sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

10 Coisas Que Odeio Em Ti (1999)

por Paulo Neto

O tempo passa sempre a correr e foi com algum espanto que me dei conta que já passaram oito anos desde a morte do actor australiano Heath Ledger. A 22 de Janeiro de 2008, terminava apenas aos 28 anos a vida deste talentoso actor que apesar da sua vida curta ainda teve uma carreira bastante prolífica e elogiada, entrando em filmes como "O Patriota", "Coração de Cavaleiro", "Monster Ball - Depois Do Ódio" ou "Casanova" e deixando a sua marca com os seus papéis icónicos em "O Segredo de Brokeback Mountain" e "O Cavaleiro Das Trevas", este último distinguido com um Óscar póstumo.



Por isso, não deixa de ser curioso lembrar que o primeiro filme de Ledger em Hollywood foi a comédia adolescente de 1999 "10 Coisas Que Odeio Em Ti" ("10 Things I Hate About You") realizada por Gil Junger e que além de Ledger, tinha Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik e Andrew Keegan nos principais papéis. 
E sabem de algo ainda mais curioso? Eu vi este filme nas aulas não numa mas sim em duas cadeiras durante o meu 3.º ano da Universidade. Primeiro na cadeira de Cultura Norte-Americana, pois como já referi antes, o trabalho do primeiro semestre consistia em analisar a sociedade americana através de cinco filmes passado no high school e depois na cadeira de Literatura Inglesa II, que nesse ano era exclusivamente dedicada a William Shakespeare e o filme era uma adaptação livre e modernizada de "A Fera Amansada", uma das peças do bardo estudadas nessas aulas.



Cameron James (Gordon-Levitt) é um aluno recém-chegado ao Liceu de Padua, na região de Seattle, e desde logo fica apaixonado pela adorável porém algo fútil Bianca Stratford (Oleynik). Mas não só Bianca está mais interessada no popular e presunçoso Joey Donner (Keegan), como está proibida pelo seu pai Walter (Larry Miller) de namorar. Sobreprotector com as suas filhas desde que a sua esposa abandonou a família e obsessivamente preocupado com gravidez adolescente, devido ao número de casos a que assiste no seu trabalho como obstetra, Walter estabeleceu que Bianca só pode namorar ou sair com rapazes até que a sua irmã mais velha Kat (Stiles) o faça.



O problema é que Kat é uma rapariga tão arisca e antissocial que nenhum rapaz quer sequer aproximar-se dela, o que impossibilita a vida amorosa da irmã. Vendo no rebelde e insubordinado Patrick Verona (Ledger) um possível par ideal para a feroz Kat, Cameron e Joey convencem-no a conquistá-la e assim libertar Bianca da proibição de sair com rapazes. Patrick aceita mediante o dinheiro dado por Joey (que está apenas sexualmente interessado em Bianca) e aos poucos, Kat deixa-se conquistar e o que parecia ser um simples engate torna-se em algo mais para ambos. Entretanto, Bianca acaba por aceitar Cameron e dispensar Joey, sobretudo quando Kat lhe confidencia uma dolorosa memória do passado, que fez com que ela mudasse de atitude. No final, esclarecidos os mal-entendidos e perdoadas as intenções iniciais, Kat e Patrick assumem a paixão.




Outras personagens que se destacam no filme são Michael Eckman (David Krumholtz), o amigo geek de Cameron, Mandella (Susan May Pratt), a amiga de Kat obcecada por Shakespeare em quem Michael está interessado, Chastity Church (Gabrielle Union) a amiga de Bianca que no fim revela-se uma amiga da onça e Mrs. Perkey (Allison Janney), a conselheira escolar que aspira a ser escritora de literatura erótica.




Com desempenhos competentes de todo o elenco, vários momentos de humor (por vezes até nonsense) e várias referências shakespereanas, "10 Coisas Que Odeio Em Ti" cumpre plenamente a sua função de divertir e entreter e ainda hoje é uma referência no subgénero da comédia adolescente. Heath Ledger e Julia Stiles deixavam antever o potencial que demonstrariam nas respectivas carreiras, assim como Joseph Gordon-Levitt, que até então era mais conhecido pelo seu trabalho em televisão sobretudo em "Terceiro Calhau A Contar Do Sol", tendo os três recebido várias distinções e nomeações para prémios de jovens actores.   

Em 2008, o filme foi adaptado a uma série de televisão de vinte episódios onde Larry Miller recuperou o seu papel como o pai das das irmãs Stratford.

Trailer:


Heath Ledger "Can't Take My Eyes Off Of You"






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. RIP Heath LEdger, mas a personagem representada por ele que ficará mais na minha memória além do Joker, é o Connor de Roar. Já fizeram alguma review dessa serie? Nessa serie aparece a Cuddy do House e, se estou enganado, o RAph Fiennes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...