quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Big Brother Portugal 2 (2001)

por Paulo Neto 

Tal foi o impacto do primeiro Big Brother que a TVI percebeu que tinha de continuar a onda. Por isso, a segunda edição nacional do Big Brother estreou apenas três semanas após o final da primeira.
O "Big Brother 2" estreou a 21 de Janeiro de 2001 e terminou a 20 de Maio desse ano, sendo a única edição que não se realizou no último terço do ano. Aliás, à parte a "Academia de Estrelas" em 2002, creio que foi a única edição de um reality show da TVI do molde "pessoas fechadas numa casa" que não se realizou entre Setembro e Dezembro.







As inscrições para o Big Brother 2 começaram ainda durante o decorrer da primeira edição e o número de candidaturas quintuplicou para cerca de 20 mil inscritos. Apesar do curto espaço de tempo entre as duas edições, a casa da Venda do Pinheiro passou por remodelações significativas. Por exemplo, em vez das cores vivas da primeira edição, as paredes eram em tons claros e os designs e o mobiliário tinham inspiração no design tipicamente português. Foram treze os concorrentes que entraram no primeiro dia: Bruno, 22 anos, Barcelos, pasteleiro; Cristina, 35 anos, São Mamede de Infesta, desempregada; Elsa, 25 anos, Portalegre, secretária; Fernando, 23 anos, Olhão, estudante; Henrique, 21 anos, Peniche, estudante; Liliana, 24 anos, Aveiro, agente imobiliária; Maurício, 37 anos, Mogadouro, dentista; Patrícia, 22 anos, Vila Nova de Gaia, estudante; Pedro, 20 anos, Vila Nova de Gaia, estudante e músico; Sérgio, 29 anos, Corroios, empregado numa loja de desporto; Sofia, 22 anos, Odivelas, empregada numa loja de roupa; Verónica, 27 anos, Porto, professora de ginástica; e Vítor, 25 anos, Tavira, DJ e bailarino. Teresa Guilherme e Pedro Miguel Ramos regressaram às suas funções como apresentadores. 
Tal como no primeiro Big Brother, e ao contrário do que acontece actualmente com a "Casa dos Segredos", havia a preocupação para que os concorrentes fossem de certo modo uma amostra da população nacional entre os 20 e 40 anos. Porém, em relação à primeira edição, estes concorrentes já sabiam melhor ao que vinham e estavam mais cientes das regras do jogo, das câmaras e daquilo que podia ou não passar na televisão. Por exemplo, quando Patrícia deixou inadvertidamente cair uma pastilha da boca, exclamou quase instintivamente: "Não passem isto na televisão." (Claro que passou!)
Eis alguns dos destaques do Big Brother 2:
- Foi a única edição do Big Brother a ter uma revista semanal própria dedicada ao programa, onde se noticiavam os acontecimentos na casa e as actividades dos concorrentes das duas edições.
- O tema desta edição foi "Tudo Pode Acontecer", interpretado pelo ex-Excesso João Portugal, que chegou a entrar na casa na segunda semana precisamente para ensinar a canção aos concorrentes.






João Portugal acabaria por ser um habitué deste tipo de temas, tendo também cantado os temas da primeiro edição do Big Brother Famosos e a quarta edição de anónimos.



- A figura mais croma do BB2 foi sem dúvida Elsa. A loira alentejana ficou célebre pela sua voz estridente, vários momentos a condizer com os estereótipos da sua cor de cabelo (inevitavelmente parodiados por Herman José) e sobretudo os beijinhos que mandava sempre para uma quantidade de gente sempre que ia ao confessionário nas galas de terça-feira. Ficou também famoso o então seu namorado, conhecido como o "Xuxu", que era alegadamente um dos termos carinhosos que Elsa lhe chamava (não me recordo qual era o verdadeiro nome dele). Elsa foi porém criticada por não se referir muitas vezes ao seu filho, que estava então à guarda da família do seu ex-marido. (O seu ex-sogro viria a ser uma das vítimas do massacre engendrado por Luís Miguel Militão em Fortaleza no Brasil em Agosto desse ano). Elsa regressou à casa do Big Brother um ano depois como participante na segunda edição do Big Brother Famosos. Actualmente, segundo o blogue de Flávio Furtado, Elsa trabalha na área de formação, tendo tirado um mestrado em Psicologia Clínica.





- Durante a primeira prova colectiva, que consistia numa representação escrita e encenada pelos concorrentes, Fernando destacou-se na sua prestação de tal modo que o jovem algarvio, que após a sua saída, integrou o elenco da telenovela "Olhos de Água" no papel de Samuel, onde teve a oportunidade de contracenar com Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz.



- Esta foi também a primeira edição internacional do Big Brother, com a participação de um concorrente brasileiro: Maurício, natural do estado do Rio de Janeiro, que trabalhava como dentista em Trás-Os-Montes. (Provavelmente terá sido mesmo o primeiro concorrente brasileiro de sempre num Big Brother, até porque na altura ainda não havia a edição brasileira). O seu ponto alto foi a sua não-tão-secreta admissão a dois concorrentes que se tinha masturbado. Após a sua saída, Maurício editou um livro dedicado à higiene oral com o título "Sorri Dente"e mais tarde abriu a sua própria rede de clínicas dentárias.



 - O primeiro terço do Big Brother 2 foi marcado pela rivalidade entre Liliana e Verónica, com várias picardias entre ambas e os aliados de cada uma, que culminou num "head-to-head" em que as duas foram nomeadas, tendo sido eliminada a aveirense.
Após a sua saída, Liliana fez parte de um dos momentos mais bizarramente divertidos do "Herman SIC" pois foi a ela que o bruxo Alexandrino tentou em vão hipnotizar enquanto proferia o célebre bordão: "Firme e hirta, como uma barra de ferro".



