sábado, 2 de julho de 2016

Camilo & Filho Lda. (1995-1996)

 A Enciclopédia de Cromos tem o prazer de apresentar um novo convidado especial - Pedro Marta - que quis partilhar com os leitores as suas memórias da série da SIC encabeçada por Camilo de Oliveira e Nuno Melo: "Camilo & Filho Lda." exibida entre 1995 e 1996. Vou então passar a palavra ao Pedro Marta:

No ano em que a SIC ultrapassou a RTP nas audiências, o popular ator Camilo de Oliveira foi uma das grandes 'contratações' do canal para a área do humor, juntando-se a Guilherme Leite que assinava o estrondoso sucesso "Os Malucos do Riso". A primeira série de Camilo na SIC chamava-se "Camilo & Filho Lda." e consistia nas peripécias entre um pai (Camilo Chumbinho) e um filho (Alberto Chumbinho, interpretado por Nuno Melo), que viviam numa casa com poucas condições e que geriam um negócio de sucata.


Adaptada do original inglês "Steptoe and Son" e considerada uma das séries de maior audiência, "Camilo & Filho Lda." estreou a 10 de outubro de 1995 e teve apenas uma temporada de vinte e seis episódios. Para além dos dois protagonistas, que segundo os rumores se detestavam, contou com a participação especial de artistas consagrados como Alberto Villar, Alina Vaz, Manuela Cassola, Rui Mendes, Henrique Viana, Carlos César ou Artur Agostinho. Para além destes, Camilo de Oliveira trabalhou com a sua atual companheira, Paula Marcelo, que no segundo episódio ("A Cama"), dava vida a uma das 'namoradas' de Alberto Chumbinho.
A série terminou a 3 de maio de 1996, quase um mês depois de ter sido eleito o melhor programa de ficção e comédia na primeira edição dos "Globos de Ouro", apresentada por Catarina Furtado, João Baião e Ana Malhoa. Em 2003, o formato foi reposto em horário nobre, conquistando audiências semelhantes às de 1995 (cerca de 26% de rating), o que deixou Camilo bastante satisfeito: "Tudo isto se deve ao profissionalismo de uma equipa – liderada pelo produtor e realizador Jorge Marecos, que considero um irmão – que servia o programa e não o contrário", disse, na altura, ao Correio da Manhã.

Com uma grande dose de disposição e gargalhadas, "Camilo & Filho Lda." é intemporal: "A vida está difícil!", dizia Camilo, no final de cada episódio, sendo um dos seus célebres bordões.

Acrescento ao texto do Pedro Marta o vídeo do primeiro episódio, disponível no Youtube, tal como o resto da série:



Podem ler todos os posts dos nossos "Convidados Especiais".


Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos". Se desejar ser um convidado especial e ver o seu texto publicado na Enciclopédia, pode contactar-nos pelas mensagens da Página do Facebook ou pelo email cine31@gmail.com. O texto proposto será analisado, e se seleccionado, publicado.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...