terça-feira, 2 de maio de 2017

"Coco Jamboo" Mr. President (1996)


"Coco Jamboo", um dos tais temas omnipresentes nas rádios e compilações em CD na segunda metade da década de 90, mas que só (re)descobri o nome exacto ("Jamboo" e não "Jambo") ao pesquisar no bendito Youtube para outro cromo da mesma época. Viagem instantânea aos anos 90!

A canção foi o maior êxito do alemães “Mr. President” (antes de 1993 conhecidos como "Satellite One", que começou com um duo de DJs [Jens Neumann e Kai Matthiesen], a que juntaram mais tarde vocalistas e depois do primeiro sucesso, uma mudança de nome e afastamento dos ritmos dance tradicionais), que aqui misturam o eurodance com influências reggae, foi o principal single retirado do seu segundo álbum “We See the Same Sun”.

No videoclip - gravado na Venezuela - os membros da banda deambulam numa praia e casa de férias brasileira, com sequências intercaladas na animação do Carnaval. Nesta encarnação da banda os membros  que davam a cara eram a ruiva Daniela Haak (Lady Danii), a loura Judith Hinkelmann (T-Seven) Delroy Rennalls (Lazy Dee). Este último substituía George Jones (Sir Prophet) que abandonara o projecto recentemente. Se ele adivinhasse....




Ouçam no Youtube a versão de Natal: "Christmas Coco Jamboo".


Como habitual neste género musical a letra é de somenos, importa é o ritmo - contagiante neste caso - mas, se traduzi bem, um dos versos inclui a expressão "enquanto faço xixi" ("while I take a pee") ou "enquanto faço xixi abrigado do vento" ("while I take a pee lee"). Ou então "lee" será só para rimar...
Apesar de alguns sucessos na esteira deste Coco Jamboo, nomeadamente "I give you my heart" e "Show me the way", do mesmo álbum.





Seguiram-se os álbuns "Nightclub" e "Space Gate", as compilações best-off. Entre esses discos veio a público a acusação de que as vozes dos temas dos "Mr. President" não pertenciam aos vocalistas. Neumann e Matthiesen - os produtores e músicos na origem no projecto - vieram a terreiro explicar que as vozes eram corrigidas e alteradas em pós-produção.
Mas depois de um hiato e várias entradas e saídas no alinhamento, e alguns singles, em 2008 foi anunciada a separação dos "Mr. President". Continuam na activa T-Seven e Lazy Dee.

Versão original do texto no Tumblr da Enciclopédia: "Mr. President - Coco Jamboo".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...