quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Uma História ao Fim do Dia (1986-1987)


Enquanto vagueava pelo Youtube em busca de novidades, deparei-me com um video recente do excelente canal LUSITANIA TV (também no Facebook), e uma janela da memória escancarou-se, o cenário, a música, tudo se tornou familiar! Falo desta preciosidade: "História ao Fim do Dia", escrita por José Fanha, que entre 1986 e 1987 preparava os meninos e meninas para a visita do Vitinho. O genérico musical (autoria de Carlos Alberto Moniz) mostrava uma cidade à noite, aproximando-se de um prédio com as janelas com o número de cada dia do mês. A janela do dia respectivo abria-se e um fantoche fazia uma introdução ao tema da história do dia. Em seguida, um texto de um autor português era lido pelo contador de historias, função desempenhada por Vera Roquete ou Serenella Andrade, entre outros.

Edição de 22 Dezembro de 1987, narrada pelo actor António Rama (obrigado ao Paulo Neto pela dica!):



O video, infelizmente está incompleto, mas tem no inicio, um brinde: um anúncio à eau de toilette Darling.

Pela Net é possível encontrar mais alguns poucos vídeos do programa.

No canal Desenhos Animados, a edição de 24 de Outubro de 1986:



O Paulo Neto descobriu mais este no Youtube, de 15 de Dezembro de 1987, narrado por Catarina Avelar. Como bónus ainda inclui o Vitinho! Deliciem-se:


No canal oficial de Lúcia Moniz, uma actuação de uma versão mais longa do genérico, lançada em vinil:


Um programa simples e de qualidade, que recordo com muita saudade.

Obrigado a "Pipi Hahamoggies", que lembrou nos comentários deste post, que o programa já foi abordado por Nuno Markl:

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. [falado com voz de megafone suave, com a mão na boca]
    Falado na edição 317 da Caderneta.
    [voz normal]
    Eu tenho duas histórias:
    A primeira reza assim: em 2004 a RTP1 emitia uma música dos Lunnis (sim, era espanhol) para as crianças irem dormir. Lembro-me de ver a música dos Lunnis (traduzida, of course:P) que dava após o Telejornal e... era só. Não havia nem desenhos nem histórias.
    E a segunda: em 2008, estás sozinho no quarto e quando fazes zapping, deparas que está a acabar um episódio do Poirot na RTP Memória de há coisa de 25 anos. Acabam-se os créditos e.........................................
    ...SÃO HORAS MENINOS!
    Assustei-me mesmo com um vídeo a preto e branco e começava logo pelo "São horas meninos" e não havia a corneta. Mudei logo de canal. Anseava mesmo, por um doodle comemorativo dos Meninos Rabinos para os seus 40 anos no ano passado...e nada aconteceu:( Mais alguém se lembra da música dos Lunnis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo nº do podcast, eu procurei na lista pelo nome mas não tinha encontrado nada :) Boa memória!
      Isso dos Lunnis já foi em 2004? Já passou tanto tempo!
      Isso dos Meninos Rabinos já não é do meu tempo :)

      Eliminar
  2. [ISTO É UMA RESPOSTA]
    A SÉRIO! Os Meninos Rabinos chegaram a ser emitidos na RTP Memória há alguns anos, juntamente com outras canções de embalar muito pouco conhecidas dos primeiros anos 90. A canção de embalar dos Lunnis só existe em espanhol; mas antigamente existia o vídeo em português que dava após o Telejornal... que pena. O único que restava dos Lunnis na RTP foi um pequeno programa para aprender inglês, mas falavam só inglês. Também já te ia informar acerca da emissão de 15/12/1987, mas o Paulo Neto chegou mais a tempo e horas que eu... também havia um vídeo da Floribella para por as crianças a dormir (e o único do tipo na SIC). Aquilo dava imensamente tarde (por volta das 22 horas), depois de um novo episódio da Floribella e foi reitrado após muito pouco tempo. Existe na net! Foi emitido só no fim de 2006! Lembro-me de ver alguns episódios a acabarem com essa música do "Boa Noite"! Mas havia também outro com a "Flor" a falar coisas como "pijaminha" ou "chanelinho", mas isso era mais no início da Floribella.
    Mais: eu quero mudar a imagem do meu perfil para o do Richard Watterson (The Amazing World of Gumball). Como é que mudo a imagem? E se quiseres conhecer a série, vai à net. E se postares as programações nos próximos dias, explica-me o que era o "Sr. Almaníaco".

    ResponderEliminar
  3. O narrador do vídeo de 22 de Dezembro é o actor António Rama.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...