Pelo título em Portugal parece que vamos falar de uma aventura de Enid Blyton, mas não, trata-se de uma série baseada na obra de outra autora inglesa, Edith Nesbit (1858-1924), que assinava a maioria dos seus livros como E. Nesbit.
![]() |
| E. Nesbit |
Originalmente publicado em 1902 com o título "Five Children And It", o livro tornou-se rapidamente um clássico da literatura juvenil e tem desde então sido adaptado para televisão, cinema, anime, teatro musical e banda desenhada. Foi o primeiro livro de uma trilogia protagonizada por cinco jovens irmãos no início do século XX que encontram seres míticos e artefatos que lhes concedem desejos. Os outros volumes da trilogia foram "The Phoenix And The Carpet" e "The Story Of The Amulet".
Em 1991, a BBC adaptou a obra para uma série de seis episódios que foi exibida na RTP1 com o título "Cinco Mais Um", no espaço infantil das manhãs de Domingo, creio que em 1992.
![]() |
| Cyril, Jane, Anthea, o "Cordeiro" e Robert |
A série conta as aventuras de cinco irmãos que conhecem um estranho ser mágico. Oriundos de Londres, os irmãos Cyril (Simon Godwin), Anthea (Nicole Mowat), Robert (Charles Richards), Jane (Tamzen Audas), assim como o irmão mais novo, um bebé a quem eles chamam de "o Cordeiro" (Alexander e Lewis Wilson), vão passar as férias na casa de campo do seu tio na região de Kent.
Um dia, ao brincarem num monte de cascalho, descobrem uma estranha criatura chamada Psammead (voz de Francis Wright), uma espécie de génio da areia. Rezingão e irascível, Psammead tem o poder de conceder um desejo por dia a crianças, sendo que esse desejo acaba ao pôr do sol. Aparentemente, ele é um dos poucos sobreviventes dessa espécie feérica, que existe desde a Idade da Pedra.
![]() |
| Psammead |
Entusiasmadas com essa descoberta, os petizes decidem pedir-lhe vários desejos, a que o génio concede, frequentemente a contragosto. No entanto, os desejos acabam por metê-las sempre em encrencas, ou por falta de reflexão na hora de pedir, ou porque Psammead tende a levar à letra aquilo que desejam.
Por exemplo, quando os irmãos desejam ser mais bonitos, os guardas da casa do tio não os reconhecem e impedem-nos de entrar; quando as crianças desejam ter muito dinheiro, o génio entrega-lhes muitas moedas que já estão fora de circulação; quando eles pedem para o "Cordeiro" ser mais velho, ele transforma-se num homem adulto mas ainda com mentalidade de bebé; e quando, farto de ser atormentado pelo filho do padeiro, Robert deseja ser mais alto, Psammead transforma-o num gigante.
Entre aventuras e desventuras, Cyril, Anthea, Robert e Jane aprendem lições sobre responsabilidade e prudência, além de se sentirem mais unidos. No fim, eles concluem que não precisam de magia e de desejos para serem felizes, e despedem-se de Psammead.
Em 1993, houve uma nova série, chamada "The Return Of The Psammead", que embora recuperasse a personagem titular e tendo um novo grupo de crianças que lhe pedem desejos, não era diretamente adaptada dos livros de E. Nesbit. Creio que esta série também passou em Portugal, pois eu me lembro de um episódio em que uma das raparigas pediu o desejo de ter uma irmã gémea, que se revela uma peste intratável, que eu julgava ser da série anterior, mas segundo o IMDB é um episódio desta série. Outro episódio curioso da nova série foi um em que um dos desejos dos petizes era viajar para o futuro e acabam por ir parar ao ano de 1993.
![]() |
| Uns muito jovens Freddie Highmore e Jonathan Bailey na adaptação cinematográfica de 2004 |
Em 2004, "Cinco Mais Um" teve uma adaptação para cinema com uns bens jovens Jonathan Bailey e Freddie Highmore nos papéis de Cyril e Robert, respetivamente. Existe ainda uma variação moderna de 2012, "Four Children And It" escrita por Jacqueline Wilson, onde quatro crianças do século XX encontram Psammead e que teve a sua própria adaptação para filme em 2020.
Genérico:
Genérico:
Os episódios da série, excepto o terceiro, estão disponíveis em inglês no YouTube:
1.º episódio
2.º episódio
4.º episódio
6.º episódio
Se gostou, Partilhe: »»
|
|
Tweet | Save on Delicious |






Sem comentários:
Enviar um comentário