quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pedro Malagueta


Encontrando esta capa do disco no Instagram, pesquisei para saber quem era este cantor conhecido pelo singelo nom de guerre "Pedro", qual Prince português do Ultramar. Pegando no título do single, "Somewhere This Summer" rapidamente cheguei ao nome "Pedro Malagueta". Imediatamente, o meu sentido-de-aranha titilou, o nome não me era estranho. Olhando melhor à espartana página de Wikipédia,  mistério resolvido: Este Pedro é o Pedro Malagueta que nos encantou nos anos cromos com a bela versão portuguesa de "Era Uma Vez O Espaço..." - que confessso, está semrpe comigo no leitor de mp3. Anos atrás, no meu Youtube, coloquei um video com essa música, segui as confiáveis "fontes" da Internet que indicavam que o cantor do tema era o famoso Paulo de Carvalho. Pareceu-me bem, e assim indiquei na descrição do vídeo, até ter sido corrigido por um utilizador atento. Aproveito para pedir desculpa por durante alguns dias/meses ter contribuido para espalhar o "boato" de que era Paulo de Carvalho que cantava a música.

Voltando a Pedro Malagueta, nasceu em 1951 em Angola, podem ver a lista de singles e prémios na Wikipédia: "Pedro Malagueta". Ainda é mencionada a sua participação em vários grupos, um dos quais - "Férias" - participou no Festival RTP da Canção de 1977.
Foto: Site "Festivais da Canção".
O grupo ficou em 7º lugar nessa edição do certame. Na foto acima, Pedro Malagueta com a t-shirt da letra "I". Curiosamente, em 1º lugar ficou o grupo "Os Amigos", constituido entre outros por... Paulo de Carvalho! A foto e a informação retirada do excelente site "Festivais da Canção", vale a pena visitar!


 Uma actuação com o grupo "Heartbreakers Soul Band":


Se encontrarem mais videos, partilhem nos comentários!

No Myspace do artista podem ouvir um tema de 2007: "Puro Cubano".
Como não consegui encontrar um video ou áudio do tema do single, recordo aqui o belo genérico de "Era Uma Vez O Espaço":


O tema foi composto por Michel Legrand e na versão francesa interpretada por Jean-Pierre Savelli [ouvir]. Prefiro a "nossa" versão!

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Foi um dos cantores residentes do programa "Regresso ao Passado" de Júlio Isidro.

    ResponderEliminar
  2. MEU AMIGO DE LONGA DATA,GOSTAVA DOS CONTACTOS DELE

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...