sábado, 2 de junho de 2012

Quatro Casamentos e Um Funeral (1994)


Na transição para dos anos 80 para os anos 90, parecia que o cinema britânico estava entalado entre os filmes de época e os kitchen sink dramas e que já não havia lugar para o humor britânico. Os anos gloriosos dos filmes do Monty Python já pareciam distantes e desde "A Educação de Rita" em 1984 que nenhuma comédia britânica tinha tido notoriedade a nível global. Até a vizinha Irlanda já contava na altura com alguns sucessos nesse sector, em especial com os "The Commitments" em 1991.

Mas em 1994, um filme bem divertido e bem british, conquistou tudo e todos. Falo, é claro, de "Quatro Casamentos e Um Funeral", realizado por Mike Newell e escrito por Richard Curtis, um homem responsável por uma boa parte da renovação do humor britânico nos anos 90. Ou não fosse ele o argumentista de "Mr. Bean" e "Black Adder" (e nesse mesmo ano de 1994, criador de "A Vigária de Dibley").

O filme segue a história de Charles (Hugh Grant), um desajeitado mas adorável jovem e do seu grupo de amigos, que estão sempre a ser convidado para casamentos. São eles: Tom (James Fleet), cuja timidez impede-o de ser, apesar da sua imensa fortuna, um solteiro cobiçado; Fiona (Kristin Scott-Thomas), sempre super chique e elegante, e secretamente apaixonada por Charles; Scarlett, (Charlotte Coleman), a "flatmate" de Charles e ainda mais desastrada que ele; Gareth (Simon Callow), o mais velho do grupo, sempre com um comentário sarcástico na ponta da língua e Matthew (John Hannah) com quem Gareth está discretamente envolvido. A estes ainda se pode juntar David (David Bower), o irmão mais novo de Charles, que apesar de surdo, é muito mais eloquente que ele. Entre entediados com o constante aparato das cerimónias e secretamente frustrados por não terem a sua vida amorosa resolvida, estes amigos adoptaram um postura algo cínica face aos casamentos. Mas ao longo de quatro casamentos e um funeral, a vida deles vai inesperadamente mudar.

O primeiro casamento começa desastrosamente para Charles, que chega atrasado e descura das suas funções de padrinho. Mas é então que Charles conhece Carrie (Andie MacDowell), uma bonita e elegante americana, por quem ele fica logo encantado. A atracção e o entendimento são mútuos e imediatos, e os dois acabam por dormir juntos. Embora ela parta para a América no dia seguinte, Charles não consegue esquecê-la.

O segundo casamento acaba por ser um pesadelo para Charles. Primeiro desilude-se com Carrie, que chega acompanhada pelo seu noivo Hamish (Corin Redgrave). Depois, em vez de ficar na mesma mesa que os amigos, é obrigado a sentar com as suas ex-namoradas, em especial a temperamental Henrietta (Anna Chancelor), com quem teve uma relação particularmente difícil e a quem os seus amigos chamam de Cara de Pato. Porém, depois de outros desaires (como ver-se obrigado a assistir a uma rapidinha dos noivos!), Charles acaba por dormir de novo com Carrie. Os dois acabam-se por encontrar mais tarde quando Carrie anda às compras para o casamento, mas o reencontro, que termina com uma declaração tardia de Charles, acaba por acentuar a impossibilidade de que algum dia possa haver algo entre os dois.

Durante o terceiro casamento, o de Carrie e Hamish na Escócia, Charles deprime-se ao ver a mulher que ama casar com o outro. Os seus amigos compartilham do seu pesar e concluem que chegou à altura de porem o orgulho de lado e arranjarem alguém para casar. Mas é só durante o funeral de um deles que eles finalmente ganham coragem para seguir em frente.

E eis-nos chegados ao quarto casamento. Charles, por desespero, aceitou casar com Henrietta. Mas eis que mais uma vez aparece Carrie. E está separada do marido...


O sucesso do filme, no box office e na crítica (nomeação para o Óscar de Melhor Filme), adveio sobretudo de dois factores. Primeiro o argumento e a realização, cheios de humor de ponta a ponta, sensível e refinado mas sem recusar uma pitada de brejeirice (a f-word é largamente repetida no início do filme) mas também hábeis nos momentos mais trágicos. Depois o excelente elenco, todo ele magistral, dos actores principais aos mais efémeros (como por exemplo o velho senil do primeiro casamento) a construir personagens irresistíveis e que o espectador acompanha com delícia.

Mas é claro que quem mais brilha é Hugh Grant que com este filme foi catapultado para uma carreira estrelar entre Hollywood e a Velha Albion, que nem o escândalo Divine Brown em 1995 beliscou. Grant constrói aqui um novo arquétipo de galã, até então pouco visto no cinema e que perpetuou em vários dos seus outros trabalhos: desastrado, vulnerável e até um bocadinho cobarde, mas apesar disso (ou por causa disso), cheio de charme.


Também Andie McDowell viu a sua carreira adquirir um novo fôlego. Mais conhecida por desempenhar mulheres estóicas e certinhas, ou até mesmo frígidas (como em "Sexo, Mentiras e Vídeo"), foi refrescante vê-la encarnando uma mulher sexualmente despudorada e subtilmente sensual e provocante. Uma das cenas mais marcantes do filme é aquela em que Carrie contabiliza a sua vida sexual (33 amantes!) com um à-vontade e um discernimento desarmantes.

De referir um breve cameo de Rowan "Mr. Bean" Atkinson como o padre recém-ordenado do segundo casamento.

Por fim, como não podia deixar de ser, a banda sonora também foi um sucesso, sobretudo a versão de "Love is all around" dos Wet Wet Wet. Um original dos The Troggs, a versão do grupo escocês é de longe a versão mais famosa (mesmo havendo uma de Elvis Presley), ficando semanas a fio em n.º 1 do top britânico.


O inesperado mas fulgurante sucesso de "Quatro Casamentos e Um Funeral" viria a renovar o humor no cinema de inglês e desbravou o caminho para outros êxitos como "Notting Hill", "O Diário de Bridget Jones" e "O Amor Acontece".

-
Mais um belo texto do Paulo Neto!
Gostava de convidá-los a visitar o blog do Paulo Neto, um grande contribuidor para a "Enciclopédia de Cromos". Vão lá, comentem e digam que vão da minha parte: "Estou-me Nas Tintas": http://estoume-nastintas.blogspot.pt 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...