sexta-feira, 14 de outubro de 2016

"Moulin Rouge!" (2001)

por Paulo Neto

O terceiro filme do australiano Baz Luhrmann concluía uma trilogia dedicada ao mundo do espectáculo, designada como a "Red Curtain Trilogy": depois da dança em "Strictly Ballroom" (1992) e o teatro em "Romeu + Julieta" (1996), "Moulin Rouge!" de 2001 abordava a música através de um grande número de canções bem conhecidas a serem utilizadas para contar uma história passada em finais do século XIX, protagonizada por Ewan McGregor e Nicole Kidman, com alguma inspiração na ópera "La Traviatta" e na peça "A Dama das Camélias".



Christian (McGregor) é um jovem escritor que se muda para o boémio bairro de Montmartre em Paris e rapidamente torna-se amigo dos membros da comunidade artística local, liderada por Henri Toulouse-Lautrec (John Leguizamo). Impressionado com Christian, Toulouse-Lautrec pede-lhe para convencer Harold Zindler (Jim Broadbent), o dono do cabaré Moulin Rouge, a levar a cena uma peça musical que eles têm estado a preparar. É lá que Christian conhece Satine (Kidman), a maior estrela do Moulin Rouge. 
Satine sonha deixar a vida de cabaré e tornar-se uma actriz a sério e para tal, aceita a sugestão de Zindler de seduzir o Duque de Monroth (Richard Roxburgh) para que este invista no Moulin Rouge, aproveitando o interesse que o vil aristocrata tem por ela. Satine acaba por confundir Christian com o Duque e após uma sucessão de equívocos, o Duque é persuadido a investir na peça de Christian e Toulouse. 


Com o avançar dos ensaios, Christian e Satine apaixonam-se e a peça sobre uma cortesã indiana apaixonada por um tocador de cítara porém cativa de um terrível marajá acaba por se tornar uma metáfora de Satine, Christian e do Duque. Quando este percebe isso, não olha a meios para separar os dois amantes.
Mas quando parece que, apesar de tudo, tanto a peça como o casal terá um final feliz, Satine que escondia de Christian que sofria de tuberculose, é vencida pela doença ao cair do pano. 




Se a adaptação moderna de "Romeu + Julieta" já parecia ser uma autêntica trip on acid, "Moulin Rouge!" levava essa exuberância um nível acima, numa autêntica explosão de cultura pop, mas Ewan McGregor e Nicole Kidman formaram um óptimo par romântico, impedindo que a história de amor ficasse perdida no meio de tanto excesso, e no processo, revelaram os seus dotes vocais, até então pouco conhecidos, sobretudo durante uma medley de conhecidas canções de amor, que é uma das minhas cenas favoritas do filme.





Entre as diversas canções versionadas ao longo do filme, podemos ouvir "Your Song" (Elton John), "Like A Virgin" (Madonna), "Diamonds Are A Girl's Best Friends" (Marilyn Monroe), Roxanne (The Police), "The Show Must Go On" (Queen), "One Day I'll Fly Away" (Randy Crawford) e até "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana). Mas claro está, a versão mais famosa extraída do filme foi "Lady Marmalade", o clássico disco-soul de 1975 das Labelle, interpretada por Christina Aguilera, Lil' Kim, Mya Pink que apresentou o tema a uma nova geração. A banda sonora contém ainda a participação de nomes como David Bowie, Beck, Bono, Fatboy Slim, Rufus Wainwright e Massive Attack e como se não bastasse, o filme continha ainda um cameo de Kylie Minogue, na altura gozando de um espectacular renascimento da sua carreira, como a Fada Verde.


O único tema original é "Come What May" interpretado por Ewan McGregor e Nicole Kidman. 
Curiosamente, o CD da banda sonora de "Moulin Rouge!" foi a primeira coisa que eu comprei em euros, no início de 2002. Um segundo disco com mais canções do filmes e novas versões foi editado posteriormente.

"Moulin Rouge!" foi nomeado para oito Óscares, tendo vencido os de Melhor Guarda Roupa e Melhor Direcção Artística, bem como Globos de Ouro para Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Actriz em Filme de Comédia ou Musical para Nicole Kidman.    
Eu recordo-me de ter adorado o filme quando o vi no cinema mas, tal como Titanic, é daqueles que filmes que tenho receio de ver de novo e ficar decepcionado.    

Trailer:


Ewan McGregor e Nicole Kidman "Come What May" (Josh Abrahams remix)


Ewan McGregor e Nicole Kidman "Elephant Love Medley"




Christina Aguilera, Lil' Kim, Mya & Pink "Lady Marmalade"





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...