segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Intervalos publicitários do primeiro dia da SIC (Outubro 1992)

A Enciclopédia de Cromos tem o hábito de recordar momentos da SIC no mês de Outubro, e como tal temos algo especial: vamos analisar cinco blocos publicitários de 6 de Outubro de 1992, precisamente o primeiro dia de emissões da SIC! Estes blocos foram transmitidos durante a exibição do filme "A Guerra Das Rosas", comédia negra protagonizada por Michael Douglas e Kathleen Turner, e do programa de Benny Hill.






Uma vez mais, os nossos agradecimentos ao excelente canal Máquina Do Tempo e ao espólio de Afonso Gageiro pela disponibilização dos vídeos no YouTube.



0:00 Cena do filme "A Guerra das Rosas" e a mítica vinheta rotativa da SIC.
0:06 Helena Ramos e uma beldade loura (que não é Helena Ramos, embora também tenha sido uma notória beldade loura) são respectivamente a voz e a cara do anúncio ao champô Nivea Forma Plus. Iremos ver este anúncio no início de vários blocos. 
0:26 O automobilista italiano Alessandro Nannini  é o protagonista deste anúncio ao Alfa Romeo 155. Uma jornalista aborda Nannini para uma entrevista, ao que este acede quando ela sugere fazer a entrevista dentro da viatura supracitada. Por esta altura, Alessandro Nannini já não estava na Fórmula 1 (onde ganhou o Grande Prémio do Japão em 1989) mas continuava noutros circuitos de corridas pela Alfa Corse, a sucursal de corridas da Alfa Romeo. (De referir ainda que Alessandro é o irmão mais novo da cantora Gianna Nannini.)
0:55  Braga tinha na altura o maior parque de diversões do país, a mítica Bracalândia. O parque permaneceu em Braga até 2007, quando a autarquia local decidiu não renovar o contrato de propriedade, tenso sido transferido para Penafiel em 2010 e renomeado de Magikland em 2012. Segundo um comentário no YouTube, a música utilizada no anúncio é de uma série animada sul-coreana chamada Larva.  
1:14 Um artístico anúncio a preto e branco da água do Alardo com pessoas de várias idades em descomplexada nudez. Destaque para a jovem que olha sedutoramente para a câmara enquanto bebe um copo de água, com uma caneta numa mão e segurando um diário na outra. 
1:43 Eles gritam por mais! Mais quê? O anúncio não revela, mas tratava-se de um spot teaser para as pastilhas Trident
1:59 O lendário anúncio ao chocolate Lion protagonizado pelo actor William Baldwin, com o ainda mais lendário jingle interpretado por Gustavo Sequeira: "Selvagem, uma dentada em Lion!"
2:19 Perante a iminência de um golo, um guarda-redes monta uma inviolável barreira na sua baliza, mas afinal o remate foi ao posto. Anúncio à companhia de seguros Victoria.
2:30 Uma versão abreviada às tintas Colormix da CIN. Noutro bloco veremos a versão completa.
2:45 Na altura, a Olivetti era uma das principais marcas de computadores pessoais (que em 1992 podiam ser adquiridos a partir de uns módicos 179 mil escudos, cerca de 580 euros). Actualmente a empresa italiana produz smartphones e tablets.
3:06 Uma agente da guarda fronteiriça não acredita que um misterioso errante com barba de três dias é o mesmo que está na fotografia do passaporte. Mas basta ele fazer a barba com uma lâmina Shick FX para não só comprovar que é mesmo ele, mas também para deixar a agente bem acesa.
3:38 Citroen ZX, um automóvel campeão, vencedor do raid Paris-Pequim! Com entrada a partir de 264 contos (cerca de 1120 euros) ou mensalidade de 32 contos (160 euros). 
4:05 Promo ao programa "Benny Hill Show", protagonizado pelo célebre comediante inglês que falecera em Abril desse ano aos 68 anos. Hill encabeçou as várias encarnações do seu programa, famoso pelos seus sketches de humor burlesco, entre 1955 e 1989, sendo que algumas das temporadas produzidas entre finais dos anos 70 e 80 foram exibidas na RTP e agora reexibidas na SIC, com um primeiro episódio logo a seguir à transmissão do filme "A Guerra das Rosas". 
4:36 "Noite de Estreia", a rubrica de cinema na qual estava a ser exibida o dito filme, tinha o patrocínio de RTA VIP Centro de Lazer. Mais sobre isso num bloco mais adiante.  


