quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Caderneta de Cromos - O Fim


A noticia que temíamos, mas que sabíamos que ia chegar foi confirmada hoje: a Caderneta de Cromos chegou ao fim. O criador e homem do leme, Nuno Markl publicou o anúncio no Facebook, num texto dirigido aos fãs: "A Vida Depois dos Cromos". O autor "sabia, desde o primeiro cromo, que a Caderneta de Cromos iria ser finita." 
A "Caderneta" impressiona pela duração - mais de mil cromos -  e deu origem a dois livros, uma agenda, um jogo de tabuleiro, um CD,  um espectáculo ao vivo, figuras de PVC; mas impressiona principalmente pelo desenvolvimento de um comunidade fiel, dinâmica com constante interactividade entre o autor e os fãs, a um nível nunca conseguido em Portugal. 
Sou obrigado a concordar com o Nuno Markl, é um facto que os cromos mais óbvios já foram feitos, e o formato já não permitia muita inovação. E sem dúvida que é preferível terminar um projecto enquanto ainda tem qualidade. Todos sabemos de artistas que há muito se deviam ter reformado, em vez de espremer a vaca até secar, certo?
Vou ter saudades da emoção de ouvir um programa com um tema que desejávamos ouvir, ou redescobrir coisas que estavam enterradas na memória, ou ouvir o nosso nome em directo na rádio em agradecimento a uma sugestão ou contribuição para a "Caderneta", ou rir sozinho no meio da rua a ouvir o leitor de mp3 com os podcast. Adorei participar no grupo de fãs hardcore que organizou  surpresas especiais para a festa do "Cromo Nº 1000", um abraço a todos!
E sosseguem os leitores da "Enciclopédia de Cromos", apesar de a principal inspiração deste blog terminar, no que depende de mim, este blog está para durar! Ainda temos muitos assuntos que arquivar na nossa Enciclopédia! Pode parecer irónico que um tipo (eu) que sempre teve uma memória péssima, abrir um blog para falar de memórias, mas a "Caderneta" foi um grande estímulo, e sempre posso contar com as memórias dos meus colaboradores, a quem aproveito para mandar um abraço, porque dinheiro não há! E vamos lá terminar o texto, que já me alonguei mais do que queria:
Apesar de já esperar, foi uma pena ter a confirmação do final do programa que se tornou muito mais que um programa! Espero que a família de fãs da Caderneta não se disperse, e desejo ao Nuno Markl todo o sucesso para o novo projecto, do qual espero tornar-me fã! Obrigado ao Markl e Companhia pelos mais de 1000 programas! Foi bom reviver o passado com um sorriso!

P.S. - E sempre vamos poder ouvir e recordar os podcast :)

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...