sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Os Anjos de Charlie (1976-81)



Este é mais um dos exemplos de um produto televisivo que conheço melhor através de referências do que propriamente como espectador. Certamente vi alguns episódios em repetições, mas o que sei sobre esta série de êxito aprendi maioritariamente na época da primeira adaptação do conceito ao cinema, através de reportagens nostálgicas sobre o impacto na cultura popular de "Os Anjos de Charlie".
Ao contrário da posterior "Um Anjo na Terra" não estamos a falar literalmente de criaturas angelicais criadas para satisfazer os caprichos de Deus mas de um trio de mulheres que combatiam o crime ás ordens de Charles "Charlie" Townsend, o misterioso dono da agência de detectives Townsend. Ao longo das suas 5 temporadas e um total de 115 episódios o elenco desta série sofreu algumas alterações, mas a voz que dirigia os Anjos - não de um arbusto ardente mas de uma coluna de som - pertencia ao veterano actor John Forsythe ("Dinastia") que regressou ao papel nos filmes dos anos 2000. É irónico que o "anjo" que é ainda mais reconhecido participou praticamente apenas da primeira temporada: a sex symbol dos anos 70 Farrah Fawcett como Jill Munroe.

Para completar o trio original, as actrizes Kate Jackson e Jaclyn Smith, respectivamente os anjos Sabrina Duncan e Kelly Garrett. Smith e David Doyle foram - segundo a Wikipedia - os únicos actores que participaram em todos os episódios (ou quase todos, também segundo a Wikipedia...). Doyle desempenhou Bosley, o assistente de Charlie e dos anjos e ocasional comic relief e contraponto á elegância e sex appeal das protagonistas. Como curiosidade, Kate Jackson foi contratada para interpretar Kelly Garrett mas pediu para trocar para Sabrina. Conta a lenda que John Forsythe apenas consegui o trabalho de gravar a voz de Charlie depois do actor Gig Young chegar bêbado demais para gravar.
O genérico da temporada 1 de "Anjos de Charlie":

Apesar do êxito da anterior, na segunda temporada, Fawcett quebrou o contrato e só regressou como personagem secundário para evitar sanções. Para completar o trio de anjos entra a irmã mais nova de Jill: Kris Munroe (a actriz Cheryl Ladd) .

Já na quarta temporada sai Sabrina e entra Tiffany Welles (Shelley Hack):

E na temporada final Julie Rogers (Tanya Roberts) substitui Tiffany:

Como ainda era hábito na maioria das séries da época, principalmente do género de crime da semana,a  estrutura de cada episódio era a mesma: Bosley e Charlie apresentavam os detalhes do caso e geralmente os anjos iam investigar disfarçadas e depois do crime resolvido eram congratuladas por Charlie na sede da agência. Apesar da ajuda ocasional de Bosley, o conceito  de três mulheres a resolver problemas sozinhas era diferente e  agradou ao público. Aliás, a ideia original era conceber uma mistura de "Os Vingadores" (que dispensa apresentações") e "Honey West"(série baseada nos livros de mistérios dos anos 50, protagonizada por uma das primeiras mulheres detectives da ficção) que foi evoluindo até resultar no filme/episódio piloto que foi um sucesso de audiências, e com alguns pequenos ajustes encontrou a fórmula para mais de uma centena de episódios.
Em 2000 e 2003 a franquia foi ressuscitada para o grande ecrã com uma gigantesca dose de adrenalina, explosões, comédia e acção mirabolante: "Charlie's Angels" e "Charlie's Angels: Full Throthle". O trio de actrizes consistia de Cameron Diaz (Natalie Cook), Drew Barrymore (Dylan Sanders) e Lucy Liu (Alex Munday). Entre os dois filmes foi exibida online uma série animada de 6 episódios: "Charlie's Angels: Animated Adventures". O primeiro filme é um dos meus guilty pleasures favoritos e adoro a versão moderna (para 2000) dos Apollo 440 do clássico tema de abertura [video], entre o som de carrinho de choques e a homenagem ao original.
Em 2019 os anjos regressaram ao grande ecrã com novas caras e um fracasso de bilheteiras: "Charlie's Angels". Já em 2011 tinha estreado uma série terrível, com apenas 7 de 8 episódios exibidos: "Charlie's Angels".


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...