quarta-feira, 20 de maio de 2015

Doug (1991-1999)

por Paulo Neto

Nos anos 90, houve uma série animada que soube capturar bem tudo aquilo o que é ser um rapaz no início da adolescência e todos os dramas, mais ou menos complicados, que daí advêm. "Doug" seguia as aventuras da personagem-título um rapaz tímido que vai lidando com os problemas típicos da sua idade, como as dores de crescimento, as paixões secretas, o bullying e a auto-estima, assuntos que podiam ser dramáticos se não fosse contados com humor através de personagens de (literalmente) diversas cores.

A série foi criada por Jim Jinkins, baseada em vivências do próprio autor, sendo que alguns dos bonecos tinham sido criados durante a sua juventude. A série teve duas encarnações: primeiro sob a égide da Nickelodeon, teve quatro temporadas produzidas entre 1991 e 1994 (que foram exibidas em Portugal em diversos blocos de animação da TVI) e mais tarde, a série foi adquirida pela Disney e após algumas alterações criativas, outras três temporadas foram emitidas nos Estados Unidos entre 1996 e 1999 (e que creio que foram exibidas no Disney Channel em Portugal). Como eu nunca vi essa fase Disney da série, vou falar apenas da fase Nickelodeon. Nesta fase, salvo algumas excepções, cada episódio continha duas histórias diferentes.



Doug Funnie é um rapaz tímido e ansioso que regista no seu diário todas as aventuras dessa sempre complicada fase da vida de transição da infância para a adolescência. Doug vive com os seus pais Theda e Phil, a sua artística irmã Judy e o seu cão Porkchop (Pipoca, na versão portuguesa) numa pequena cidade algures na América chamada Bluffington. Para lidar com os seus problemas, Doug costumar recorrer à imaginação, inventando alter-egos heróicos como Quailman ("Quixote" na versão portuguesa), com o seu cinto na cabeça e cuecas por cima dos calções. (Aliás a série tinha muitas sequências geradas pela imaginação de Doug). Além do talento para escrever e desenhar, Doug também toca banjo.



Skeeter Valentine é o melhor amigo de Doug. Extrovertido e desembaraçado, Skeeter costuma incentivar Doug a ser mais sociável e a enfrentar os seus problemas. No outro extremo, está Roger Klotz o bully que volta e meia se compraz em embaraçar Doug. Em paralelo, Stinky ("Fedorenta" na versão portuguesa - sim, uma "gata Fedorenta") a gata de Roger também anda sempre às turras com o cão de Doug. 



Patti Mayonnaise é uma rapariga simpática e activa, orfã de mãe, por quem Doug está secretamente apaixonado, o que o leva a comportar-se com embaraço junto dela. As melhores amigas de Patti são Beebe Bluff, filha do homem mais rico da cidade que quando não se comporta como uma betinha presunçosa, revela-se uma boa amiga para os que lhe são próximos e Connie Benge, uma garota discreta que parece ter por sua vez um fraquinho por Doug.


Entre as personagens adultas da série, destacam-se a Sra. Wingo, a professora da turma de Doug geralmente afável mas que também sabe ser severa quando preciso, Bud Dink, o vizinho algo desmiolado, Lamar Bone, o neurótico vice-reitor e os Beets, a banda preferida de Doug, um misto dos Beatles com os Smashing Pumpkins.


Além das séries televisivas, a série gerou uma série de livros, DVDs, um espectáculo musical e um filme, "Doug- O Filme", lançado em 1999 após a conclusão da fase Disney da série.

Lembro-me de ser uma série que eu gostava muito de ver e que em vários aspectos, identificava-me com o protagonista.

Genérico (Fase Nickelodeon):







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...