domingo, 8 de agosto de 2021

Transformers O Filme (1986)

 


Desde que os robots brinquedos japoneses que se convertiam em carros, aviões ou objectos do quotidiano, foram americanizados unidos sob a marca "Transformers" nasceu um sucesso nos brinquedos, na banda desenhada, na série animada e todo o merchandising que correu o mundo. E se a série animada era basicamente meia-hora de reclames às novas figuras (a seguir o exemplo de "He-Man e os Masters do Universo" e aproveitando o relaxe das leis que protegiam os menores de publicidade) o passo lógico seguinte seria a invasão das salas de cinema; uma táctica que o os "Masters do Universo" (1987) tentariam no ano seguinte, mas em imagem real. E portanto, a 8 de Agosto de 1986 , "Transformers: The Movie" e os robots gigantes de Cybertron aterravam nos cinemas americanos e traumatizaram uma geração de jovens fãs dos robots em disfarce. Porquê? Porque para apresentar aos consumidores as novas personagens que podiam ir pedir aos pais para comprar nas lojas, decidiram fazer espaço e massacrar os queridos personagens que tão bem conheciam da série de TV. O filme era obviamente mais violento que a série e robots protagonistas como Ironhide, Ratchet ou Prowl foram despachados impiedosamente pelos lacaios do maléfico Megatron. Mas o maior choque veio mais à frente quando no duelo final entre Megatron e Optimus Prime, o heróico líder dos Autobots é assassinado à traição. Imagino a quantidade de crianças a chorar nos cinemas. Mais tarde, Optimus voltaria à vida na série, mas a inocência já estava perdida. O filme além de introduzir um ror de novos personagens, mais ou menos carismáticos, contava com um elenco de estrelas que eclipsaram, pelo menos nos créditos iniciais, os tradicionais artistas de voz da série. Entre eles, O próprio Sr. Spock, Leonard Nimoy como Galvatron, a reformatação de Megatron, criado pelo vilão da fita, o planeta mecânico Unicron, com a voz do lendário Orson Welles. A qualidade da animação é bastante superior à feita para televisão, e outro elemento de destaque na película é a sua banda sonora com canções rock e metal e as faixas instrumentais com sintetizadores de  Vince DiCola. Continuam a ser clássicos a versão do tema de abertura pela banda Lion ou os clássicos "The Touch" e "Dare" por Stan Bush. E também o "Weird Al" Yankovic e o seu "Dare to be stupid". 

Rápida sinopse:
É o longínquo ano de 2005, Cybertron foi conquistado pelos Decepticons e os Autobots estão em modo guerrilha de resistência. Uma emboscada na Terra reduz ainda mais o número de Autobots que perdem o seu líder. E as coisas só pioram com a chegada do gigantesco planeta "Unicron", o devorador de planetas a caminho de Cybertron.

O trailer:

 

No topo do artigo, imagens da edição portuguesa de "Transformers O Filme" em DVD - "falado em português" (pormenor que não reparei quando a comprei em promoção no Pingo Doce há bem mais de uma década). Tenho também algumas versões em VHS que não tenho de momento a jeito para fotografar. É um filme que conhecia de nome, mas só assisti já adulto e apesar de mudar alguns elementos se pudesse, é bastante entretido e com momentos excelentes. No entanto para quem como eu não viu o filme e quando a terceira temporada estreou com montes de robots novos e o Rodimus Prime como o recém entronado líder dos Autobots, ficou um bocado confuso...

A descrição e mote da edição de 2005 da Prisvideo em DVD:
"Para além do bem.
Para além do mal.
Para além da tua imaginação.

Durante os anos 80 uma série de animação dominou os céus e a era dos robots...os Transformers.
Este filme de animação retrara na sua plenitude a luta do bem [Autobots] contra o mal [Decepticons].
Os Autobots tem que estar sempre preparados para salvar o planeta da máxima entidade do mal que é Unicron, ao mesmo tempo que têm que estar preparados para os constantes ataques do Decepticons.
As aventuras nunca param num clima estonteante que nos prende ao ecrã do primeiro ao último minuto."

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...