sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Stéphanie do Mónaco "Ouragan" (1986)

por Paulo Neto

Nascida a 1 de Fevereiro de 1965, Stéphanie Marie Elisabeth Grimaldi (Sua Alteza Sereníssima, a Princesa Stéphanie do Mónaco) foi a segunda filha do Príncipe Rainier do Mónaco e de Grace Kelly. Em 1982, apesar dos ferimentos graves, sobreviveu ao acidente de viação que custou a vida à sua mãe. Foi a partir daí que Stéphanie se afirmou como a princesa rebelde e tornou-se um dos sex-symbols dos anos 80.

 



Além de ter-se tornado manequim, ter criado uma linha de fatos de banho "Pool Position" e de ter uma bem documentada sucessão de namorados (de Alain Prost a Anthony Delon), a princesa Stéphanie também aventurou-se como cantora e em 1986, obteve um sucesso inesperado com o tema "Ouragan", que com "Joe Le Taxi" de Vanessa Paradis e "Voyage Voyage" de Desireless, acabaria por formar a trilogia dos hits internacionais da década cantados em francês. A canção tinha sido escrita para Jeanne Mas, uma das principais cantoras francesas da década, mas perante a recusa desta, o compositor Romano Musumarra resolveu oferecê-la a Stéphanie. O lado B do single era a versão em inglês: "Irresistible" (que foi a versão editada em Inglaterra, Alemanha e Áustria).



Inicialmente não havia videoclip da canção, apenas imagens da princesa a gravar a canção, mas quando o tema chegou ao n.º 1 em França, foi feito um videoclip que alterna as versões francesa e inglesa, onde Stéphanie atravessa vários cenários exóticos perseguindo um misterioso homem de chapéu.


"Ouragan" ficaria 10 semanas em n.º 1 no top francês e o segundo single mais vendido de 1986 em terras gaulesas. Obteve também assinalável sucesso em Alemanha, Itália, Suíça, Holanda, Áustria e Portugal. Após o sucesso do tema, Stéphanie lançou o álbum "Besoin" e um segundo single: "Flash".



Um segundo álbum, "Stéphanie", surgiu em 1991, mas sem grande sucesso, apesar da promoção ter passado pelo programa de Oprah Winfrey e por Portugal, com um concerto no Casino Estoril. Uma das canções, "Winds of Chance", era dedicada a Grace Kelly. Mais tarde, viria-se a saber que era de Stéphanie a misteriosa voz feminina que se ouve em "In the closet" de Michael Jackson.

Depois, Stéphanie continuou igual a si própria, semeando controvérsia (de ter filhos com guarda-costas a casar com um acrobata português), mas hoje em dia, está mais reservada e dedica-se a várias causas como a luta contra a SIDA e a AMADE. Em 2006, fez um breve regresso à música participando em "L'or de nos vies", um tema de beneficência para a luta contra a SIDA que integrou um colectivo de vários cantores franceses.

   





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...