terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A Minha Agenda RTP (1985-2001)

por Paulo Neto

É uma verdade universal que a publicidade é arte de fazer algo parecer imprescindível, mesmo que na realidade a aquisição desse produto não seja de todo essencial à nossa existência. Um dos casos mais célebres do poder da publicidade foi a de uma série de anúncios que nos anos 80 e 90, por alturas do Natal, tornavam algo tão prosaico como uma agenda num dos presentes mais desejados no sapatinho pela petizada. Para tal bastava uma série de anúncios natalícios bem coloridos e um simples mas contagiante jingle:

"Para o Natal, 
o meu presente 
eu quero que seja
A Minha Agenda,
A Minha Agenda..."

E era o que bastava para cativar a petizada e para que uma parte dessas tivesse vontade de pedinchar "A Minha Agenda RTP"  para a sua lista de presentes de Natal. Eis um desses anúncios, de 1994, referente à edição de 1995.


Se não estou em erro, embora o anúncio fosse diferente a cada ano, a gravação audio, tanto do jingle como da voz-off que dizia "A Minha Agenda: jogos, magia, diário, receitas. E muitas ideias para todas as semanas do ano." rematando no célebre slogan "A prenda de Natal para o ano inteiro", foi sempre a mesma. Mas seja como for, durante anos a fio, os anúncios de A Minha Agenda RTP faziam parte da quadra, tal como o anúncio das Fantasias de Natal, o Natal dos Hospitais e os fritos na noite da Consoada.   
Não sei precisar, mas creio que a primeira edição de A Minha Agenda RTP que surgiu foi a do ano de 1986, editada no Natal de 1985 e pelo que pude apurar, a última edição foi a de 2001. A Minha Agenda era uma iniciativa conjunta da RTP e da Editorial O Livro, que era também a editora de famosos manuais escolares como os livros de Língua Portuguesa das séries do "Papu" e "Aos Quatro Ventos" no ensino primário ou os manuais de Educação Musical do 2.º ciclo "Ao Encontro Da Música". Aliás, notava-se que o ilustrador de A Minha Agenda era o mesmo desses manuais.





Agora a pergunta que se impõe: "Paulo, tu chegaste a receber A Minha Agenda RTP no Natal?". E a resposta é "Sim." No Natal de 1993, não me recordo da parte de quem e se foi por meu pedido ou não, a edição para 1994 figurou entre as minhas prendas dessa noite. Foi uma Consoada que recordo particularmente bem por ter sido a única onde toda a família se reuniu em minha casa e não em casa da minha Avó Ana, como tinha sido hábito até então e também por ter sido a única Noite de Consoada em que estive doente: tinha passado todo o dia de cama e só me levantei para ir para a sala nessa noite. 



Foi com agrado que recebi a "A Minha Agenda RTP" 1994 como presente, que como era habitual continha várias rubricas como receitas, actividades de trabalhos manuais, ideias para jogos e truques de magia e notas astrológicas. Lembro-me de ter recriado alguns jogos e truques de magia, já que a minha fraca habilidade manual impedia-me de aventurar em fazer as receitas ou trabalhos manuais mais elaborados.
Porém na sua principal função, a de agenda propriamente dita deixava ainda um bocado a desejar. Para já, a sua dimensão e peso não ajudavam muito para que fosse levada de um lado para o outro e depois o conteúdo em si já parecia um bocadinho infantil para os 13 anos que tinha na altura, pelo que nunca me atrevi a levá-la para a escola. Por fim, como não só o espaço disponível para escrever sobre o que se fazia em cada dia era pouco mas também a minha vida na altura era tudo menos preenchida, acabava por só escrever coisas mais sucintas que uma mensagem de Twitter: "Hoje tive teste de Físico-Química.", "Fui ao cinema ver 'A Família Addams 2' ", "A Liliana Margarida fez anos ontem.", "Vi o 'Jogo do Ganso" e o 'Nunca Digas Banzai' ", "Hoje fez muito frio." e por aí fora. Isto ao princípio, que chegado a Maio desse ano, deixei de escrever de todo.

Se já na altura era preciso aquele eficaz chamariz publicitário para convencer a petizada de que uma agenda era um atractivo presente de Natal, creio que hoje em dia nem com isso conseguiriam cativar a geração das apps e das redes sociais. Seja como for, A Minha Agenda RTP e os seus anúncios merece o seu lugar na memória colectiva dos Natais dos anos 80 e 90.

E claro está, em 2010, no auge da rubrica "A Caderneta de Cromos" da Rádio Comercial, uma edição de "A Minha Agenda" foi editada com vários elementos da rubrica de Nuno Markl. 


Actualização: a nossa seguidora Inês Martins enviou-nos pelo Facebook imagens de um exemplar da edição de 1993 que encontrou por entre as suas coisas de infância. À Inês, o nosso muito obrigado.






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. Bom dia,

    Sabem-me dizer onde posso adquirir uma versão do ano de 1987 para completar uma coleção?

    Cumprimentos

    José Augusto Silva
    (Phelps_87@hotmail.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia José,
      Também gostava de saber, para comprar uma para mim.
      é questão de estar atento a sites como o OLx, Custo Justo, Coisas.com, etc, e dezenas de grupos de vendas no Facebook, por exemplo.
      cumprimentos!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. 2001? Nunca pensei que tivesse durado tanto tempo. Obrigado Alexd!

      Eliminar
  3. Alguém interessado em vender alga agenda a minha agenda .bom estado?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...