sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

"Tarzan Boy" - Baltimora


Tarzan Boy. Esta música é para mim sinónimo do inesquecível programa "Caderneta de Cromos". E portanto foi com grande alegria que encontrei este single em vinil numa feira de velharias, então resisti a colocá-lo na minha sacola e fugir a grande velocidade. Estou a brincar, paguei antes. Decerto que tinha ouvido o tema anteriormente, mas o programa que deixou tantos crómos orfãos quando terminou em 2012, marcou esta canção de italo disco na minha mente na manhã do dia 29 de Dezembro de 2009:
Comprei a edição portuguesa do single produzido pela EMI, mas fabricado em Portugal por Vecemi - Música e Discos, Lda:

A capa frontal do vinil:
Repare-se no cuidado gráfico, aparentemente criado com a intenção de ferir os olhos de quem comtemplasse esta bela ilustração de um Tarzan mais homem que "boy", a não ser que o "boy" seja o macaco no braço do Tarzan (e quem seria mãe do "rapaz"? Bom, é melhor ficar por aqui)... Na parede de tijolos verdes, três molduras com fotos de selva e do céu (!) da selva.
Quem encheu as capas do vinil de beijos carregados de batom deve ter ficado com os lábios inchados, visto que vendeu balúrdios a nível mundial e até tocou no terceiro filme das Tartarugas Ninja (1993). Ainda em 1985 foi incluido no álbum Living in the Background, precisamente o álbum de estreia dos Baltimora.


Este êxito dos anos 80, tinha igualmente um vídeo invulgar, com muita coreografia em frente a um ecrã verde, e uma enchurrada de efeitos "vídeo" em redor de um individuo vestido com uma pele de leopardo por debaixo de um casaco que deve ter o fecho partido, porque está sempre a abrir-se para revelar a musculatura e vestimenta pintalgada deste aprendiz de Tarzan que durante a música vai emulando os famosos gritos do Homem Macaco.

Lado A: "Tarzan Boy":


No Lado B: "Tarzan Boy (DiscJockey Version)":



Podem ouvir também a versão "Tarzan Boy (Summer Version)".

Os responsáveis por este hit sobre a solitária vida do jovem Tarzan na selva, foram o grupo Baltimora, que como muitos projectos da altura consistia em vários músicos na sombra, incluindo Jimmy MacShane que aparece no vídeo, mas que segundo algumas fontes apenas fez playback com a voz de outro membro Maurizio Bassi, o teclista. Mais detalhes na Wikipédia: "Baltimora".

Os créditos em ambos os lados do vinil:

Várias versões foram gravadas por outras bandas, cliquem nos links para ouvir e digam-me qual é a pior: Modern Romance (ainda em1985), Bango (2006), Bad Influence (20089 e DJ Bobo (2010). Disse-me o colega Paulo Neto que em 2003 Daz Sampson reciclou a melodia em "The Woah Song", e - num campeonato à parte - "Tás um Boy" dos tugas Cabaré Fortuna, que confesso anda desde 2009 no meu leitor de mp3.
A personagem  Tarzan foi criada em 1912 por Edgar Rice Burroughs (John Carter Of Mars), que apesar de visionário decerto nunca sonhou ver a sua criação literária como êxito musical electrónico, trinta e cinco anos depois da morte do escritor.

Quero saber quem teve este vinil!

Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".
 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...