0:00 Kathleen Turner e Michael Douglas numa cena tensa do filme, vinheta SIC e outra vez o anúncio de Nivea Forma Plus
0:27 A passagem de um Renault 19 deixa todos a quererem fechar os olhos, mas um padre cai na "irresistível tentação". O tema do anúncio tem uma interpolação de "Johnny And Mary" de Robert Palmer, que foi utilizado em vários anúncios da Renault nos anos 80.
0:58 Está melhor? Mas a que preço? Anúncio aos seguros de saúdes da seguradora Bonança.
1:06 Um solarengo anúncio do Martini Bianco cheio de gente bonita à beira de uma piscina, onde de um momento de calmaria de repente desponta uma festa. (O meu momento favorito é quando um dos homens começa a tocar xilofone!)
1:37 Os testemunhos de clientes do hipermercado Feira Nova de Braga, o primeiro desta franchise subsidiária do grupo Jerónimo Martins inaugurado em 1989. Em 1992, ainda só havia outros Feira Nova em Aveiro e no Barreiro, mas nos anos seguintes não tardaram a abrir por todo o país até que em 2010, todos os hiper e supermercados Feira Nova (incluindo um em Torres Novas) passaram à denominação uniformizada do Pingo Doce. (Eu não conhecia este primeiro logótipo com as letras FN.)
2:07 Um Peugeot 405 percorrendo várias paisagens.
2:37 O Douro vinhateiro é o cenário deste anúncio à Sogrape Vinhos que em 1992 comemorava os 50 anos da sua fundação. Actualmente esta sociedade vinícola tem sucursais de produção e distribuição nos cinco continentes, da Argentina à Nova Zelândia e engloba marcas como Offley, Sandeman, Gazela e Porto Ferreira. 
3:07 Uma versão abreviada aos penso higiénicos Stayfree. Veremos noutro bloco a versão completa.
3:15 Desde de 1963 que a PréNatal é uma das principais marcas de puericultura em Portugal. Em 1996, foi adquirida pelo grupo Artsana (que por exemplo detém a marca Chicco), passando a ser uma marca revendedora. Em 1992, decerto ninguém achou nada de mais, mas se fosse hoje, certas pessoas veriam algumas "doutrinações subliminares" naquele ovo com cores do arco-íris.
3:27 Tchi, eu lembro-me bem deste anúncio ao Opel Corsa com Tom e o Jerry! (E pelos vistos na altura, um carro com um catalisador era uma novidade!)
3:56 Com a saúde não se brinca! Mais um anúncio aos seguros de saúde da Bonança. Nesse ano de 1992, essa seguradora tinha sido privatizada e adquirida pelo grupo Mello. Em 2000, fundiu-se com a seguradora Império. 
4:05 Promo ao MTV Prime, o espaço da SIC dedicado à programação do mítico canal (outrora) dedicado exclusivamente à música, que era apresentado por Catarina Furtado. Nesta promo, podemos ver, entre outros, excertos de videoclips de Roxette, Simple Minds, Prince, Erasure, INXS e Manic Street Preachers.  
4:34 O MTV Prime era patrocinado pelo Twix, que no ano anterior tinha tomado esta denominação em vez de Raider).  


0:00 Depois de um breve excerto do filme, a vinheta e novamente o anúncio do champô Nivea… 
0:27 … eis então a versão completa do anúncio aos pensos higiénicos Stayfree Plus, com várias e atraentes caras femininas a louvar as suas vantagens, nomeadamente as suas abas protectoras, e um inevitável plano onde se compara a sua capacidade de absorção com a de um penso vulgar.
1:00 Um paralelo entre o passado e o presente neste anúncio ao Toyota Corolla
1:44 Em 1992, quando a internet ainda era uma miragem distante, poder tratar de questões bancárias por telefone parecia um grande avanço tecnológico. Era o que propunha o grupo bancário britânico Barclays, que chegara a Portugal em 1990, com um banco telefónico à distância de um número telefónico. Em 2016, após uma profunda reestruturação e venda do grupo Barclays que levou à cessação da sua actividade em países como Portugal, as suas sucursais portuguesas passaram para o Bankinter.
2:15 Hoje em dia, anúncios publicitários de um minuto de duração são praticamente impensáveis, mas em 1992 ainda existiam. É o caso deste anúncio ao lendário vinho verde Casal Garcia, a dois anos de ser imortalizado na canção "Festa" dos Despe & Siga. ("Só fico eu mais a Maria com a garrafa de Casal Garcia...")
3:14 E agora a versão completa do anúncio às tintas Colormix da CIN e o seu célebre jingle: "Só lilases são quarenta, de amarelos outro tanto…"
3:45 Promo ao programa "Aventura", a ser exibido no dia seguinte. Tratava-se de uma série documental de viagens e actividades desportivas e radicais, que como se pode ver, ia aos quatro cantos mundos e tinha locução do saudoso Christopher Reeve.
4:14 "Aventura" era patrocinado pelo Mars, e eish! Há tanto tempo que eu não via este anúncio do Mars em que um jovem executivo auxilia uma jovem beldade de longos e volumosos cabelos que entra num elevador carregada com uma enorme pilha de livros com uma barra de Mars no topo, e para impressioná-la, oferece-se para carregar a dita pilha, esforçando-se ao máximo para esconder o desconforto da situação. O que vale é que, pelo sorriso rasgado da rapariga, ela parece apreciar o gesto e a intenção.  


