quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fântomas (1964)




"Fantômas" é uma (das muitas)  adaptação da popular figura da literatura policial francesa (criada em 1911), mas com um estilo mais perto dos filmes de James Bond, que estavam a fazer sucesso na altura. Um estilo mais leve que nos serials das décadas anteriores, com alguns bons momentos cómicos de Louis de Funes (dos filmes Gendarme) como o insano inspector Juve, obcecado em capturar o vilão megalómano mestre de disfarces que dá nome ao filme: Fantômas, interpretado por Jean Marais.



Fantômas é temido por toda a França pelos seus crimes ousados e cruéis, e quando o jornalista Fandor (também interpretado por Jean Marais) publica uma entrevista onde ridiculariza Fantômas, este rapta Fandor e decide cometer crimes mascarado como Fandor, para o incriminar e seduzir a noiva deste, Hèlene (a bela Mylène Demongeot).

Já tinha comprado o dvd hà algum tempo [ver], mas só hoje me decidi a ver a primeira película da trilogia dos anos 60 dedicada ao vilão. Em 1965 e 1966 estrearam as sequelas, respectivamente "Fantômas se déchaîne"e "Fantômas contre Scotland Yard", com o mesmo realizador e elenco principal deste primeiro capítulo.


É um filme algo datado, principalmente nas cenas de acção, com algumas quebras de ritmo e rumo da narrativa (principalmente os planos de Fantômas para incriminar Fandor, que do nada são esquecidos para Fântomas começar a atormentar o inspector Juve), mas apesar de prometer mais do que apresenta, é bastante entretido, com uma realização elegante, a cargo de André Hunebelle.

O trailer - bande annonce - francês:

Veja o trailer americano no Youtube:

Em Portugal estreou no dia 17 de Dezembro de 1965, mais de um ano depois da premiere francesa a 4 de Novembro de 1964. E no "Diário de Lisboa" do dia era possível admirar este belo poster:
"Diário de Lisboa - 17/12/1965" - clique para aumentar a imagem.



Saiba mais sobre o personagem: Fantômas [Wikipedia - Português].

Veja vários posters do filme: Fant079

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...