quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Litão de Natal

Quem já acompanha a Enciclopédia há algum tempo, sabe que sou de Olhão, no Algarve. A minha terra aparece na televisão de modo sazonal: reportagens sobre o Festival do Marisco, apreensão de drogas, iguarias como a Vila de Ameijoas e mais recentemente Bolos Reis gigantes. Mas um clássico de Olhão na altura do Natal, é a obrigatória reportagem televisiva sobre o prato tradicional: Litão. Sim, litão e não leitão.

Foto: "Flickr - Rui Costa"



Reportagem de 2013:

Reportagem da TVI de 2015: "Litão é o rei à mesa no Natal de Olhão"

Reportagem do jornal JN de 2015 : "O litão é o prato principal da Consoada das famílias de Olhão"

Litão é um pequeno tubarão que é seco, salgado e seco ao sol durante o Verão. A modalidade "à moda de Olhão" é em guisado. Em tempos idos era o prato da população mais pobre sem recursos para adquirir o caro bacalhau. Actualmente é muito mais dispendioso, mas as famílias fazem o esforço para o incluir no jantar mais importante do ano. E claro que a restauração local o inclui nas ementas natalícias.

Um exemplar de litão recém-capturado. Foto: APOS
O amor ao peixe é tão grande que alguns anos foi criada a Confraria Olhanense do Litão. Sim, daqueles grupos de fãs que usam uns chapéus engraçados. Espreitem a página do Facebook aqui.
Foto: Confraria Olhanense do Litão

O site da APOS descreve o Litão do seguinte modo:
"O nome mais usual em Portugal é leitão mas em Olhão chamamo-lo litão. Em inglês denomina-se blackmouth catshark, em francês chien espagnol, e em espanhol, pintarroja bocanegra.
Trata-se de um pequeno tubarão parecido com a patarroxa que se distribui pelo Mediterrâneo, e Atlântico Oriental (...) O peixe é geralmente aberto, passado por um pouco de sal e posto a secar ao Sol por 4 ou mais dias (dependente da radiação). Depois é guardado alguns meses até ser consumido. A pele seca era antigamente utilizada para lixa. Antes de ser consumido tem de ser demolhado durante cerca de 1 dia."

O peixe já seco, e pronto a vender.
Foto: Internet
O litão a secar ao ar livre. Imagem capturada na Doca de Olhão.
Foto: Internet
Já no prato:
Foto: Internet

Foto: Internet

Cá por casa, não falta na consoada, em versão guisado, e apesar da minha aversão a peixe (quando criança só comia as batatas e o molho no pão), tenho-o comido nos últimos anos e tenho que reconhecer que apesar de bastante salgado é agradável. Diz-me a minha mãe que também se faz em feijoada.
Espero depois da Ceia de Natal por aqui algumas fotos do litão já no prato.

No site "Can The Can" podem consultar uma sugestão de receita para preparar Litão: "Can The Can Lisboa - Litão".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...