terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Estrada Larga (1987-88)

"Estrada Larga" é uma série parte ficcionada, parte documental, originalmente exibida na RTP1 aos sábados de manhã em treze episódios entre 17 de Outubro de 1987 e 9 de Janeiro de 1988, tendo sido reposta no Verão de 1990 e depois mais algumas vezes na RTP Memória. A autoria era de Maria João Lucas e Manuel Pavese e a realização de José Manuel Tudela.



A série narrava as viagens da família Sousa Alves, composta pela mãe Catarina (Maria João Lucas), o pai António (João Mota), o Avô (Canto E Castro) e os filhos Luís Miguel (Pedro Jardim), Ana (Rita Salema) e André (Paulo Bernardo). Desejosa de quebrar a rotina e o ritmo acelerado de quem vive em grandes cidades, esta família decide ir passar um fim-de-semana à Serra da Estrela e a princípio fica desapontada quando constatam que não há neve. Porém, descobrem que existem alternativas igualmente divertidas como esqui de relva e de água. A partir daí, decidem fazer-se à estrada a cada fim-de-semana para descobrir os encantos naturais de Portugal e divertidas actividades de tempos livres. Por exemplo, rappel no Penedo da Amizade em Sintra, espeleologia na Serra da Arrábida, catamaran e esqui aquático na barragem de Montargil e cicloturismo no Alentejo.



Além dos seis membros da família, o elenco principal incluía um narrador, Luís Vicente (o eterno Átila de "Duarte e Companhia"), referido como "o sétimo personagem". Também houve participações especiais dos actores Almeno Gonçalves, Antonino Solmer, Alfredo Laranjinha e Manuela Carlos, bem como do coautor Manuel Pavese, no papel de um instrutor de mergulho.

Eu lembro-me de ver a série na sua exibição original e foi aí que vi que reparei pela primeira vez em Rita Salema, que apesar de fazer de adolescente na série, na altura já tinha 21 anos. Nesse ano de 1987, Maria João Lucas, coautora da série, tinha ficado no olho do público pelo seu papel marcante de Margarida na telenovela "Palavras Cruzadas".  

"Estrada Larga" encontra-se disponível para visualização na RTP Arquivos


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...