quinta-feira, 13 de abril de 2017

Bandeiras Nestum

O leitor Luís Filipe Ramos fez-me recordar este brinde que vinha nos veteranos flocos de cereais Nestum (em Portugal desde 1958, com o favorito Nestum Mel a chegar só em 1971) e a nostalgia fez-me imediatamente começar a procurar material para este cromo. Que afinal é muito escasso.


Além de serem colecções bonitas e educativas, estas bandeiras - com poste e base em plástico - sempre podiam ser usadas para complementar os exércitos de Masters do Universo, dos soldadinhos de plástico ou quem sabe até ornamentar o quintal de alguma Barbie mais nacionalista.
Ainda tenho uma dessas bandeiras, que sobreviveu mais ou menos incólume ao passar do tempo, mas infelizmente não a fotografei antes de a desterrar novamente para as profundezas de alguma caixa na arrecadação.

Foto: Ana Trindade. Edição: Enciclopédia de Cromos.

Este brindes que saíram nos anos 80 ( e creio que ainda nos anos 90) existiram sobre várias temáticas: Futebol, sinais de transito, mas lembro-me melhor das bandeiras dos países.
Além da bandeira do país, um autocolante no verso da bandeira incluía informação de cada nação, como o nome, a superfície, população, capital, moeda e claro, as línguas oficiais.
Podem carregar sobre as imagens para as aumentar:




Nota: Fotos encontradas na Internet, editadas pela Enciclopédia de Cromos.

Vários vídeos a publicidades antigas do Nestum desapareceram da Internet, sobrando ainda este resistentes:

Nestum (1987):



 Os Mini-Tarzan e Jane e o Nestum Figo (1991):



Mais Nestum de 1991, a doutrinar a criançada para serem yuppies sem alma:


Como bónus, despeço-me com um video sobre "Como Se Faz - Nestum":


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...