sábado, 28 de março de 2015

Hits de Suzy Paula e as suas versões originais (1982-83)

por Paulo Neto

São muito poucos os dados biográficos disponíveis na internet sobre a cantora Suzy Paula. Por o exemplo o seu verdadeiro nome, apesar do artístico ter várias grafias (Susy e Suzi), e a sua idade. Sabe-se porém que é natural de Sabrosa, distrito de Vila Real, e faz anos a 23 de Junho. 
Iniciou a sua carreira na época áurea do nacional-cançonetismo dos anos 60 e, Wikipedia dixit, desde logo "escandalizou muitos com as suas mini-saias". Viveu e fez carreira no Brasil entre 1973 e 1981 e foi precisamente no seu regresso a Portugal que garantiu um lugar na história discográfica nacional com vários discos dedicados aos mais novos e que a tornaram numa precursora dos ídolos dessa faixa etária, de nomes como o Avô Cantigas, Ana Malhoa na fase Buéréré ou Xana Toc Toc.

Porém há que referir que muitos dos hits de Suzy Paula mais conhecidos são na verdade, adaptações portuguesas de temas estrangeiros. Por isso, será interessante comparar esses temas com os originais.


Para começar, não há como fugir ao maior de todos os sucessos de Suzy Paula. Editado em 1982, "O Areias", o camelo de duas bossas e muito pêlo já há muito tem seu lugar de honra no panteão das músicas infantis nacionais (apenas o "Eu Vi Um Sapo" da Maria Armanda terá maiores obséquios). Infelizmente não existe no YouTube a gravação original, pelo que mais parecido será esta actuação de Suzy Paula no programa "Parabéns" da RTP já na década de 90.


Além de ser o maior hit de Suzy Paula, é também o maior sucesso como letrista de Mário Contumélias, conceituado jornalista e professor, que entre os seus discípulos no Cenjor, contam-se nomes como Nuno Markl e Catarina Furtado. A versão original é em francês e data de 1979. Trata-se de "Bécassine", interpretado por Chantal Goya


Mesmo quem não percebe francês, deverá ter calculado que a versão original não fala em nenhum camelo. Fala sim de uma pretensa prima camponesa de Goya, de seu nome Bécassine. Nascida em 1942 em Saigão, Chantal Goya iniciou a sua carreira em meados dos anos 60 em pleno auge do movimento yé-yé e do cinema Nouvelle Vague em França, tendo mesmo protagonizado em 1966 o filme "Masculino/Feminino" de Jean-Luc Godard, onde sem surpresa, a sua personagem era uma cantora pop. A partir de 1975, Chantal Goya passou a gravar discos para crianças do qual este "Bécassine" é ainda a principal referência. Dado os percursos semelhantes de carreira, por detrás da gravação de "O Areias" haveria implícita uma tentativa de fazer de Suzy Paula a Chantal Goya nacional. Goya continua bastante activa e ainda hoje percorre toda a França com os seus espectáculos infantis. 


O outro grande hit de Suzy Paula foi "Visitas", também de 1982 cuja letra debitava praticamente todos os bonecos animados que faziam as delícias da criançada: Bana & Flapi, Tom & Jerry, Abelha Maia, Peter Pan, e et cetera. Eis o videoclip:


Mais uma vez, a letra era de Mário Contumélias. O original, "Visite", é franco-holandês e foi gravado em 1980 por Lenny Kuhr & Les Poppys



Também o original menciona alguns bonecos e heróis infantis como o Rato Mickey, o sapo Cocas, a Miss Piggy e o Tintin. Lenny Kuhr nasceu em Eindhoven, nos Países Baixos em 1950. Em 1969, foi uma das quatro vencedoras do Festival da Eurovisão desse ano com "De Trobadeur", já que então as regras do certame não previam nenhuma forma de desempate, pelo que a vitória foi repartida entre Holanda, França, Espanha e Reino Unido em ex-aqueo. A carreira Lenny Kuhr dividiu-se posteriormente entre o seu país e a França, daí que tenha gravado este tema com os franceses Les Poppys, um grupo infantil fundado em 1946 e que desde então já integrou dezenas de componentes na sua formação. 


Em 1983, Suzy Paula pretendia virar-se para um público mais crescido, mas ainda sem esquecer a sua maior fanbase. Daí o single de 1983 "Viva a Vida" que pretendia dar uma no cravo e outra na ferradura. Eis uma actuação no programa "O Foguete":

  

Com letra da versão portuguesa de António José, o original é alemão: "Viva la Mamma" de Ingrid Peters & July Paul. 




"Viva la Mamma" ficou em segundo lugar no equivalente alemão do Festival da Canção de 1983 (cuja vitória foi para os irmãos Hoffmann com o tema "Rucksicht" que assim representaram a Alemanha no Festival da Eurovisão desse ano, que teve lugar precisamente em solo alemão). No entanto, o tema foi um sucesso comercial, tendo chegado ao n.º 2 do top alemão. Ingrid Peters acabaria também por ter a chance de ir à Eurovisão, tendo sido a representante alemã em 1986 com o tema "Uber die Brucke geh'n". Peters continua activa na cena musical alemã. Durante anos dividiu-se entre as profissões de cantora e de professora de Educação Física.

O período de sucesso Suzy Paula continuou até 1985, incluindo temas como "Manhãs de Setembro" (versão de um tema da brasileira Vanusa), "No País da Gente", "Cangurik" (para cantar canções sobre animais começados por C  não havia como ela!) e a sua participação no disco/programa de televisão "ABBAcadabra" (1984), onde teve o papel de Alice No País das Maravilhas. Desde então, tem-se dedicado essencialmente a cantar fado. 
Em 2001 a editora Movieplay dedicou um dos discos da série "Parque Infantil" aos repertório infantil de Suzy Paula. Em 2007, em comemoração dos 25 anos da gravação de "O Areias", participou no musical do mesmo nome. 

Extras:

"Ontem Foi Ontem" (Programa "A Festa Continua", 1983)

   

"No País da Gente"


"Cangurik"







    
     

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. http://de.wikipedia.org/wiki/Ingrid_Peters - o tema náo vendeu muito talvez tenha a 2º no programa zdf-hitparade. Não era muito usual temas de música ligeira nos primeiros lugares de vendas (lembro-me do Roland Kaiser (Joanna, Santa Maria), Howard Carpendale (Hello Again) Andy Borg (Amore Mio), Nicole (A Little Peace e um outro)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...