sábado, 17 de dezembro de 2016

Publicidade RTP - Dezembro 1986

por Paulo Neto

Regressamos hoje a um dos nossos exercícios favoritos aqui no blogue que é analisar os blocos publicitários de outros tempos. E sem dúvida que existe um especial prazer em analisar a publicidade que a RTP exibia por alturas da época natalícia. Para este artigo, vamos rever três blocos publicitários da RTP de Dezembro de 1986, portanto há trinta anos, disponibilizados no YouTube pelo incansável canal Lusitania TV. Estes blocos foram exibidos no dia 17 de Dezembro de 1986, uma quarta-feira, por entre a exibição na RTP1 do filme "Da Terra Nascem Os Homens" na "Lotação Esgotada".


Como não podia deixar de ser, neles surgem anunciados produtos passíveis de serem ofertados dali a uma semana na Consoada, com especial destaques para perfumes e bebidas alcoólicas. Ao ver estes vídeos, relembrei vários anúncios que eu recordo desta época mas que há muitos anos que eu não via. 





0:00 Vinheta RTC
0:02 Trailer do filme "Howard e o Destino do Mundo", que adaptava uma banda desenhada da Marvel e contava com George Lucas como produtor executivo. Porém o filme tornou-se um dos maiores fracassos de bilheteira dos anos 80. Também ainda me recordo quando as trailers diziam as cidades onde os filmes estreavam em Portugal e este, além dos inevitáveis Lisboa e Porto, também ia estrear em Coimbra, Setúbal e Vilamoura.
0:25 Basta apenas uma voz-off no tom certo e uma bonita música para encher de sensualidade este anúncio ao Jovan Musk Oil.
0:57 Para aspirar as migalhas, os restos de papel de embrulho e as agulhas de pinheiro caídas no chão durante o Natal nada como os aspiradores Hoover.
1:05 Um anúncio da Nordmende, marca de televisores, vídeos e câmaras de filmar que grita por todos os poros: "ESTAMOS NOS ANOS 80!". Uma mulher loura de fato-de-banho vermelho à beira de uma piscina, um homem num fato de poliéster branco, vários planos estilosos e até um falcão!
1:21 Um bem sensual anúncio aos chocolates Cadbury, com uma mão feminina com unhas bem pintadas a acariciar a tablete e uma boca feminina, com batom a condizer com o verniz das unhas, a degustar com prazer um pedaço da dita tablete.
1:41 Outro anúncio muito estiloso à Dimensão Móveis.
2:11 Um clássico natalício que durou anos a fio: a edição da revista Eva de Natal. Infelizmente há muito pouca informação sobre essa publicação na internet, mas há vários exemplares (dos anos 30 aos anos 80) à venda em sites de compras como o Coisas, incluindo o de 1986 aqui anunciado. Esta edição tinha a aliciante de sortear prémios como uma casa no valor de 5 mil contos (25 mil euros) em qualquer ponto do país e um automóvel. Se não estou em erro, esta foi a última ou penúltima edição desta revista pois já não me lembro dela no final da década de 80.
2:20 Graças aos electrodomésticos Stowaway da Black & Decker, pequenos e facilmente transportáveis, como um ferro de engomar e um secador de cabelo, uma empregada de escritório aproveita o pós-expediente para sair para a noite completamente deslumbrante.
2:29 Para evitar as cáries dentárias depois de tantos doces natalícios, era preciso escovar os dentes e porque não com Colgate Anti-tártaro?
2:38 Um anúncio ao chocolate Belmusse Regina que recua no tempo onde três cozinheiras do século XIX preparam deliciosas sobremesas, em especial um bolo que uma delas cobre com uma generosa camada de chocolate derretido, sob o olhar de um criado com aspecto exótico que no fim do anúncio não hesita em tirar um bombom da mesa.
2:50 O senhor de óculos que janta num restaurante com uma elegante companhia demonstra que não é preciso de ser um garboso Adónis para exibir toda as classe das camisas Victor Emmanuel, "a camisa do homem". Ainda sou do tempo dessa luta de titãs pela marca líder da camisaria nacional entre Victor Emmanuel e Triple Marfel. Infelizmente a fábrica de São João da Madeira que produzia a Victor Emmanuel fechou em 2014 e o seu dono encontra-se preso por evasão fiscal.
3:07 Eis um anúncio natalício  de que mal o revi, lembrei-me logo: o dos Cartões de boas-festas dos Correios que não precisavam de selo, com um Pai Natal e uma rena numa alegre cantilena acompanhado por um grupo de casas antropomórficas (presume-se que desabitadas, seria um grande inconveniente viver numa casa que de repente começa a dançar).
3:23 Para afastar a azia e a indisposição durante a comezaina natalícia, convinha ter por perto os sais de frutas ENO.
3:39 Um dos primeiros anúncios aos desodorizantes Axe, famosos por enaltecer a virilidade e o poder de sedução de quem os utilizava. Neste caso, uma mulher deixa cair uns óculos de sol e um homem aproxima-se para ajudá-la. Quando ela se levanta para o encarar, vai sentindo o aroma do AXE que é tão inebriante que a senhora deixa cair de novos os óculos para dar mais uma snifada no atraente desconhecido.
4:00 Tchi, também me recordo deste anúncio. Dois miúdos que brincam às casinhas com roupas e sapatos de adultos comem um delicioso bolo de chocolate à mesa. A certa altura a miúda exclama: "Com fichas de cozinha do Correio da Manhã, cozinhar é o máximo!" E sim, lembro-me de quando o Correio da Manhã trazia essas fichas.
4:16 Mais um trailer cinematográfico, desta vez a "Aliens - O Recontro Final", o segundo filme da saga protagonizada por Sigourney Weaver (que por este seu desempenho tornou-se a primeira actriz nomeada para o Óscar num filme de ficção científica), com realização de James Cameron.
4:32 Na altura, as máquinas de barbear ainda eram algo recente, daí este anúncio vistoso e pseudo-futurista (que também grita "ANOS 80"!) à Philishave Electrónica, com um homem à janela do seu apartamento num arranha-céus ultra-moderno.
5:03 Vinheta RTP1: já falei aqui desta vinheta de inspiração geométrica estreada em Outubro desse ano a propósito da série animada da "Mafalda".
5:05 Vinheta Lotação Esgotada e curtíssimo excerto do filme "Da Terra Nascem Os Homens" ("The Big Country"), um western de 1958 realizado por William Wyler, com Gregory Peck, Charlton Heston, Jean Simmons e Burl Ives, que ganhou o Óscar para Melhor Actor Secundário com este filme.






