quinta-feira, 2 de julho de 2020

"Never Gonna Give You Up" Rick Astley (1987)

por Paulo Neto

Há canções que têm várias vidas mas só uma tem a dupla honra de ser um clássico da sua década e um marco na história da internet. E essa canção é "Never Gonna Give You Up" de Rick Astley, um grande hit dos anos 80 e que duas décadas mais tarde causaria o fenómeno "rickroll".

Richard Paul Astley nasceu a 6 de Fevereiro de 1966 no condado inglês de Lancashire. No liceu, tinha formado uma banda, os FBI, e quis o destino quem em 1984, o produtor e compositor Peter Waterman tivesse assistido a uma actuação da banda. Fascinado pela maturidade da voz daquele adolescente, Waterman ofereceu um contrato ao jovem Rick.
Como nos anos seguintes, Peter Waterman e os seus sócios Mike Stock e Matt Aitken tornaram-se uma requisitada equipa de produtores musicais e ficaram sem mãos a medir, enquanto um projecto da sua carreira não andava, Rick Astley trabalhou como assistente dos SAW, tendo entre as suas funções a de lhes servir o chá das cinco.  
 


Finalmente em 1987, surgiu a canção ideal para fazer de Rick uma estrela. Desde a batida inicial e ao solo de strings sintetizados, "Never Gonna Give You Up" é daquelas canções que metem sempre um sorriso de quem ouve. E a voz de Astley a cantar a sua vontade de sair da friendzone e de demonstrar à sua crush que o amor que ela procura pode estar mesmo debaixo do seu nariz é o ingrediente principal.


O respectivo videoclip também é lendário, uma daquelas coisas que são tão foleiras que dão a volta e ficam queriduchas. Filmado numa igreja abandonada e nas suas imediações, tem tesourinhos como Astley a abanar os braços enquanto faz playback, a câmara e a edição a fazerem o máximo para ocultar uma bailarina descoordenada ou as acrobacias de um bailarino que fazia bartender.

"Never Gonna Give You Up" foi o single mais vendido no Reino Unido em 1987 e chegou ao topo de vendas em países como Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Países Baixos, Suécia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. O sucesso foi continuado nos anos seguintes graças a outros hits como "Together Forever" (também n.º 1 nos Estados Unidos), "Whenever You Need Somebody", "She Wants To Dance With Me" ou "Take Me To Your Heart". Mas por altura do seu quarto álbum em 1993, desencantado com a fama e motivado pelo nascimento da sua filha, Rick Astley decidiu fazer uma pausa na carreira, regressando discretamente em 2001.    

Os alicerces do fenómeno "rickrolling" começaram em 2006: segundo o site "Know Your Meme", a primeira utilização da canção para efeitos de trollagem foi numa rádio local do Michigan durante um programa desportivo, quando um ouvinte chamado Eric Helwig ligou para a linha aberta do programa, mas em vez de falar. pôs a tocar "Never Gonna Give You Up" para espanto dos apresentadores.
No mesmo ano, Christopher Poole,  moderador do site 4Chan, também conhecido como m00t, criou por piada um filtro que convertia todas as vezes que a que a palavra "egg" (ovo) estava escrita em "duck" (pato). Num dos casos, a palavra "eggroll" (como na América chamam aos crepes chineses) apareceu como "duckroll", o que inspirou um utilizador anónimo a postar uma imagem de um pato com rodas. Algum tempo demais essa imagem foi utilizada para pregar partidas a internautas que clicavam em links de algo que lhes interessava para aparecer-lhes o pato com rodas. 


No ano seguinte, o site oficial da Rockstar Games publicou o trailer oficial do jogo "Grand Theft Auto IV", mas a antecipação era tal que o site foi-se abaixo com tantos acessos, pelo que outros internautas disponibilizaram imagens do trailer noutros sites. Um utilizador do 4Chan teve então a ideia de colocar um link que prometia ser do trailer de "Grand Theft Auto IV" mas que iria dar ao vídeo de "Never Gonna Give You Up". Essa trollagem depressa estendeu-se a outros meios e chegando a 2008, já milhões em todo o mundo tinham clicado em algo que pensavam ser o link para o trailer de um filme, a nova música de uma banda, um nude de uma celebridade ou outra coisa qualquer, para dar de caras com o vídeo. Essa táctica passou então a ser chamada de "rickrolling" e quando no Dia das Mentiras de 2008, o Youtube fez a trapaça de pôr todos os vídeos da página inicial a irem dar ao vídeo de "Never Gonna Give You Up", ficou consolidado como um dos maiores memes da história da internet. Nesse ano, o fenómeno era tal que nos MTV Europe Music Awards, Rick Astley ganhou o prémio de "Melhor Artista de Sempre".



Rick Astley estava inicialmente relutante quanto ao fenómeno "rickrolling" que lhe trouxe de novo à ribalta de forma inesperada e evitou ao máximo expor-se à custa disso, com algumas excepções como uma aparição surpresa na célebre parada anual do dia de Acção de Graças em Nova Iorque. Mas com o tempo, Astley viria a admitir que por causa do "rickrolling" toda uma nova geração ficou a conhecer a sua música. Em 2009, Rick Astley foi um dos nomes principais, a par de Belinda Carlisle e Kim Wilde, de um festival dedicado aos anos 80 que teve lugar no Pavilhão Atlântico. Hoje em dia, Astley continua no activo, actuando por todo o mundo e lançando novo material. Em 2016, o seu álbum "50" chegou ao n.º 1 do top britânico.      


"Never Gonna Give You Up" foi também utilizado em várias séries e filmes ("It's Always Sunny In Philadelphia", "Dark", "Family Guy", "Bumbleebee", "Angry Birds", "Lego Batman Movie"...)

Selecção de canções de Rick Astley:

"Together Forever (1988)


"Whenever You Need Somebody" (1987)


"When I Fall In Love" (1987)


"She Wants To Dance With Me" (1989)


"Sleeping" (2001)


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...