quinta-feira, 20 de junho de 2019

"Amores e Rebeldia" (1994-1999) e "Paradise Beach" (1993-94)

por Paulo Neto

Entre as várias séries adolescentes exibidas nos canais nacionais nos anos 90, houve duas séries australianas dedicadas ao público jovem que passaram na RTP1. Uma delas só me lembro de ver um ou outro episódio, a outra sucedeu eu acompanhar com um pouco mais de atenção. Mas curiosamente aquela que eu menos vi, foi a que foi mais popular tanto cá como no país de origem.



"Amores e Rebeldia" (no original "Heartbreak High") foi uma série australiana que teve sete temporadas exibidas naquele país entre 1994 e 1999. A série estreou em Portugal a 18 Janeiro de 1997 e pelo que me recordo, a série dava aos sábados a seguir ao "Top +" e pelo menos as três primeiras temporadas foram exibidas. Como já disse, não sei porque motivo, eu não acompanhei a série, mas sei que vários colegas na minha escola viam.
A série era uma spin-off de um filme de 1993, "The Heartbreak Kid" sobre o romance proibido entre uma professora de 22 anos e um aluno de 17, ambos pertencentes à comunidade grega na Austrália. O protagonista do filme, Alex Dimitriades, desempenhou na série uma versão reciclada da sua personagem na série, Nick Poulos.



A acção passava-se no Liceu Hartley, situado numa zona multicultural de Sydney, onde estudam alunos de várias origens. Embora, como o título indica, as tramas principais estavam nas histórias de amores desencontrados dos jovens, mas a série também falava de problemas sérios como as drogas, a criminalidade e os sem-abrigo, bem como o choque cultural dos jovens entre as tradições dos seu países de origem e a vida na Austrália.
No início, o par romântico principal é vivido por Nick e por Jodie Cooper (Abi Tucker), que sonha em ser cantora. Os dois apaixonam-se quase à primeira vista, mas entre as ambições dela e os problemas dele, como a sua revolta pela morte da sua mãe num acidente, existem sempre obstáculos à relação e tudo termina em tragédia, quando no final da primeira temporada, Nick morre num combate de boxe devido a um aneurisma. Outro parzinho é o de Steve Wiley (Corey Page) e Danielle Miller (Emma Roche) que passa por muitos altos e baixos. Danielle é amiga de Rose Malouf (Katherine Halliday) e Chaka Cardenas (Isabella Gutierrez), cujas famílias vieram respectivamente do Líbano e de El Salvador. Peter Rivers (Scott Major) a princípio é o antagonista, mas aos poucos vai mudando de atitude e é ele que vive a história original do filme, ao apaixonar-se por uma professora. 

Nas últimas temporadas, a série passou a focar menos no núcleo escolar e mais na vida fora das aulas dos alunos. Entre as várias mexidas no elenco, destaque para as participações de Simon Baker ("O Mentalista") e Dominic Purcell ("Prison Break"). Callan Mulvey, no papel Bogdan Danzic, foi o actor que entrou em mais episódios, protagonizando as duas últimas temporadas.   
Além de Portugal, "Amores e Rebeldia" foi exibida em mais de trinta países.      




Já "Paradise Beach" durou apenas duas temporadas, apesar das suas ambições de ser um mash-up australiano de "Beverly Hills 90210" e "Marés Vivas", com todos os seus clichés: gente jovem e bonita, cenas de praia, desportos radicais e sequências expressamente filmadas para focar nas curvas esculturais da raparigas e nos músculos dos rapazes. A trama baseava-se na rivalidade (ora amistosa, ora nem tanto) entre dois rapazes da Gold Coast - o louro Sean Hayden (Ingo Rademacher) e o moreno Kirk Barsby (Manu Bennett) - para ver quem era o melhor no surf e em outros desportos e o rapaz mais popular das redondezas. As coisas se complicam quando Sean começa a namorar com Cassie (Kimberley Joseph), a irmã de Kirk, e este decide então arrastar a asa a Tori (Megan Connolly), a irmã de Sean. A completar o grupo, geralmente a providenciar os alívios cómicos às tensões, estão a ruivíssima Loretta Taylor (Raelee Hill) e Roy McDermott (John Holding). 




"Paradise Beach" passou na RTP1 de segunda à sexta à tarde durante o Verão de 1997 e eu lembro-me de ver porque nesse Verão, o meu irmão andou a fazer terapia para um problema pulmonar e como ele ainda era muito novo para ir sozinho, eu ia acompanhá-lo ao hospital. Quando chegávamos a casa, costumava estar a dar essa série na televisão e eu ficava a ver. A ideia geral de que me recordo é que a trama era demasiado básica e superficial e as interpretações a dar para o fraco, mas suficiente para entreter o meu eu de dezassete anos. Do elenco também fizeram parte Matt Lattanzi (ex-marido de Olivia Newton-John), Jaason Simons ("Marés Vivas") e uma bem jovem Isla Fisher. Infelizmente, Megan Connolly morreu de overdose em 2001, mas os três outros jovens protagonistas tiveram carreiras bem-sucedidas. Ingo Rademacher tem feito carreira nos Estados Unidos, sobretudo na telenovela "General Hospital", Manu Bennett foi Crixus em "Spartacus" e Azog na trilogia de filmes de "O Hobbit" e Kimberley Joseph é sobretudo conhecida como a hospedeira Cindy Chandler em "Lost". 

Genérico "Amores e Rebeldia" (1.ª temporada)




"Amores e Rebeldia" - excerto do 1.º episódio:


Genérico "Paradise Beach"


Excerto:



          

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...