terça-feira, 10 de setembro de 2019

Anúncio Campanha Anti-Tabagista (1988)

por Paulo Neto




Eu confesso que não sou uma pessoa que tem máximos cuidados com a saúde, mas pelo menos existe uma coisa saudável de que me orgulho ter praticado ao longo da minha vida: não fumar. Nunca fumei um cigarro inteiro na vida e creio que não devo ter dado mais de sete ou oito passas. Pura e simplesmente o tabaco nunca me atraiu, não gosto do sabor e odeio o cheiro, e com todos os malefícios que se conhecem e o preço cada vez mais galopante dos maços, não será agora que vou começar.   

Seja como for e apesar de tudo, o tabaco ainda é bastante consumido no nosso país. O que não impede que aqueles que fumam possam deixar de o fazer se assim quiserem e que o Estado organize periodicamente campanhas para alertar contra os malefícios do tabaco (desde o mau-estar imediato às doenças mais possíveis de serem contraídas devido ao seu consumo). Se hoje em dia, a lei actual proíbe o acto de fumar em espaços fechados e coloca outro tipo de restrições, nos anos 80, podia-se fumar em muitos mais sítios, o que estava a tornar-se um problema de saúde pública quer para os fumadores quer para os que tinham de lidar com o fumo deles, até porque foi nesta altura que ficou provado que aqueles, que não fumando, frequentavam ambientes cheios de fumo de tabaco eram mais afectados pelos seus malefícios do que os próprios fumadores. 


Foi por isso que em 1987, o Ministério da Saúde lançou aquela que seria a sua maior campanha de publicidade institucional anti-tabagista sob o slogan "Não Fume Pela Saúde" e tendo como logótipo a imagem de um coração asfixiado por um cigarro, que se prolongou ao longo dos anos seguintes e que resultou em diversos cartazes nas ruas e estabelecimentos de saúde e anúncios publicitários que passavam na RTP. 

O canal do YouTube de Vasco Ferreira publicou recentemente aquele que para mim e para muitos foi o anúncio mais marcante dessa campanha, inserido neste mini-bloco publicitário de Dezembro de 1988.Como é na adolescência que a maioria das pessoas começa a consumir tabaco, este anúncio destinava-se sobretudo para a sensibilizar o público mais jovem. (0:11-0:51 neste vídeo)





Uma linda rapariga loirinha sai do antigo Museu da Cidade (actual Museu de Lisboa) em Campo Grande. Enquanto ela se prepara para ir-se embora de mota, chegam dois rapazes: um louro de casaco vermelho e um moreno com uma camisola azul que diz "Mr. Wonderful" (e que doravante irei referir-me a ele com esse nome). O louro e o Mr. Wonderful, que entretanto acende um cigarro, tentam chamar a atenção da loirinha que lhes devolve apenas um breve olhar e um tímido sorrido antes de arrancar na mota. 
Mas eis que mal ela arranca, o material escolar da loirinha cai da mota e os rapazes têm a oportunidade perfeita de impressioná-la. Os dois apressam-se a apanhar os livros e os cadernos caídos e correm freneticamente atrás da mota até que o Mr. Wonderful, sempre com o cigarro na mão, pára todo exausto enquanto o louro continua até alcançar a loirinha na mota. Esta tira o capacete, faz um cinematográfico sacudir de cabelo e sorri para ele.

E enquanto o louro e a loirinha engraçam um com o outro (quiçá atraídos pela loireza um do outro), o ainda ofegante Mr. Wonderful, sentindo-se tudo menos maravilhoso, olha para o cigarro na mão, deita-o ao chão e esmaga-o com o pé (na altura ainda não se pagava multa por atirar beatas ao chão). O anúncio termina em freeze-frame com o close-up do cigarro esmagado no chão aos pés do rapaz, a voz que debita o slogan "Não fume, pela sua saúde",  e aparição no ecrã do dito slogan, do logótipo da campanha e das palavras "Conselho de Prevenção do Tabagismo". Inclusivamente esse frame final acabou por ser utilizado como cartaz da campanha, que me recordo de ver em hospitais, centros de saúde e em outdoors.



Gosto de imaginar que devido a este anúncio, muito rapaz terá pensado duas vezes antes de acender um cigarro, não fosse terem de correr com um amigo atrás de uma rapariga e ficarem para trás...

    
Entretanto, no Facebook da "Enciclopédia de Cromos", o nosso seguidor Pedro Henriques referiu que a loirinha do anúncio era uma jovem sueca que na altura estudava na Escola Americana em Lisboa.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...