quarta-feira, 12 de junho de 2019

Anúncios dos anos 80 - Marcas de hoje, anúncios de outrora

por Paulo Neto

Neste artigo, voltamos a explorar o espólio do canal do YouTube 1980s90stv, que teve o seu auge no tempo da Enciclopédia de Cromos. No artigo anterior, recordámos produtos e marcas existentes dos anos 80 que ou desapareceram completamente do mercado ou já não têm tanto destaque como tinham na altura. Desta vez, vamos recordar anúncios de marcas e produtos que ainda hoje existem, alguns deles com tanta ou mais força do que nos anos 80, e (re)descobrir como é que a TV os anunciava então.





 Pelos vistos nos idos de 1985, uma das modas dos anúncios televisivos eram jingles adaptados de conhecidas canções da altura. É o caso destes anúncios da Scheweppes, da 7Up e do desodorizante 8x4 cujos jingles adaptavam respectivamente "Every Breath You Take" dos Police, "Bette Davis Eyes" de Kim Carnes (pareceu-me a voz da Lara Li no jingle?) e "Xanadu" de Olivia Newton-John com os Electric Light Orchestra.



 A cerveja Sagres continua em força, batendo-se eternamente com a Super Bock pelo título da mais popular cerveja nacional. De 1985, vem este anúncio melodramático com jingle a condizer, com o drama de um casal em vias de separação com o homem a sair porta fora e a mulher lavada em lágrimas. Felizmente, logo a seguir dá-se o final feliz com ele a voltar para casa e ela a correr para os seus braços. No entanto, o anúncio termina numa nota algo dúbia com a mulher a olhar para a câmara enquanto segura uma garrafa de cerveja na mão, e embora ela esteja aparentemente feliz e sorridente, não custa nada a imaginar ela a dar-lhe com a garrafa na cabeça, a fazê-lo pagar pelo desgosto.



E já que falamos de cervejas, depois da dicotomia Sagres/Super Bock, a cerveja Cristal será porventura a terceira cerveja nacional mais popular. Em 1985, promovia-se com este anúncio com gente a fazer "rafting" e o slogan "cerveja leve para gente activa"! 




Em 1985 tal como hoje, a Coca-Cola continua a ser amplamente consumida em Portugal e no mundo inteiro. Nos anos 80, o slogan era "Coca-Cola é que é." Primeiro vemos dois anúncio bem veranejos numa praia cheia de gente jovem e bonita. Depois outro alusivo a uma colecção de "Copos Sem Fronteiras" com as várias designações de "Coca-Cola" por esse mundo fora, com cada copo a ser obtido após reunir seis tampas de garrafas de litro. Algum de vós teve estes copos?


Do Brasil vinha este anúncio às Chiclets Adams onde uma beldade do país irmão descreve com subliminar sensualidade o seu consumo das ditas pastilhas.



As origens do licor holandês Pisang Ambon remontam à receita à base de banana de uma antiga destilaria indonésia, quando esse país fora colonizado pelos Países Baixos. Pisang quer dizer banana nas línguas indonésia e malaia e Ambon é a capital de uma província da Indonésia. Apesar de ainda hoje ser consumido por todo o mundo, incluindo em Portugal (embora nos anos 90 houve quem promovesse um boicote ao licor por causa da questão de Timor), este foi o único anúncio televisivo (1988) ao Pisang Ambon que me recordo: num cenário exótico, uma elegante senhora de cabelo curto (que me faz lembrar a cantora Enya) recebe uma garrafa de licor e um bilhete vindo de um homem que a observa a distância com um olhar algo creepy.  



As Ruffles da Matutano continuam a ser uma das marcas de batatas fritas mais populares por cá, mas eu ainda sou do tempo em que batatas fritas com um corte ondulado eram uma surpreendente novidade. Foi em 1987 que as Ruffles chegaram cá e é curioso que inicialmente eram designadas como "Pala-Pala Ruffles", recordando a outra marca clássica. A cereja em cima do bolo era este anúncio super jovem com acrobacias bicicletas e um jingle cantado por dois veteranos deste género: Gustavo Sequeira e Nucha.   



Old Spice continua a ser uma marca líder nos after-shave e durante anos a fio um dos seus bastiões eram os anúncios ao som de "Carmina Burana" de Carl Orff, geralmente envolvendo uma actividade marítima bem viril. É o caso deste anúncio de 1987 com uma homem a fazer surf e uma mulher loura com uma expressão extasiada.  



Para terminar e porque foi anos 80 que começaram a surgir em Portugal os primeiros hipermercados, um anúncio de 1988 do Continente. Na altura, creio que só havia três desta franchise do grupo Sonae: na Amadora, em Matosinhos e em Vila Nova de Gaia. Rapidamente as médias e grandes superfícies comerciais do grupo foram-se massificando um pouco por todo o país nos anos seguintes. Mas em 1988, o conceito de um supermercado gigante com todo o tipo de produtos era esmagador, ainda para mais com anúncio de encher o olho como este.


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. olá, boa tarde. procuro um tema musical que foi usado num anúncio da Offley?? (vinho) na rtp no início da década de 90. acho que apareceu primeiro em 91, se não me falha a memória...desapareceu uns tempos e depois voltou em 93. era um tema de música clássica muito lindo. quem souber, agradeço.

    procuro também um tema muito engraçado num anúncio da Famous Grouse (Whisky Escocês) na rtp em 1989, que era tocado com Gaita de Foles.

    e ainda um tema da Ballantines usado pela rtp em 1991, incluindo no Domingo Desportivo, mas não só. aliás, eram 2 temas...quase de certeza, ambos do Hans Zimmer
    mas não sei o nome.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...