Ao lado do “O Dedo” podem ver a indicação “Novo”. Não dá para ver bem, mas creio que o preço de venda era 15 escudos.
Enquanto durou fez as delícias de pequenos e decerto muitos graúdos que não tivessem pudor de chupar dedos - com sabor a morango - em público. Esta peculiar delícia gelada já não consta no cartaz para a época balnear de 1983. (Estou naturalmente a assumir que assim que saem de cartaz saem também de circulação. excluindo é claro aqueles em stock nas arcas de restaurantes e cafés pelo país fora.) Por exemplo, na Espanha - a Frigo (o nome que a marca adopta no país dos nuestros hermanos) lançou o “Frigo Dedo” em 1980 (até 91, pelo menos), e entre 1988 e 1990 o gelado existiu em 3 sabores diferentes! Na França, era “Le Doigt” vendido pela Motta [anúncio], e no Reino Unido “The Finger”, obviamente. No Brasil a Gelato deu-lhe o pitoresco nome de “Fura Bolo”.
A vaga de gelado em forma de extremidades do corpo humano foi preenchida em 1987 com a chegada do “Pé”, que se aguentou até 1990. Mas isso é uma história para outro cromo...
Despeço-me com este anúncio da época, que decerto vai deixar muitos de vós com água na boca:
O reclame era apenas a versão do mesmo anúncio já usado em vários países, mas a melodia parece-me estranhamente semelhante à "Formiga, Formiguinha" de Tó Maria Vinhas. Tô certo, ou tô errado?
Oh-la-la-la
Que bom que é
este giro, giro dedo
Huuum!
Oh-la-la
Já cá está.
Quero o dedo,
Agora lá.
Giro fresco é o dedo!
Olá dedo!
Vem já.
Um dos programas mais antigos da Caderneta de Cromos: "Caderneta de Cromos Nº10 O dedo" [Download/Ouvir Podcast].
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Se gostou, Partilhe: »»
|
Tweet | Save on Delicious |
Sem comentários:
Enviar um comentário