0:00 Uma cena do filme com Danny DeVitto, vinheta SIC e novamente os anúncios do champô Nivea e do Renault 19.
1:01 Anúncio dos relógios Parsifal de Raymond Weil em animação 3D.
1:30 Mais um anúncio clássico desta altura! O do Whiskey J&B em que mostravam várias duplas cujas iniciais dos nomes eram as mesmas do uísque: John & Brenda, Joana & Bernardo, Jack & Bob e a favorita de todos, José & Beatriz. 
2:02 A inconfundível e incomparável voz de Edith Piaf neste colorido e rodopiante anúncio ao perfume Amarige da Givenchy.
2:32 Três lindíssimas modelos neste anúncio às colorações Expression da Garnier. Como não podia deixar de ser, é uma loira, uma morena e uma ruiva, ou como diz a voz-off "canela, ameixa e acobreado". Tudo neste anúncio: música, cenário, iluminação, roupa e penteados das manequins parece gritar "Primeira metade dos anos 90!"
3:03 Uma corrida na praia entre pai e filho ilustra este anúncio aos produtos Becel que já não se ficavam apenas pela manteiga, tendo por exemplo também uma maionese. 
3:23 A febre sobe, mais, mais, mais! Mas Panadol apareceu e a febre desceu!
3:22 Seguro Vivo da Eaglestar.
3:42 Outra vez o anúncio da Sogrape. Bem artístico o plano final com um modelo de camisa aberta segurando ao alto um cacho de uvas, qual Baco dos tempos modernos. 
4:12 A Rede Globo foi um dos sócios fundadores da SIC, detendo 15% do capital, e o exclusivo dos seus produtos de ficção, em especial as telenovelas, seriam nos anos seguintes essenciais para alicerçar a ascensão da SIC. Mas nos primeiros dias de emissão da SIC, a presença do Globo ficou-se apenas por  uma telenovela dos anos 80 inédita em Portugal, "Plumas & Lantejoulas", exibida ao fim da tarde, e a série "Tereza Batista" para depois do "Jornal da Noite".
Adaptada do romance de Jorge Amado, "Tereza Batista" foi uma série de 28 episódios que tinha sido exibida no Brasil meses antes, com Patrícia França no papel da protagonista titular. Como se ouve na promo, Tereza é uma jovem vendida como escrava pelos próprios tios ao temível Coronel Justo (Herson Capri). Mas apesar de todas as crueldades do Coronel, Tereza recusa se submeter a ele e não desiste de procurar a sua liberdade e o amor, que encontrará junto do pescador Jereba (Humberto Martins). O elenco da série contou ainda com nomes como Jorge Dória, Zilka Salaberry, Stephan Nercessian, Maria Gladys e Hugo Gross. 


