segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Tous - Bollycao - Anos 90


Em conversas com os nostálgicos na Internet, uma das colecção de brindes que é recordada com mais saudades é a dos "Tou", "Tous" ou "Bolly-Tous", pequenos cromos autocolantes que saiam nos pacotes dos bolos recheados de chocolate Bollycaos.

Todos os "Tous" são protagonizados por uma criaturinha verde de ar simpático que ao longo de dezenas de cromos diferentes ilustrava o seu estado de espírito, e ao mesmo tempo contribuiu para a disseminação do uso de "tou" em vez de "estou". (No site Ciberdúvidas um utilizador indica que se deve escrever tou e não 'tou , visto não ser uma "uma contracção, mas, sim, de uma forma que perdeu a sílaba inicial. Este fenómeno chama-se aférese")

A colecção da Ana Trindade obviamente inclui umas boas dezenas de "Tous":



Eis um exemplar da 2ª série que adquiri recentemente numa feira de velharias:




Este anúncio ao Bollycao - disponibilizado online pelo Mistério Juvenil - inclui a apresentação da colecção "Tou":



Segundo informação do Fórum de Numismática, os "Tou" tiveram 2 séries, a primeira com 50 cromos e a segunda com 65. Foram ainda lançados uns "Tou" de tamanho maior e desdobráveis, com 20 para coleccionar.

1º Série:
Fonte: Fórum de Numismática
Da primeira série lembro-me melhor do "Nã Tou", "Tou Invisível", "Tou C'a Mosca", "Tou nas lonas" ou "Tou de rastos".

2º Série:
Fonte: Fórum de Numismática
Recordo-me bem de ver os "Tou Giro", "Tou Astronómico" e o "Tou Glorioso".

"Tou" desdobráveis:
Fonte: Fórum de Numismática
Dos desdobráveis creio que tive o "Tou a dar música", "Tou numa de Hóquei" e "Tou numa de filósofo".

Como habitual, os brindes da Panrico chegavam a Portugal depois de serem comercializados no pais de nuestros hermanos, e os "Tous" não foram excepção, consta que andaram nos Bollycaos espanhóis desde final dos anos 80, com o nome "Tois" ou "Bolly-Tois". Mais detalhes no blog "Por el poder de Grayskull: Los TOIS de Bollycao".



Recentemente ainda foram colocados à venda uma colecção de "Tous" adaptados ao século XXI: "Tou Twitando" por exemplo. Desses não coleccionei nenhuns. Agora os dos anos 90, um sucesso gigantesco que deve ter aumentado em muito as vendas dos Bollycao e o colesterol dos jovens, estavam destinados a decorar um pouco de tudo, desde as capas dos cadernos e livros escolares, portas do frigorífico, guarda-fatos ou janelas dos quartos.
Caros leitores: Quais eram os vossos favoritos, ou que se lembram melhor?


A colecção tinha já sido recordada no "Caderneta de Cromos 221 - Bollycao" [Ouvir/Download do Podcast].
Deixo ficar o link de outra colecção saudosa do Bollycao dos anos 90: "Cromos Videojogos Sega" protagonizados pelo carismático Sonic.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. Tive tanto de "Tou"... e ás vezes viam-se colados nas portas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, via-se Tous colados por todo o lado :)
      Se tivessem aparecido uns anos antes teriam ido parar à porta do meu frigorifico, que acumulou cromos do Sport Billy, Topo Gigio, etc :)

      Eliminar
  2. Engraçado, pensei que eu era o único que colecionava destas coisas, também tenho muitos cromos da bollycao dos anos 80 e 90, ainda hoje fiz um vídeo para o meu canal com alguns deles: https://youtu.be/hNu44hzgLD0

    ResponderEliminar
  3. é impressão minha ou naquela imagem da primeira série estão 49 cromos e não 50? corrija me se estiver em erro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva. Estão 50 mas só dá para ver a face de 49. Pode ser um repetido ou pode estar apenas virado para ilustrar o verso. Como a foto não é minha, não posso confirmar :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...