domingo, 11 de agosto de 2013

Rádio Resumo (1973)


Como a maioria da minha geração, eu já nasci com televisão em casa. Era ainda a preto e branco, mas já a tomava como garantida. Até a geração dos meus pais, em termos de entretenimento caseiro providenciado por máquinas, havia o rádio. Sim crianças, o rádio, aquela caixinha por onde saem vozes e musicas. Caixinha ou caixote, dependendo do tamanho da traquitana, que podia ser bem grande! Hoje em dia a maioria está alojada nos automóveis, creio eu. E para demonstrar que o rádio ainda era um importante meio de comunicação até recentemente, hoje publico neste post um artigo de duas páginas, da revista "Tele Semana" de 1973, totalmente dedicados ao resumo da actividade radiofónica nacional!
O "Rádio Resumo", a versão do Guia TV para rádio, separado por categorias:

Na primeira página, uma secção de Notícias com as novidades, neste caso o regresso do programa "PBX" ao seu antigo horário no Rádio Clube Português; e o novo folhetim da Emissora Nacional: "Iáiá Garcia" (adaptação de romance de Machado de Assis, que também foi transformado em novela nos anos 80).

Na secção de Automobilismo
No Rádio Clube Português (RCP): os programas "Fórmula 1" e "Roda Livre"; na Rádio Renascença: "Grande Prémio" e "Automobilismo"; no Clube Radiof. de Portugal: "Rádio Motorismo"; e finalmente na Rádio Peninsular: "Rotação 7.000" (o nome mais fixe!).

Na secção Tauromaquia:
Na Emissora Nacional: "Sol e Toiros"; no RCP: "Toiros sempre toiros" e "Tauromaquia (Talismã)".

Na secção "Folhetins":
Na Emissora Nacional:"Ia-iá Garcia"; no RCP: "Matinée Teatral"; e na Rádio Renascença a über-popular "Simplesmente Maria".

Na secção "Humor":
No RCP: "Meia bola e... força"; "Graças com todos" e "Teatro Trágico"; no Clube Radiof. de Portugal: "Parada da Paródia"; na Rádio Voz de Lisboa: "Ria com os fantasmas"; e nos Emissores do Norte Reunidos: "Parada da Paródia" e "A Voz dos Rídiculos".

Na segunda página, destaque para o clássico programa "Quando o telefone toca" e para o aumento de meia hora na duração ao programa, totalmente dedicados "às canções de outros tempos - espécie de Melodias de Sempre, a rúbrica de Alves Coelho Filho que é (para muitos) uma saudade da TV". Já havia nostalgia nos anos 70! Na foto, Joaquim Pedro, o mais antigo apresentador do programa.

Na secção "Magazine":
Na Emissora Nacional: "Domingo Sonoro"; no RCP: "PBX", e "Movimento"; no Clube Radiof. de Portugal: "Tudo pode acontecer".

Na secção "Actualidades":
Na Emissora Nacional: "Momento 73", na Rádio Renascença: "Jornal Diário"; e no Clube Radiof. de Portugal: "Lisboa, figuras e casos" e "Aconteceu".

Na secção "Juventude":
Na Emissora Nacional: "Convívio"; no RCP: "Impacto"; na Rádio Renascença:"Página 1"; na Rádio Voz de Lisboa e na Rádio Peninsular: "Progressão" e "Agora e Aqui".

Na secção "Discos Pedidos":
Na Emissora Nacional: "Que quer ouvir?"; no RCP e Rádio Peninsular: "Quando o telefone toca"; na Rádio Renascença:"Quando o telefone toca", "Peça que não maça" ( o meu título favorito!) e "Programa dos Sócios".

Eu lembro-me bem de se ouvir rádio cá em casa durante a minha infância e juventude e depois de mais de uma década de ausência, voltei a ouvir rádio no final de 2009, por causa da "Caderneta de Cromos" de Nuno Markl. E os nosso caros leitores? Nunca pararam de ouvir rádio? Gravaram cassetes piratas da rádio? Abandonaram? Ou só ouvem nos carros a caminho do trabalho?


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...