quinta-feira, 4 de março de 2021

Programação TV 14 a 20 Fevereiro 1981

 

Programação TV 14 a 20 Fevereiro 1981 extraída da TV Guia Nº 106, com Badaró em destaque na capa.

Mas primeiro, dois avisos à navegação.

Primeiro, uma nota sobre possíveis alteração na programação causadas pela proibição das emissões da RTP a partir das 23 horas, como parte do pacote de medidas do Governo da época para reduzir o consumo de energia eléctrica:

E a revelação dos novos símbolos da RTP, que inclui uma chamada de atenção para os verdadeiros nomes dos programas/emissões: "RTP-1 e RTP-2" e não "1º canal e 2º canal".

Como hábito, pode clicar sobre as imagens para as aumentar e facilitar a leitura.

Sábado, 14 de Fevereiro de 1981.

De entre os destaques para o fim de semana, o programa de culinária "Lúculus e Bróculos" do chef Michel Costa e uma receita de Sopa de Caranguejo. Presença assídua em redor dos tachos televisivos, o primeiro a receber uma Estrela Michelin no nosso país, a entrar nos recordes do Guiness pela refeição servida na Ponte Vasco da Gama a 17 mil pessoas, o chef Michel voltou a ser noticia em 2012 quando foi preso em França " acusado de crimes fiscais e de pertencer a uma organização criminosa" (Link).
Continuando com os destaques: "Tropicália" com exibição do documentário sobre tesouros, ovnis e afins: "O Mistério das Origens" com narração do "Leôncio" de "Escrava Isaura" - o actor Rubens de Falco. Mais tarde, a rubrica o "Tempo dos Mais Novos" que neste dia incluiu episódios de "Velhos Contos do Japão", "Barbapapa" e os "Novos Flintstones". E depois da bonecada, um programa de meia hora sobre selos: "Filatelia é para todos". Seguiu-se o terceiro episódio da mini-série "As Mulherzinhas" de 1978. O programa "Animação" com o desenhador José Garcês. Antes do Telejornal, um jogo de futebol em directo (Académico de Coimbra 0 - 1 Sport Clube de Varzim). E antes do "Eu Show Nico" que fechava a emissão do dia, o programa musical "Recordando Nat King Cole".
No segundo canal, os destaques do dia foram para a transmissão da "7ª Sinfonia de Mahler" e o filme "O Mistério da Dama Desaparecida" (The Lady Vanishes" de 1979) remake do filme de 1938 de Alfred Hitchcock.
 
 
Domingo, 15 de Fevereiro de 1981.
Na RTP1, antes da "Eucaristia Dominical", era transmitido o momento "sagrado" da manhã: o "Tempo Dos Mais Novos", com os episódios de "Bana e Flapi", "Dr. Faísca" e "Brincadeiras" (1981).  O destaque para a parte da tarde de Domingo foi para o "Passeio dos Alegres", o sucesso de Júlio Isidro, já no segundo ano de emissões. Antes do Telejornal, o segundo episódio da sitcom "Os Ropers" (1979-80), um spin-off de "Three's Company" (1976-84). Depois das noticias e do Tempo, "TV Show", um espectáculo que reuniu os interpretes do Festival RTP da Canção de 1981. Recordou-se os temas vencedores dos Festivais anteriores, e a participação de António Calvário a cantar "Oração". E a encerrar a emissão do primeiro canal, novo episódio das patifarias de J.R. em "Dallas" (1978-91).
Já no segundo canal, destaca-se a totalidade da espartana programação:
"Os pilares da sabedoria", a mini-série "South Riding" (1974) e "Ao Vivo" ("programa de índole cultural produzido por Eduardo Prado Coelho. Apresentação de Fernando Assis Pacheco."
 
 
Segunda, 16 de Fevereiro de 1981.
Depois dos dois dias de descanso, os portugueses regressavam ao trabalho e à programação de segunda-feira, que arrancava com o "Ciclo Preparatório" que ocupava a tarde quase toda. Como recompensa os mais pequenos tinha direito a uma edição de meia-hora do "Tempo Dos Mais Novos". Antes do Telejornal,o programa de divulgação "Século XX-XXI" com o Professor António Baptista; e o documentário "Museu Guiado" sobre o arquitecto e escritor João Ruão. Ás 21:05 chegava o mais esperado momento televisivo do dia, a estreia da telenovela brasileira "Água Viva" (tenho a impressão que na época tive uma t-shirt alusiva, mas eu só tinha 2 anos de idade...), cuja sinopse do primeiro episódio ocupava meia página deste guia de programação. E esta estreia foi logo seguida de um debate com o título auto-explicativo de "As Telenovelas", a mais de um ano da estreia da primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia" (1982).
A programação da RTP para esta segunda-feira incluiu o clássico "O Homem E A Terra" (de Félix Rodríguez de la Fuente) mas os destaques escolhidos pela revista foram para o cómico do cinema mudo "Harold Lloyd" e o episódio de "Malú Mulher" (1979-80).
 
