segunda-feira, 14 de outubro de 2019

“Quantos cabem num Mini?” - Passeio dos Alegres (1981)


Os portugueses recordam vários momentos da história da nossa TV com carinho: o Duarte e a levar com a mala da sogra nas trombas, Cavaco Silva a ruminar Bolo-Rei, Carlos Lopes e Rosa Mota a cruzar a meta para ouro, ou as 27 pessoas espremidas dentro de um Morris Mini n'O Passeio dos Alegres. Na época eu tinha pouco mais que 2 anos de idade, naturalmente só me recordo das imagens exibidas noutros programas e imprensa.

E que melhor modo de recordar o evento do que com um excerto do Facebook de Júlio Isidro? O mítico comunicador recorda este episódio a propósito de uma recriação do mesmo desafio, como comemoração dos 60 anos da marca. Apesar da contar novamente com a apresentação de Júlio Isidro, em 2019 apenas 19 voluntários conseguiram encaixar-se no interior da viatura, longe dos 27 portugueses encafuados no Mini nos anos 80 que bateram um recorde mundial.
"Foi no dia 15 de Março de 1981, já lá vão 38 anos!
O ainda jovem autor e apresentador do agora mítico Passeio dos Alegres da RTP 1, levava o país ao rubro com um dos muitos passatempos criados ao longo de mais de quatro anos.
"Quantos num mini?"
Pois nesse dia entraram neste minúsculo e mítico automóvel 27 pessoas maiores de treze anos!
Em dois minutos acontecia um recorde do mundo, noticiado pelas televisões internacionais com especial destaque do serviço de notícias da televisão japonesa!
Entre nós, o passatempo foi primeira página do Correio da Manhã e de outros jornais, mas não deu no TeleJornal.
Santos da casa...."


Procurando no arquivo do jornal "Diario Lisboa", encontrei um pequeno apontamento, com direito a foto ( a mesma do CM), sobre a proeza alcançada pelo grupo "Os Maiores de Olivais", o colectivo que venceu as outras equipas, "provenientes dos mais variados pontos do país".
"Diário de Lisboa" [26/03/1981]
O "DL" menciona que o recorde mundial anterior da "especialidade" era de 24 estudantes ingleses. Com bancos, como no caso português, porque num carro sem bancos a equipa da Universidade de Oxford conseguiu acomodar 29 pessoas.
O site "Motor24" acrescenta que
"Para garantir que todos estavam ‘hermeticamente’ confinados, Fecharam-se as portas durante 10 segundos. Nunca tanta gente entrara e saíra do pequeno automóvel. Todos saíram ilesos e o próprio carro também suportou bem o peso graças à suspensão que tinha sido propositadamente reforçada para o efeito" e que a gravação do feito "passou na Eurovisão e foi visto na televisão japonesa."
No site da RTP é possível assistir a um vídeo sobre o "Passeio dos Alegres" com recordações sobre este passatempo: "Recordar O Passeio dos Alegres - Agora Nós".


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...