- Houve algumas questões quanto à sexualidade de Vítor, que trabalhava num bar "gay-friendly" em Tavira como DJ e bailarino, aparecendo com um fato exótico numa das fotos oficiais. Porém, Vítor nunca demonstrou evidências sobre uma possível homossexualidade e até referiu uma certa atracção por Verónica. (ACTUALIZAÇÃO: Vítor Matias faleceu em 2017, aos 41 anos, vítima de cancro.)




- Pedro e Sofia foram um dos casais desta edição. Ambos tinham namorados à entrada para a casa e decidiram terminar com eles no confessionário. Foram divertidos os seus momentos "on again, off again". Sofia foi particularmente criticada por ser a mais preguiçosa da casa e por estar sempre a comer, algo pouco condizente com as suas aspirações como modelo. A relação entre ambos terminou após o programa. Pedro chegou a apresentar uns programas na efémera NTV e a namorar com uma Isabel Figueira pós-Acorrentados e pré-anúncio do trampolim da Maxmen.



- Mas o principal casal do BB2 foi aquele formado por Sérgio e Verónica. Desde cedo notou-se uma química entre os dois, apesar do desconforto dela por ter namorado cá fora. No entanto, a paixão falou mais alto, ao ponto de que os dois estiveram prestes a tornar-se os primeiros concorrentes do Big Brother no mundo inteiro a casarem-se dentro da casa. Porém, o público furou-lhe os planos ao eliminar Verónica uma semana antes da data marcada e Sérgio desistiu imediatamente a seguir. Os dois acabaram mesmo por se casar no dia 24 de Abril, dia de aniversário de Sérgio, numa cerimónia civil junto à casa da Venda do Pinheiro. Eu conheci Sérgio e Verónica pessoalmente no ano seguinte quando os dois tinham uma loja de roupa na Avenida de Roma em Lisboa, onde comprei uma sweat shirt e eles foram exactamente tão porreiros como eu pensava que eles eram. A união entre ambos gerou uma filha e apesar de uma separação seis anos depois, mantêm uma boa relação. Sérgio entrou no reality show "Perdidos Na Tribo" em 2011. Trabalham ambos actualmente no ramo da imobiliária.

Sérgio e Verónica na actualidade com o filho de Sérgio,
que entrou na última temporada de "Morangos Com Açúcar".

Verónica e Sérgio também protagonizaram um momento divertido por alegadamente a sua primeira relação sexual na casa ter durando apenas 57 segundos.



- Houve algumas situações do Big Brother 2 que foram espelhadas da primeira edição. Tal como no BB1, a primeira concorrente eliminada foi Riquita, a única que era casada, também nesta edição, Cristina, a primeira concorrente eliminada, era a única que era casada.
E se no BB1 os concorrentes que substituíram Marco, após a expulsão deste, chamavam-se Carla e Paulo, os concorrentes que entraram após a desistência de Sérgio tinham precisamente os mesmos nomes: Carla (25 anos, Coimbra, estudante) e Paulo (24 anos, Póvoa do Varzim, estudante). Este último até acabou por fazer parte dos quatro finalistas, ao vencer inesperadamente a última ronda de eliminações contra Elsa.

Bruno
- Bruno, o pasteleiro-motard de Barcelos, foi o terceiro classificado, apesar de uma participação bastante discreta, destacando-se apenas o envolvimento com Liliana. Mais atribulada foi a sua vida nos anos seguintes. Tal como Mário do Big Brother 1, também Bruno envolveu-se em problemas com a lei, tendo sido um dos detidos em 2007 numa operação policial num caso de uma alegada rede de assaltos, carjacking e tráfico de armas, do qual viria a ser condenado a pena suspensa.



- Patrícia, também conhecida como Tixa, foi a segunda classificada (e pessoalmente, acho que devia ter sido ela a ganhar). Apesar da sua pouca idade, destacou-se pela sua maturidade. Igualmente marcante foi a sua família, frequentemente presente em estúdio e que era bem internacional, já que ela era filha de pai uruguaio e mãe alemã. Foi também comovente o seu reencontro com a sua irmã Sílvia, portadora de deficiência, que lhe comunicou em primeira mão que o Boavista, o clube delas, tinha sido campeão nacional.


Henrique na altura do BB2 e actualmente



- O vencedor do Big Brother 2 foi Henrique, igualmente conhecido como o Icas. De certa forma, era o concorrente mais parecido com o Zé Maria, o vencedor da primeira edição, com várias momentos de "peixe fora de água", até porque o estudante de História era religioso e na altura ainda considerava tornar-se padre. Foram também divertidos os momentos de brincadeira com Elsa. (ACTUALIZAÇÃO: Henrique é actualmente casado com um cidadão alemão.)

O Big Brother 2 manteve as altas audiências vindas da primeira edição e, juntamente com a entretanto estreada telenovela "Olhos de Água", ajudou a cimentar a TVI como a estação líder do horário nobre nacional e a avançar na liderança total que a estação de Queluz alcançaria nos anos seguintes. Eu segui esta segunda edição tão fervorosamente quanto a primeira, mas já  a terceira edição, estreada ainda em 2001, não foi tão interessante tal como as outras que se seguiram.

Momentos do Big Brother 2


Promo com o Zé Maria:


Best of Sérgio e Verónica



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...