 
 
Terça, 17 de Fevereiro de 1981.
Segundo dia útil da semana, novo relato do episódio da novela "Água Viva". No topo da página a listagem das disciplinas do "Ciclo Preparatório". No "Tempo dos Mais Novos" de terça à tarde,a série nacional "Espaço Arte" com o episódio (ou subtítulo?) "Missão Mag-oito" com a seguinte descrição: "O artenauto sofre um pequeno acidente, conseguindo, no entanto, entrar em comunicação com o planeta "Z". Salvo por dois jovens, continua a sua investigação. Faz um percurso através do ponto, da linha, da superfície e do volume, utilizando como veículo a pintura de Eduardo Nery. Programa da autoria de Espiga Pinto."  Online encontrei referência que "Espaço Arte" terá sido transmitida entre 1975 e 1977, e no mesmo site descrevem o conceito: "Cientistas viviam no planeta Z. Decidem enviar ao planeta Terra a Missão MagOito descobrir o que era a arte? Quais eram os sinais da sua manifestação? O ArteNauta Amilcarins descobre, em cada um dos programas, o fascínio da pintura, da escultura, dos papagaios de papel, dos fantoches, numa cosmovisão mágica de beleza, mistério e infinito." E quase a fechar a emissão nocturna, "Didier Lockwood/Henry Texier" com actuações do duo de músicos no Festival de Jazz de Cascais.
No canal ao lado, além do "Informação/2" apenas um filme, na rubrica "Cineclube/2": "Agarrem Essa Loira" (Heller in Pink Tights, de 1960) de Georges Cukor, com Sophia Loren loira e Anthony Quinn.
 
Quarta, 18 de Fevereiro de 1981.
"No Tempo dos Mais Novos", as desventuras de "Popeye", Olivia Palito e companhia. Mais tarde, o programa de divulgação "Mulher a Mulher", sobre e com as mulheres que a sociedade ignora. E depois do "Vamos Jogar No Totobola" a fechar a noite o filme "Chamam-me Mr. Tibbs" (They Call Me Mr. Tibbs) de 1970, com Sidney Poitier.
Na RTP2, destaque para "No Grande Mundo do Desporto" (neste programa: alpinismo e corridas de barcos em Miami) e "Sammy Davis Jr: Memórias" a comemoração dos 50 anos de carreira do artista.
 
 
Quinta, 19 de Fevereiro de 1981.
Na RTP1, "Tempo Dos Mais Novos" com os desenhos animados "Sandemanchen" e "Wattoo-Wattoo" (1978). O primeiro provavelmente referia-se a "Sandmännchen" uma série alemã em animação de volumes ou stop motion, que está em produção desde 1959! Mais à frente, "O Povo e a Música" com a transmissão do 2º Festival Internacional de Folclore da Beira-Baixa.
Ainda um episódio de "A Família Buddenbrook", adaptação a mini-série do livro de Thomas Mann.
Já no segundo canal, música e cinema em destaque, no "Espaço Rock" com Ananga Ranga (uma banda portuguesa que pegou o nome emprestado de um manual erótico inspirado no Kama Sutra); e o filme "Festival de Cinema de Cannes" (Billy Baxter Presents Diary of the Cannes Film Festival with Rex Reed - 1980) um documentário dos bastidores do Festival de Cannes.

 
Sexta, 20 de Fevereiro de 1981.

E eis as lições finais do "Ciclo Preparatório". Pelo menos nesta semana... No "Tempo Dos Mais Novos" dose tripla de "As Aventuras de Popeye". Enquanto nos destaques está indicado "Programa Musical do Porto" (com o conjunto "Roxigénio" e o grupo "Los Fabulosos" ) no mesmo horário a programação indica o programa musical "Show Rakan". O jornal "Diário de Lisboa" corrobora a primeira opção.
Documentário sobre o pintor "José Escada". Ainda no primeiro canal, episódio da mini-série francesa "Arséne Lupin" ("Arsène Lupin joue et perd" 1980), o ladrão cavalheiro.
Na RTP2, episódio de "As Aventuras de Huck Finn" ("The New Adventures of Huckleberry Finn" ,1968-69), o espaço "Animação" em que Vasco Granja apresenta o desenho animado "A Megalomania do Lobo Mau". A encerrar a semana, a "7ª Sinfonia de Mahler", ou a "8ª Sinfonia" segundo o "Diário de Lisboa".


 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Mesmo em 1981, o Chinezinho era uma caricatura de estereótipos absolutamente horrível e sem graça nenhuma, independentemente de ele ser uma personagem considerada "boa da fita".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na época, para mim, uma criança, era engraçada.

      Eliminar
    2. Obviamente que o meu "veredito" já tem em conta a distancia temporal - também eu era uma criança na altura. Inclusive cheguei a ter comigo o single d'O Jardim do Celestino.
      Apenas que, aqui entre nós, as crianças, mesmo as mais precoces, não tem ainda o discernimento, e muito menos a sofisticação, necessários para perceberem certas coisas. É a tal inocência de que tanto se fala. Mas também é mesmo por essa inocência que os conteúdos apontados às crianças devem ter filtros bem definidos.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...