

Pelo que pude rever do programa, era mais um caso de um programa onde o entusiasmo e a dedicação dos envolvidos compensava a falta de meios. Lurdes Norberto era da mesma opinião, declarando à TV Guia que foi "um excelente trabalho, agradável, alegre...", apesar de algumas dificuldades e improvisos, como por exemplo no facto da jovem protagonista da história do Coelhinho Branco ter de interpretar a personagem sem fato. 

Eu recordo-me ainda do gag recorrente da série em que a jovem actriz volta e meia expressava a sua impaciência por representarem "A Branca De Neve", já que seria o seu momento de brilhar no papel da personagem titular. Como não podia deixar de ser, esse foi o último episódio (onde em vez de ser beijada pelo Príncipe, este simplesmente retira o pedaço de maçã que lhe entalava a boca), terminando tudo com a pequena actriz a exclamar "Ai, como é bom ser Branca De Neve!". 

Infelizmente os créditos do programa não indicavam os nomes dos jovens actores, pelo que não dá para saber como se chamava a aspirante a Branca De Neve ou os outros colegas. Se alguém sabe ou se alguns deste actores (que actualmente devem estar já na casa dos quarenta!) estiver a ler este texto, por favor queiram ter a amabilidade de nos contar como foi participar neste programa nos comentários ou no Facebook da Enciclopédia de Cromos.   

"Era Uma Vez…" está disponível no portal de arquivos da RTP


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...