0:00 Vinheta RTC
0:02 Um senhor embrulha num elegante papel uma embalagem com o whisky Chivas Regal para oferecer a uma visita que chega em breve, mas não resiste à tentação de ser ele a emborcar o precioso néctar. Até que a campainha toca...
0:36 Novamente o trailer de "Aliens - O Recontro Final". Durante muito tempo, eu pensava que era "O Reencontro Final", mas é mesmo "recontro", que segundo o dicionário, quer dizer "embate, encontro de duas forças combatentes".
0:51 Outro anúncio de que me lembro bem, o dos aparelhos audiovisuais da Sanyo ao som de uma versão em português de "Video Killed The Radio Star" dos Buggles, repleto de cenas bem anos 80 como por exemplo uma aula de dança jazz cheia de lycras coloridas. Entretanto descobri uma versão mais longa deste anúncio em espanhol
1:23 Um fila de cálices tocam com vinho do Porto Cockburn's toca "Parabéns A Você"
1:30 Quiçá já a pensar no réveillon das entradas em 1987, existem três anúncios a espumantes neste bloco. Primeiro com um senhor vestido à marinheiro que sai de uma banheira para promover o espumante Danúbio
1:52 Outro clássico desta quadra é Lotaria do Natal, que nesse ano tinha uma taluda de 250 mil contos (1250 mil euros). Se hoje tal quantia é uma montanha de massa, imagine-se em 1986. 
2:12 Mais um anúncio bem ao estilo dos anos 80. Quatro jovens mulheres passeiam vestidas com roupas da época passeiam alegremente numa praia e cruzam olhares com um homem que brinca com o seu cão. No fim descobre-se que as quatro amigas estão vestidas a condizer com as embalagens das quatro variedades da Eau de Toilette Bien-Être
2:42 Os anos 80 foram os anos dos móveis de pinho e  as lojas Edêpinho em Carcavelos, Campo de Ourique e Linda-A-Velha vendiam vário mobiliário de pinho e não só.
2:51 Solta-se um rolha para se anunciar o espumante Codorniu, produzido em Espanha, que ao que parece era então o espumante mais bebido em todo mundo. 
3:00 Hoje não haveria tanta coragem em anunciar um chocolate como um alimento saudável mas nos anos 80 popularizou-se o slogan "um Mars por dia, ajuda-o a trabalhar, a descansar e a divertir-se". Neste anúncio, vemos um homem a supervisionar uma obra de construção civil e a dar uns toques na bola num jogo de solteiros e casados, tudo graças à energia de Mars. Seja como for e obviamente de forma ocasional e moderada, ainda hoje sabe bem um Mars, não sabe?
3:32 O que também ocasional e moderadamente sabe bem é uma caipirinha. Como por exemplo a "finíssima" caipirinha Bagaceira Velha.
3:40 Duas simpáticas catatuas ilustram este anúncio aos relógios Pulsar Quartz
4:00 Solta-se mais uma rolha para anunciar outro espumante, Fita Azul, este de produção nacional.
4:09 A única sugestão musical presente é a da colectânea Polystar 1986, ilustrada por um algo sinistro urso. Na voz de Canto e Castro, o urso anunciava que a compra do disco habilitava ao sorteio de um automóvel. Tudo isto ao som de "Um Dia de Domingo" de Gal Costa e Tim Maya, um dos grandes sucessos do verão de 1986 (já se falou aqui) e que presume-se que estaria incluído nessa compilação, que seria a última da série dando lugar no ano seguinte ao Hit Parade. 
4:20 Agora uma sugestão mais literária: as Obras Completas de Eça de Queiroz. Recordo-me dessas capas com as grandes iniciais EQ e a efígie deste nome maior das nossas letras. Ainda hoje, podem-se encontrar estas edições e não apenas em alfarrabistas. Gosto sobretudo do ênfase à palavra "claro", quando a voz off diz que é uma edição da Livros do Brasil.
4:27 Em 1986, os micro-ondas ainda eram uma novidade em termos de eletrodomésticos em Portugal. Daí que pudesse ser uma prenda desejada por muitas donas de casa no nosso país. Mas neste anúncio aos micro-ondas Teka, não há como não desconfiar das intenções do senhor que se veste de gala para oferecer à esposa um micro-ondas e depois senta-se à mesa quando ela lhe serve um apetitoso lombo saído do aparelho. 
4:36 Mais um trailer cinematográfico, agora à hilariante comédia "Por Favor Matem A Minha Mulher" ("Ruthless People") com Bette Midler, Danny DeVito e Judge Reinhold, realizado pela mesma equipa de "Aeroplano!" e "Ases Pelos Ares". Além disso, convém notar que o filme tinha honras de estreia nacional em localidades como Aveiro, Faro, Mem Martins e Santo Tirso. 
4:52 Outro anúncio bem estilo anos 80, com um grupo de yuppies a celebrar a concretização de um grande negócio com o whisky The Glenlivet.  
5:22 Vinheta RTP1
5:26 A Fundação Calouste Gulbenkian organizava três concertos onde era tocada a versão de Mozart de "O Messias" de Handel, composição oratória famosa pelo trecho coral de "Hallelujah", que ficou tão presente na sociedade que todos nós já o entoamos quando algo muito esperado acontece: "Aleluia!"
6:11 Vinheta Lotação Esgotada




