terça-feira, 17 de novembro de 2015

Kids Incorporated - Miúdos & Companhia (1984-1994)

por Paulo Neto

Mais uma para a categoria "séries das quais só eu me lembro". Apesar de ter durado uma década nos Estados Unidos, a sua passagem pelos ecrãs nacionais foi bastante discreta. No entanto, é uma série que vale a pena recordar por dois motivos: primeiro, porque vários dos pequenos talentos que revelou acabariam por se tornar bem conhecidos em adultos e segundo, porque agora olhando para trás, pode-se afirmar que esta série foi o "Glee" dos anos 80 e 90.



Produzida pela Disney, "Kids Incorporated" foi exibida nos Estados Unidos em nove temporadas entre 1984 e 1994. As duas primeiras temporadas foram exibidas em Portugal sob o título "Miúdos & Companhia" entre 1990 e 1991 no espaço infanto-juvenil da RTP1 aos sábados de manhã.



A série era sobre um grupo de crianças e adolescentes que formavam um grupo musical, Kids Incorporated, que interpretava os hits musicais da altura e alguns do passado (à maneira de "Glee"), pelo que umas boas mãos-cheias de clássicos dos anos 80 e inícios dos anos 90 foram chilreados por estes jovens talentos. O grupo costumava actuar no "The P*lace", uma antiga sala de espectáculos convertida num popular ponto de encontro para jovens e cada episódio tinha uma breve história que tanto podia ser sobre os problemas próprios de quem se tem entre 8 e 15 anos ou então tramas fantasiosas envolvendo fantasmas, robots, extra-terrestres e princesas em fuga. Ao longo de cada episódio, eram interpretadas quatro canções: duas actuações em palco do grupo no início e no fim de cada capítulo e duas cenas musicais no cenário relacionados com a trama de cada episódio. Como é evidente, algumas das canções tinham as letras alteradas nas versões interpretadas pelos actores de modo a que fossem mais apropriadas à sua idade. 



Na primeira temporada da série, o elenco era composto por Jerry Shaller (Mickey), Martika Marrero (Gloria), Rahsaan Patterson (The Kid) e Renee Sands e Stacy Ferguson interpretavam duas irmãs chamadas...Renee e Stacy. (Ao longo de toda a série, salvo algumas excepções, as personagens tinham o mesmo nome dos actores que a interpretavam). Na segunda temporada, Jerry Shaller foi substituído por Ryan Lambert (Ryan). Moosie Drier interpretava Riley, o empregado do bar do "The P*lace". 

Stacy Ferguson foi quem permaneceu mais tempo da série, durante seis temporadas entre 1984 e 1989, começando como a mais nova do grupo e terminando como a mais velha. Em séries subsequentes, entraram dois jovens que se tornariam conhecidos actores: Jennifer Love Hewitt (creditada como Love Hewitt, no papel de Robin durante duas temporadas entre 1989 e 1991) e Eric Balfour (1 temporada, em 1991).




A série também contou com um jovem corpo de baile, que acompanhava os protagonistas nas coreografias e nas actuações em palco e por vezes, também entravam nas histórias de cada episódio. Dois bailarinos que fizeram parte do corpo de baile viriam a tornar-se sobejamente conhecidos mais tarde: Mario Lopez, que alcançaria a fama como o Slater de "Já Tocou" e ainda hoje é um conhecido actor e apresentador, e Shanice Wilson, que se tornaria cantora de r&b, cujo maior sucesso foi o hit de 1991 "I Love Your Smile".  
Eram raras as presenças de adultos na série, mas por lá passaram alguns nomes famosos como David Hasselhoff, Sideah Garrett, Florence Henderson e a ginasta olímpica Kathy Johnson

E quanto aos protagonistas das primeiras temporadas? Rahsaan Patterson tem uma discreta mas produtiva carreira como cantor soul; Martika fez sucesso no final dos anos 80 e inícios dos anos 90 com destaque para o hit global de 1989 "Toy Soldiers" que em 2004 foi samplado por Eminem; em 1997 as irmãs ficcionais Stacy Ferguson e Renee Sands juntaram-se a Stefanie Friedel para formar a girlband Wild Orchid, cujo maior êxito foi "Talk To Me". Renee Sands foi também a voz cantada da Princesa Fiona nos dois primeiros filmes do "Shrek". E caso ainda não tenham descoberto, Stacy Ferguson tornar-se-ia uma estrela mundial, pois não é outra senão a Fergie dos Black Eyed Peas

Além de ter sido transmitida em vários países, "Kids Incorporated" teve também adaptações nacionais no Japão e na Nova Zelândia. Muitos episódios da série e clips musicais estão disponíveis no YouTube e eu recomendo uma visita ao canal oficial, para ver estes vários talentos que de pequenino torceram o pepino e tornaram-se estrelas graúdas.    


Todos os genéricos:




Versão de "Maniac", do filme Flashdance:


Versão de "Into The Groove" de Madonna:


Versão de "People Are People" dos Depeche Mode


Versão de "Going Gets Tough" de Billy Ocean


Versão de "King Of Wishful Thinking" dos Go West (Jennifer Love Hewitt & Eric Balfour):




      

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...