No dia de publicação deste artigo - o terceiro dedicado a esta série sui generis, um verdadeiro OVNI no panorama nacional - cumpre-se o 30º Aniversário da primeira exibição de "Duarte e Companhia". Altura ideal para desempoeirar os rascunhos e recortes que fui juntando nos últimos anos.
"Duarte e Companhia" entrou pelos pequenos e ecrãs e pelos corações dos portugueses como nesta épica entrada de Rocha no gabinete de Duarte, à bruta:
Os erros, limitações e exageros cartoonescos faziam - e fazem - parte do charme da série, e trinta anos depois é divertido ler um artigo da época que vaticina que as aventuras de "Duarte e Companhia" são "para esquecer"...
"Diário de Lisboa" 1986/01/24 |
Vídeo da rubrica "Retroescavadora" de Fernando Alvim:
"Diário de Lisboa" 1985/12/06 |
"Diário de Lisboa" 1985/12/20 |
Repetiu logo alguns meses mais tarde, entre 13 de Agosto e 17 de Setembro de 1986, nas quarta-feiras à tarde.
"Diário de Lisboa" 1986/10 |
Os novos episódios - a segunda temporada - só regressariam ao pequeno ecrã a 17 de Outubro de 1986 - novamente às sextas à noite, antes de "Hitchcock Apresenta..." - até 21 de Novembro, sendo substituída por "Xailes Negros".
"Diário de Lisboa" 1986/11/21 |
"Diário de Lisboa" 1987/11/14 |
A terceira temporada mudou para as noites de Sábado entre 14 de Novembro de 1987 e 9 de Janeiro de 1988.
"Diário de Lisboa" 1988/09/02 |
"Diário de Lisboa" 1988/09/20 |
Em relação à quarta temporada, partir de 1 de Setembro de 1988 os episódios tinham apenas 30 minutos de duração e foram exibidos durante os dias úteis da semana, até 21 de Setembro.
"Diário de Lisboa" 1989/06/24 |
A quinta temporada terminou a 24 de Junho de 1989, mas ainda não consegui determinar a data de exibição dos dois episódios anteriores, dos três que compõem a temporada cinco.
Em 2012 os protagonistas reuniram-se para uma ultima missão para a revista Sábado, da qual resultou o divertido vídeo "Duarte e Companhia - A Ultima Aventura":
Os actores que encarnaram Duarte, Joaninha, Lúcifer e Átila reuniram-se para uma entrevista e sessão fotográfica para a revista Sábado que terminou abruptamente, como seria de esperar. A reportagem completa só estava disponível na versão impressa da revista, mas no site é adiantado que "Rui Mendes rejeita a hipótese de um regresso" em continuações ou remakes da série.
E adianto eu, deve ser melhor manter assim, na nossa memória, DVDs e Internet; do que tentar reproduzir ou parodiar um momento tão único da nossa TV.
Os artigos anteriores na Enciclopédia de Cromos:
E adianto eu, deve ser melhor manter assim, na nossa memória, DVDs e Internet; do que tentar reproduzir ou parodiar um momento tão único da nossa TV.
Os artigos anteriores na Enciclopédia de Cromos:
Se gostou, Partilhe: »»
|
Tweet | Save on Delicious |
Esta série dava para fazer um site só sobre ela :D
ResponderEliminarE acreditem ou não só vi o vídeo da Retroescavadora depois de ter feito o gif animado da épica entrada do Rocha :D :D Por coincidência escolhemos a mesma cena para ilustrar/resumir o espírito da série.
Gostava - e ao mesmo tempo tenho medo - de ver uma nova versão, ao estilo descontraído do Duarte e Companhia. Creio que há uns anos se falou nisso, mas tudo em águas de bacalhau...