sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mini Chuva de Estrelas (1994-95)

por Paulo Neto

Quem nunca fingiu ser um cantor famoso, no quarto, cantando ao som da rádio e/ou dos discos, com microfones improvisados (escovas de cabelo, canetas, colheres de pau, etc)? Esta típica brincadeira infantil foi sem dúvida a inspiração para o "Mini Chuva de Estrelas", programa que passou na SIC em duas temporadas durante os Verões de 1994 e 1995, durante o hiato da "Chuva de Estrelas" dos graúdos, nas noites de sexta-feira.





Apresentado por Margarida Reis, pelo programa passavam crianças entre os cinco e os dez anos, que tal como a sua versão sénior, eram entrevistadas num cenário a imitar um camarim e depois actuavam em palco, vestidas e caracterizadas conforme a estrela escolhida. A principal diferença é que não cantavam mas sim faziam playback da versão original, ainda que alguns petizes demonstrassem os seus talentos de canto na entrevista (como é o caso, neste vídeo, do pequeno Ruben Oliveira, que foi imitar o Rui Veloso).
Depois da actuação, seguia-se a apreciação do júri, composto por Fernando Martins, Maria Vieira (que substituiu Teresa Ricou após umas sessões) e o convidado semanal, que decidiam qual era o vencedor em cada semana. (Na primeira temporada, era também atribuído um segundo lugar, algo que foi descontinuado na temporada seguinte). Também ao contrário do Chuva dos adultos, não havia apuramentos para a fase seguinte, pelo que não havia um vencedor absoluto.
A título de exemplo, neste vídeo vê-se o júri (cujo elemento convidado era Alexandra Lencastre) a opinar sobre a prestação da pequena Samanta Ambrósio que imitou a cantora alemã Sandra, que viria a vencer esta sessão. Nesse episódio foram atribuídos dois segundos lugares ex-aqueo.


Entre os cantores mais frequentemente imitados estavam Madonna, Michael Jackson, Dulce Pontes, Roberto Leal, Guns 'n' Roses, Bryan Adams e Mariah Carey. Mas o leque de imitações mirim que passaram pelo programa foi muito diversificado, indo dos cantores e grupos que faziam sucesso na época a glórias do passado (como por exemplo Elvis Presley, Liza Minelli e até Mirita "Maria Papoila" Casimiro), ou até mesmo desenhos animados como Jessica Rabbitt e a Pequena Sereia. Houve até mesmo casos de travestismo, pois recordo-me de duas meninas que encarnaram Jon Bon Jovi e Elton John (e de um rapaz que não se acanhou em fazer-se passar pela metade feminina do Duo Ele & Ela!). E num caso de full circle, houve duas concorrentes (uma delas minha conterrânea) a imitar Sara Tavares, a primeira vencedora do "Chuva de Estrelas".

No YouTube, descobri mais quatro actuações.

Sílvia Viana como Adelaide Ferreira

Uma pequena imitadora da Linda Perry dos 4 Non Blondes



Bruno Lucas (que aparentemente é agora conhecido como "Fraldas") como Axl Rose


Sara Hilário numa algo tétrica interpretação de Dulce Pontes

O final era, como se impunha, em tons de apoteose e festa ao som do tema "Todos Juntos" (que continua gravado nos nossos discos rígidos) interpretado pela própria Margarida Reis e os Popeline (que eram uma espécie de equipa B dos Onda Choc).



Todos juntos, todos juntos
Todos juntos, parabéns, nós vamos cantar
Todos juntos, todos juntos
Abre a laranjada e vem brindar 
E todos juntos, todos juntos
Nesta festa de imitar vedetas da canção
Sim, hoje és tu o rei da festa e nós
Vamos aplaudir e também pedir
Que fiques connosco nesta festa, sim
É brincar, mimar, dançar, tocar, actuar,
É cantar, é cantar, é cantar

Eu já conhecia o programa antes de chegar a Portugal, pois durante um breve período em que houve antena parabólica na nossa casa, eu e a minha família víamos ocasionalmente a versão alemã (intitulada "Mini Playback Show"). Porém, este supostamente pueril e inofensivo programa gerou imensa controvérsia na época. A principal crítica era o facto dos petizes fazerem playback em vez de cantar mas também muitas vozes de vários quadrantes acusaram o programa de ser um produto exploratório - ou até mesmo sexualizante - para as crianças e que estas podiam ficar traumatizadas. Até surgiram vários boatos de que alguns dos pequenos participantes tinham ficado com problemas psicológicos e que tinham dado entrada em hospitais por causa disso. No entanto, o tempo demonstrou que este era mais um caso de muito barulho por nada, ocorrência tão típica no nosso país.

Hoje em dia, todos os concorrentes do "Mini Chuva de Estrelas" já são adultos (os mais velhos terão 28 anos), muitos deles provavelmente já são pais e a esmagadora maioria regressou alegremente ao anonimato após esses minutos de fama televisiva. Mas pelo menos uma das pequenas concorrentes veio-se a tornar uma conhecida actriz. Quem foi? Foi ninguém menos que Vera Kolodzig, que aos nove anos, ganhou a sessão em que participou imitando Marilyn Monroe com o célebre "I wanna be loved by you". Alguns anos mais tarde, seria escolhida para o papel principal da telenovela "Jardins Proibidos", dando aí início uma frutuosa carreira nas telenovelas da TVI. Também vim a descobrir que o cantor Tiago Teixeira, mais conhecido por T.T., também por lá passou mas não sei quem ele imitou. Assim como a apresentadora, modelo e ex-concorrente do "Ídolos" Carolina Torres que fez de Rita Lee.


E o que é feito de Margarida Reis, há muito afastada dos nossos ecrãs? Segundo um artigo que li há tempos num suplemento de televisão do Correio da Manhã, casou-se com um empresário americano e vive há vários anos nos Estados Unidos.


Actualização: Dia 17 novembro 2012, na rúbrica "Perdidos e Achados" (no Jornal da Noite da SIC), o "Mini-Chuva de Estrelas" foi recordado, com destaque para os participantes Tiago Retré, Milene Candeias e Márcio Costa. Veja um excerto do programa:


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...