0:00 Vinheta RTC
0:05 Outro anúncio - um pouco mais longo que o anterior - ao espumante Codorniu.
0:27 Anúncio aos diversos salões de Isabel Queiroz do Vale, um dos grandes nomes da arte capilar nacional, que na altura existiam em Lisboa, Porto, Aveiro, Cascais e Montechoro (Albufeira). 
0:33 Um paraquedista lança-se de uma avião para aterrar numa plataforma com a forma de uma imagem aumentada de uma garrafa de whisky Passport Scotch. Mas depois vem-se a saber que se trata de uma bonita paraquedista que se junta ao homem que a espera com dois copos de whisky. Lembro-me de ver anúncios com o freeze-frame final (eram muitos os anúncios de então que acabavam em freeze-frame, não eram?) na imprensa escrita da altura.  
0:53 Votos de boas-festas do Totobola, com o desejo de mais milionários devido ao palpite certeiro nas treze cruzinhas em 1987.
1:08 Eis um conjunto de palavras que se ouvia muito na altura: "ITT Ideal Color"!
1:17 Um simpático anúncio natalício em animação stop motion para a cerveja Carlsberg.
1:33 Um anúncio de lendário: o dos electrodomésticos Philips com o actor Miguel Guilherme a emular os sons dos aparelhos. Miguel Guilherme diz que ainda hoje as pessoas falam-lhe desse anúncio. 
2:04 Agora a orquestra de cálices com vinho do Porto Cockburn's toca o "Jingle Bells".  
2:12 Eis outro anúncio que me recordo desta altura: o da Rent-a-car AVIS (que se diz "ei-viz" mas que eu pensava que se pronunciava como a localidade alentejana de Avis). Um helicóptero segue no encalço de um Opel vermelho conduzido por uma jovem mulher num elegante tailleur vermelho. Quando o helicóptero aterra, sai de lá um senhor engravatado e de pasta na mão que é afinal o cliente vai alugar o carro à senhora de vermelho. O freeze-frame final do anúncio tornou-se um poster da empresa durante anos a fio, ao ponto de eu ainda ter visto o tal poster em stands da AVIS por volta dos idos de 2002. 
2:45 O whisky duplamente envelhecido Whyte & McKay, engarrafado na Escócia. Ao que parece um whisky que cumpre as suas promessas. 
3:05 Outro clássico da publicidade nacional dos anos 80 eram os anúncios aos champôs Sunsilk com a presença de Dusty Fleming, o alegado cabeleireiro das estrelas. Tal era a popularidade que Dusty Fleming também começou a fazer anúncios em Portugal com algumas das nossas beldades locais, como é o caso da manequim Yolanda, neste anúncio ao Condicionador Sunsilk com amêndoas e mel. No Brasil, a marca tem a denominação de Seda.  
3:35 Lotação Esgotada


Alguns dos anúncios

Sanyo



Totobola





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Procuro um anuncio da AVIS do inicio dos anos 80 com a Isabel Horta. Alguém tem?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...