0:00 Os créditos finais do filme "A Guerra das Rosas" com uma locução em voz-off a promover o programa "Crimes", a ser exibido no dia seguinte depois de "Tereza Batista" e a seguir, o humor inconfundível de Benny Hill.
0:40 E por fim um anúncio ao primeiro patrocinador do espaço de cinema "Noite de Estreia": o RTA VIP Centro de Lazer no meio da paisagem bucólica da região de Amarante.  
1:10 Vinheta e dois anúncios que já vimos antes, aos computadores Olivetti e ao Citroen ZX. 
2:03 Um simpático chimpanzé neste anúncio às sanduicheiras da  Ufesa.
2:14 Outro anúncio desta altura de que me recordo muito bem. Num exemplo do ditado "a galinha da vizinha é mais gorda que a minha", um senhor tenta sempre superar o vizinho do lado: se o vizinho aparece com um carro novo, ele surge com um Rolls Royce, se o vizinho compra um barco, ele compra o iate. Mais difícil é quando o vizinho compra uma televisão nova, até perceber que melhor que um Black Trinitron, só dois Black Trinitrons! ("It's a Sony!") 
2:44 Um anúncio sui-generis com um quadro de um nu para anunciar A Noiva Judia, o romance de estreia de Pedro Paixão, que não tardaria a se afirmar como um dos mais importantes escritores portugueses. 
2:55 Estreado nos Estados Unidos em 1989, "Cops" (que seria exibido na SIC com o título "Crimes") é considerado um dos primeiros "reality shows" televisivos tal como esse termo é hoje entendido. O programa seguia as actividades de várias forças policiais americanas, como buscas, emboscadas e detenções, não recuando perante momentos de grande tensão e perigo. Sem narrações nem efeitos sonros ou música (excepto o tema de abertura, "Bad Boys" dos Inner Circle), apenas os comentários e conversas dos agentes e das pessoas com quem eles entram em contacto, o programa dava a sensação ao espectador de estar lá mesmo na acção. O programa ainda passa na televisão americana onde já vai na 35.ª temporada. A estreia na SIC estava marcada para o dia seguinte.
3:27 A inconfundível vinheta da Thames Television, que além de ser a franchise da estação britânica ITV na região de Londres, também produzia programas para difusão nacional e internacional (por exemplo, lembro-me de ver esta vinheta antes da série animada "O Ventos Nos Salgueiros"), como é o caso do "Benny Hill Show" que iria agora ser transmitido. Foi precisamente nesse ano de 1992 que a Thames Television perdera a franchise da ITV, continuando apenas como produtora de programas. Actualmente, pertence ao grupo Fremantle. 




0:00 Momentos finais do "Benny Hill Show" e vinheta SIC.
0:23 A inconfundível voz de Ruy de Carvalho promovendo a luxuosa coleção "As Moedas dos Reis", lançada pelo Banco Totta & Açores, recriando diversas moedas cunhadas pelos nossos antigos monarcas. 
1:24 Outra vez o anúncio à agua do Alardo
1:53 Promoção à Festa do Vinho e das Vindimas em Bucelas, no concelho de Loures, que teria lugar nesse próximo fim de semana. 
2:02 Pergunta a mulher deste anúncio aos pensos higiénicos Ausónia Seda: "Julga que um penso já não a pode surpreender?" Como não faço parte do público-alvo, não posso responder, mas admito que houve sempre em mim um certo fascínio pelos anúncios a pensos higiénicos pelo simples facto de evocarem todo um universo ao qual nunca poderei verdadeiramente entender ou descobrir por razões óbvias. 
2:23 Promo à série "Batalhas Conjugais" ("Civil Wars") sobre as vidas e os casos de dois advogados especializado em divórcios litigiosos, interpretados por Mariel Hemingway e Peter Onorati. Como diz a locução, a série foi produzido pelo célebre Steven Bochco, o homem responsável por séries lendárias como "A Balada de Hill Street", "As Teias da Lei" e "O Menino Doutor". "Batalhas Conjugais" teve duas temporadas de dezoito episódios, exibidas nos Estados Unidos entre 1991 e 1993. Duas das personagens do elenco transitaram para "As Teias da Lei". 
2:53 Agora o espaço da meteorologia, patrocinado por Colgate… 
3:08 E olhem quem ela é! Bem se pode dizer que Ana Marques está na SIC literalmente desde o primeiro dia! Na altura, Marques tinha 21 anos e era estudante de Comunicação Social quando foi uma entre três selecionados para apresentar a meteorologia na SIC (sendo que um deles é a outra eterna cara da SIC José Figueiras). Como se pode ver, o primeiro dia SIC foi um dia de frio e chuva na Europa, excepto na Península Ibérica onde imperou o céu limpo e temperaturas veraneantes. (Um indício de que Outubro em Portugal estava a passar de ser um mês outonal para se tornar todo um epílogo, por vezes extenso, do Verão como se verificaria em anos vindouros.) Como se sabe, Ana Marques (assim como José Figueiras) não tardaria a saltar da meteorologia para a apresentação de um número incontável de programas ao longo dos 31 anos de existência da SIC.
5:12 Um senhor de óculos escova energicamente os dentes para evitar a placa bacteriana, mas talvez seja mais fácil bochechar com Colgate Plax!

Revendo e analisando estes blocos, senti uma vez mais com nostalgia pela SIC dos anos 90. E se nesta fase inicial, como que a tactear o terreno, a estação de Pinto Balsemão não revelava ainda enormes ambições e pretensões (que certamente já as teria), não é difícil vez que logo no primeiro dia, a SIC estava decidida a dar a conhecer outra forma de fazer televisão, bem distinta daquela que Portugal conhecia durante 36 anos de RTP.  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...